sexta-feira, 7 de fevereiro de 2014

CHAMADA ARTÍSTICA PARA A TEIA CONTINUA ABERTA

Filarmônica Capitania dos Ilhéus, do Ponto de Cultura CAIS, Ilhéus, Bahia

Em consonância com a finalidade do Programa Mais Cultura de valorizar as produções artísticas desenvolvidas pelos Pontos de Cultura,  a Secretaria de Cultura da Bahia torna pública a Chamada Artística que selecionará propostas dos Pontos de Cultura para serem apresentadas durante a TEIA BAHIA 2014. As inscrições já estão abertas e seguem até o dia 11 de fevereiro.

Serão contemplados na Chamada 13 atividades, divididas em três categorias: 1) Intervenções Urbanas ou em Artes de rua (Quatro propostas); 2) Espetáculos de Palco (Seis propostas) e 3) Grupo Receptivo (três propostas). A primeira categoria é voltada para atividades artísticas em espaços públicos, como forma de interagir ludicamente com os passantes, divulgar o evento e trazer visibilidade aos produtos artísticos de rua dosPontos de Cultura. Na segunda categoria, são considerados “Espetáculos para palco” apresentações de qualquer linguagem artística planejada para execução em palco fixo. Cada proposta selecionada realizará uma apresentação, sendo dois grupos artísticos por dia, sempre à noite. Grupos Receptivos são as manifestações culturais cuja apresentação ou execução permita a recepção e orientação dos participantes da TEIA durante os 03 dias de encontro.

Poderão se inscrever nesta Chamada Artística as instituições responsáveis pelos Pontos de Cultura atualmente conveniadas, ou que já tenham sido conveniadas com o Ministério da Cultura ou com a Secretaria de Cultura da Bahia. As instituições devem ser sediadas e ter atuação dentro do Estado.
Informações completas sobre como se inscrever, bem como o formulário de inscrição estão disponíveis no regulamento, que pode ser baixado pela internet, no blog dos Pontos de Cultura da Bahia, o culturapontoaponto.blogspot.com.

A Diretoria de Cidadania Cultural da SecultBA disponibiliza também os seguintes contatos para sanar dúvidas: (71) 3103-3457 (das 9h às 12h e das 14h às 17h, de segunda a sexta-feira) e  editalpontosdecultura@cultura.ba.gov.br.

SERVIÇO:

Chamada Artística para a TEIA Bahia 2014
Inscrições até 11/02
Regulamento e formulário:  culturapontoaponto.blogspot.com
Dúvidas: (71) 3103-3457 |  editalpontosdecultura@cultura.ba.gov.br.

quinta-feira, 6 de fevereiro de 2014

MinC divulga resultado preliminar do Cultura 2014


Ministério da Cultura divulga nesta quinta-feira (6) o resultado preliminar da fase de habilitação dos projetos inscritos no concurso Cultura 2014. Os proponentes têm até o dia 13 deste mês para enviarem o pedido de reconsideração. O resultado final da fase de habilitação será divulgado no site do MinC em até 15 dias uteis (27 de fevereiro).

PEDIDOS DE RECONSIDERAÇÃO

Os pedidos de reconsideração deverão ser encaminhados para o email concursocultura2014@cultura.gov.br até o dia 13 de fevereiro de 2014. Somente serão aceitos os pedidos de reconsideração que apresentem o formulário do Anexo VII do edital (disponibilizado abaixo) e que sejam enviados pelo email cadastrado na candidatura (SalicWeb).

Para acompanhar ou consultar a sua candidatura, o candidato deverá consultar o SalicWeb, pelo endereço http://sistemas.cultura.gov.br/propostaweb, e selecionar a opção "Projeto Cultural". Feito isso, uma nova tela será exibida e o proponente deverá inserir seu CNPJ ou CPF.

Mais informações e orientações somente pelo email concursocultura2014@cultura.gov.br.


Texto: Ananda Rodrigues (SE/MinC)
Edição: Ascom/MinC
Foto: Divulgação

quarta-feira, 5 de fevereiro de 2014

CONSELHO DE CULTURA DE CANAVIEIRAS É EMPOSSADO


Representando o prefeito de Canavieiras, Almir Melo, o secretário da Administração, Antônio Tolentino, empossou na manhã desta quarta-feira (5), os membros do Conselho Municipal de Cultura. A solenidade foi realizada na sede da Secretaria Municipal de Cultura e contou com a participação de secretários municipais, artistas e representantes das diversas formas de expressões culturais e convidados.

Os cinco membros do Conselho Municipal da Cultura – Ary Santana Coutinho, Denyse dos Santos Reis Carvalho, Durval Pereira da França Filho, Eunice Maria Castro e Maria José Andrade Reis – foram nomeados através do Decreto 368, de 25 de outubro de 2013 e a indicação do Executivo foi aprovada pela Câmara Municipal de Canavieiras.

O secretário Antônio Tolentino ressaltou o compromisso do prefeito Almir Melo com as manifestações culturais, que sempre foram destaque em suas administrações. Para o secretário da Cultura, Jorge Carvalho, a posse dos conselheiros é um novo marco na cultura de Canavieiras. Pelos conselheiros, Eunice Castro e Denyse Carvalho destacaram os avanços na área da cultura e agradeceram o empenho do prefeito e da Câmara em elaborar e aprovar a legislação cultural.

O Conselho Municipal de Cultura está previsto na Lei 999, de 11 de dezembro de 2013, sancionada pelo prefeito Almir Melo, que dispõe sobre a criação do Sistema Municipal de Cultura. Segundo o secretário municipal da Cultura, Jorge Carvalho, o Sistema tem a finalidade de estimular o desenvolvimento municipal com o exercício dos direitos culturais, promovendo a economia da cultura e o aprimoramento artístico-cultural no município.

O Conselho Municipal da Cultura é um órgão colegiado de caráter opinativo, consultivo e fiscalizador, vinculado ao órgão de cultura do Município, com participação paritária do poder público e da sociedade civil organizada. É o Conselho quem formula as políticas e diretrizes para o Plano Municipal de Cultura, aprecia, aprova e acompanha sua execução.
O Sistema Municipal de Cultura é constituído pelo Conselho Municipal da Cultura, a Secretaria da Cultura, Biblioteca Municipal Afrânio Peixoto, Arquivo Público Municipal Evandro Alcântara Maia e o Museu Basílio Carneiro. Cada uma destas instituições possui atribuições específicas no âmbito da cultura municipal.

05-02-2014 (WR)


Nota do blog: Parabéns ao prefeito Antonio Melo pela iniciativa e ao secretário de cultura, Jorge Carvalho por acreditarem que as políticas públicas de cultura são portas de entrada para uma verdadeira democracia cultural. O Conselho de Cultura de Canavieiras vem para fortalecer o Litoral Sul.

terça-feira, 4 de fevereiro de 2014

ANTONIO NAHUD GANHA PRÊMIO LITERÁRIO NO CEARÁ


A Academia de Letras e Artes de Fortaleza (ALAF) escolheu o poeta baiano-potiguar Antonio Nahud para o PRÊMIO DESTAQUE POÉTICO 2014.  A homenagem acontecerá no dia 19 de abril de 2014, às 18h, no Salão de Eventos do Hotel Holiday Inn, na cidade de Fortaleza (Ceará). O evento promete um grande encontro literário, com entrega do Prêmio e jantar de confraternização na Churrascaria Gheller. “Sinto-me honrado com esse reconhecimento. Esse prêmio significa para mim um abraço caloroso aos que não se acomodam, não desistem, seguem em frente apesar da oposição mesquinha de colegas esnobes e panelinhas literárias, das dificuldades de publicação/distribuição e da indiferença de boa parte da imprensa", diz Nahud.

O poeta tem 11 livros publicados, quatro deles de poesia, além de participação em vários blogues e revistas de literatura desde a década de 1990. “Minha poesia é, antes de tudo, um processo de tatear, não cego mas clarividente, buscando chegar ao âmago da linguagem. Poesia de construção/invenção de significações. Trata do imaginário, de impressões, percepções, dos signos naturais, dos seres, da memória e do tempo”, revela Nahud, que em março lançará “Confissões”.


Outras informações:
(84) 9641-2705