sexta-feira, 4 de março de 2016

PORTO SEGURO VAI SEDIAR EXPOSIÇÃO ÍNDIOS NA JANELA

Porto Seguro - Bahia

A exposição "Índios na Janela" chega neste mês onde os portugueses primeiro aportaram no Brasil em 1500, terra do Povo Pataxó!
Porto Seguro, Bahia é hora de conhecer o acervo de mais uma janela que se abriu no passado, que continua aberta no presente e se mantém escancarada na contemporaneidade.
De 29 de março a 03 de abril, no Centro de Cultura de Porto Seguro. Entrada gratuita.



O projeto tem apoio financeiro do Governo do Estado, através do Fundo de Cultura, Secretaria da Fazenda, Comunidade Tia Marita e Secretaria de Cultura da Bahia.

quarta-feira, 2 de março de 2016

SECULTBA ELABORA GUIA DE ORIENTAÇÕES PARA NOVOS PONTOS DE CULTURA


Publicação vai auxiliar procedimentos de 126 instituições convocadas para assinar Termo de Compromisso Cultural com a SecultBA em dezembro passado


A Secretaria de Cultura da Bahia (SecultBA) acaba de disponibilizar o Guia de Orientações para Pontos de Cultura. Destinado às 126 instituições contempladas pelo edital 01/2014 e convocadas para assinar Termo de Compromisso Cultural com a Secretaria, em dezembro passado, o Guia foi produzido pela Superintendência de Desenvolvimento Territorial da Cultura da SecultBA e está disponível no site da SecultBA (www.cultura.ba.gov.br).

O Guia é baseado na regulamentação da Leia Cultura Viva e nele já constam as modificações feitas pela legislação para execução dos projetos dos Pontos de Cultura. A intenção é possibilitar às instituições um desenvolvimento mais aprimorado das várias etapas do projeto. Entre elas está a prestação de contas, fase que costuma gerar muitas dúvidas às instituições proponentes. Com o guia em mãos, os gestores culturais estarão mais seguros na hora de executar o plano de metas do projeto. Através do Guia eles terão, entre outras orientações, noções de como proceder com despesas de capital e de custeio, como calcular impostos devidos ou como fazer alterações no cronograma.
Para o secretário de Cultura do Estado da Bahia, Jorge Portugal, assinar com 126 novos Pontos de Cultura é motivar ações artísticas e culturais, em diversas áreas e linguagens, em todos os territórios baianos. “Este é um compromisso priorizado para 2016: desenvolver cada vez mais as políticas de cidadania cultural, possibilitando meios para proporcionar qualificação constante aos grupos e as instituições culturais no entendimento dos trâmites da burocracia”, afirma Jorge Portugal.

terça-feira, 1 de março de 2016

II ENCONTRO NACIONAL DE GESTORES MUNICIPAIS DE CULTURA


Nas próximas quarta-feira (2) e quinta-feira (3), Brasília será sede do II Encontro Nacional de Gestores Municipais de Cultura. Promovido pelo Ministério da Cultura (MinC) e pela Associação Brasileira dos Municípios (ABM), o evento irá debater, entre outros temas, os avanços e desafios enfrentados para a implantação dos sistemas municipais de cultura. O ministro da Cultura, Juca Ferreira, participa, no primeiro dia, a partir das 15 horas, do debate Organização dos Gestores Municipais de Cultura.
 
A primeira edição do encontro foi realizada em dezembro de 2014 e contou com a participação de gestores municipais de cultura de todo o Brasil. O evento resultou na elaboração da Carta de Brasília para a Cultura, na qual os participantes reivindicaram o apoio dos três níveis de governo para fortalecer as políticas culturais.
 
Segundo o diretor do Sistema Nacional de Cultura e Programas Integrados do MinC, Eduardo Mattedi, houve, desde então, um fortalecimento da rede de gestores municipais, o que trouxe consequências práticas para políticas do MinC. "As lógicas de estruturação em nível nacional também estão sendo feitas pelos municípios", enfatiza.
 
Mattedi aponta para uma crescente compreensão, por parte de gestores municipais, de que a Cultura não se restringe apenas a atividades pontuais, como festas e shows. "Este encontro fortalece essa dimensão do Sistema Nacional de Cultura (SNC), que está superando uma visão pueril de gestão local de cultura porque está trabalhando com políticas públicas consequentes para patrimônio, afirmação da diversidade cultural e artes (entre outros). Temos visto isso acontecer no Brasil", avalia. 
 
Para o presidente da ABM, Eduardo Tadeu Pereira, o encontro será a oportunidade de debater formas de financiamento à cultura e de articulação dos sistemas nacional e municipais de cultura. "A nossa expectativa é que o evento aprofunde diálogo entre gestores municipais e o Ministério e possamos dar um passo adiante na organização dos gestores municipais das cidades brasileiras", afirma Pereira.  
 
Além da promoção dos debates, o Ministério da Cultura terá um estande para apresentação de ações, projetos e programas de âmbito federativo. 
 
Programação (2 de março)
 
9h – Sistema Nacional de Cultura e a construção das políticas culturais nos municípios
Convidados: 
– Marcos Cordiolli, presidente da Fundação Cultural de Curitiba/PR
– Eduardo Mattedi, diretor do Sistema Nacional de Cultura e Programas Integrados (Secretaria de Articulação Institucional)
– Marília Tavares, assessora técnica em Cultura da Associação dos Municípios do Arquipélago do Marajó (Amam)
– Coordenador: Anildomá Willians, secretário de Cultura de Serra Talhada/PE
 
11h – Pacto Federativo e o financiamento das políticas culturais
Convidados:
– Nabil Bonduki, secretário municipal de Cultura da Prefeitura de São Paulo/SP
– Guilherme Reis, secretário de Cultura do Distrito Federal
– Carlos Paiva, secretário de Fomento e Incentivo a Cultura do Ministério da Cultura (MinC)
– Alexandre Santini, diretor da Secretaria da Cidadania e da Diversidade Cultural
– Senadora Fátima Bezerra, vice-presidente da Comissão Permanente de Educação, Cultura e Esporte do Senado Federal
– Tércio Marinho, secretário municipal de Cultura da Prefeitura de Jundiaí/SP
 
15h – Organização dos gestores municipais de cultura
Convidados:
– Juca Ferreira, ministro da Cultura
– Marcos Cordiolli, presidente da Fundação Cultural de Curitiba/PR
– Tércio Marinho, secretário municipal de Cultura da Prefeitura de Jundiaí/SP
– Queli Cá, diretora de Cultura e Patrimônio Histórico de Porto Acre-AC
– Dane de Jade, secretária Municipal de Cultura de Crato / CE
– Fernanda Fraga, secretária Municipal de Cultura de Gravataí/RS
– Leandro Martins, gestor de cultura de Rio Verde de Mato Grosso/MS
*Programação e convidados sujeitos a alteração
 
Serviço:
II Encontro Nacional de Gestores Municipais de Cultura
Data: 2 e 3 de março
Local: Centro de Convenções Ulisses Guimarães, em Brasília (DF).
 
Cecilia Coelho
Assessoria de Comunicação
Ministério da Cultura