sábado, 22 de setembro de 2012

Seleção para serviços artísticos na Secult/BA terá nova chamada no final do mês


O prazo para apresentação de propostas de serviços artísticos para programação cultural 2012 da Secretaria de Cultura do Estado da Bahia – Secult/BA termina nesta sexta (21/09). No entanto, uma nova chamada para a seleção será feita ainda neste mês de setembro. Pessoas e grupos de diferentes modalidades artísticas que ainda não conseguiram enviar os materiais solicitados ainda podem continuar enviando.

O prazo de vigência do credenciamento são de 02 anos. As propostas deverão ser apresentadas através de formulário disponível neste link e enviada unicamente por meio físico, através de envelope lacrado e identificado, remetido por SEDEX dos Correios ou protocolados diretamente na SECULT/CCPI (das 9h às 12h e das 14h às 17h). É necessário anexar os seguintes documentos: Ficha de Inscrição (devidamente preenchida e assinada); Release; Relação dos Músicos/Artistas (nome, função e CPF); CD e/ou DVD; Concepção Artística do Espetáculo (Dança/Teatro); Repertório; Mapa de Palco.

Poderão participar do credenciamento pessoas físicas e pessoas jurídicas, inclusive proponentes que representem, no máximo até 05 (cinco) artistas, bandas musicais ou grupos artísticos, com repertório adequado, em qualquer caso de artistas, grupos ou bandas que possuam sede no Estado da Bahia, com mais de 01 (um) ano de constituição, na hipótese de pessoa jurídica, através de formulário eletrônico, também acessível nosite.

terça-feira, 18 de setembro de 2012

UM POEMA EM CADA ÁRVORE



Em 21 de setembro, a Associação Filtro dos Sonhos realizará em Ilhéus “Um poema em cada árvore” em edição nacional e simultânea de incentivo à leitura que utiliza as árvores como suporte.

A intervenção movimentará 83 cidades de 24 Unidades Federativas brasileiras, constituindo assim uma rede de poetas, educadores, artistas, agentes culturais e sociais mobilizados em fomentar a elevação dos índices de leitura em nosso país, além da divulgação do trabalho de artistas locais. 
O propósito é construir novos espaços de fruição poética, ampliar o acesso da população à poesia e colocar o trabalho de poetas anônimos em contato com novos públicos.

Em Ilhéus a intervenção contará com os poemas de Rubem Garcia,Márvila Araújo, Larissa Paixão, Igor Fontes, Marcelo Santana, Ed Paixão, Cris Passos, Raquel Galvão, Luiz Carlos do Nascimento, Potira Castro e Danilo Nascimento além dos poemas provenientes de diferentes cidades brasileiras.


A edição contará também com apresentações de dança, música, exibição de vídeos e palco aberto para as saudações poéticas no dia da árvore.

“Um poema em cada árvore” acontecerá na Avenida Soares Lopes nas imediações da Pista de Skate e terá abertura no dia 21 de setembro a partir das 17hs e se estenderá até o sábado dia 22 a partir das 16hs, com livre acesso a livros , música, poesia e esporte.
A realização local é da Associação Filtro dos Sonhos instituição artística e cultural em parceria com a Associação Ilheense de Esportes Radicais, Desenho Beach Bar e Espaço Cultural Casa Aberta.

Um poema em cada árvore é uma iniciativa de incentivo à leitura, idealizado pelo poeta Marcelo Rocha do Instituto Psia de Belo Horizonte.


segunda-feira, 17 de setembro de 2012

GOVERNO ABRE CONSULTA PÚBLICA SOBRE INSTRUMENTOS DE FOMENTO À CULTURA



Até o dia 03 de outubro de 2012, a Secretaria de Cultura do Estado da Bahia (Secult/BA) realiza consultas públicas para ouvir a sociedade, em especial a comunidade cultural, sobre os novos editais e chamadas públicas lançados este ano. Os objetivos das consultas são democratizar o processo de formulação e implementação das políticas públicas de cultura em nosso estado, estimular o debate com ampla participação da sociedade civil, além de possibilitar ajustes nos novos editais previstos para serem lançados ainda este ano. Para participar, a partir do dia 12 de setembro (quarta), basta acessar esta página e enviar seus comentários, críticas e sugestões.

Esta é a primeira vez que o Governo do Estado da Bahia disponibiliza – para consulta pública online (através da internet) alguns de seus principais instrumentos de apoio e promoção para a cultura da Bahia. O superintendente de Promoção Cultural, Carlos Paiva, lembra que várias ações importantes estão sendo realizadas para a consolidação de uma política pública democrática para a cultura da Bahia, entre elas, a implantação de Colegiados Setoriais e a elaboração do Plano Estadual de Cultura. “A própria Lei Orgânica da Cultura, que dispõe sobre a política cultural e institui o Sistema Estadual de Cultura,  é um marco legal elaborado com ampla participação da sociedade baiana”, cita.
Agora, é a vez dos editais e chamadas públicas do Fundo de Cultura, instrumentos que, somente no ano passado, destinaram cerca de R$ 18 milhões e, este ano, pode chegar a R$ 23 milhões para apoio a projetos e iniciativas da sociedade civil.

domingo, 16 de setembro de 2012

Centro de Cultura de Porto Seguro apresenta V Semana Literária


O Centro de Cultura de Porto Seguro, entre os dias 17 e 21 de setembro, recebe a V Semana Literária sob o tema “Amado e as Cores da Bahia”, que homenageia o centenário do escritor baiano Jorge Amado. A programação é variada e gratuita, se estendendo durante todo o dia, com apresentações de música, teatro, lançamento de livros, palestras, oficinas, recitais de poesia.

A abertura será no dia 17 às 18h, com a Exposição “O Que há de Jorge em Mim”, de Márcia Leivas, seguida de bate papo com a artista. Ainda nesse dia, tem o lançamento dos livros “Porto Seguro Pedacinho do Céu – Histórias e Poesias sobre a Costa do Descobrimento”, de Sueli Maria Mariano e “Pastinha o Menino que virou Mestre de Capoeira” de Cau Gomez. Apresentações musicais, palestra “Amores e Sabores de Jorge” e o espetáculo de dança afro “Orixás da Bahia” acontecem no decorrer da noite.

Nos dias 18 e 19, das 9h às 17h, acontece a Oficina de Literatura e Ilustração ministradas por Ana Raquel e Vera Siqueira. Também ocorrem no dia 18, a partir das 18h30, lançamento de livros seguido de bate papo com suas autoras: “Um Show em Jerusalém – O Rei na Terra Santa”, de Lea Penteado e “Com Gosto de Terra Natal”, de Maria Inez do Espírito Santo. A peça “O Gato e a Andorinha Sinhá” e a apresentação do Coral Orquestra do Descobrimento encerram a programação do dia.

Na noite do dia 19, recital de poesias, palestra “Um Povo Amadianamente Mestiço” e apresentação musical com Jorge Lemes e Kaito Odara são os destaques do evento, respectivamente às 18h30, 20h e 21h. O lançamento do Cordel “Jorge Amado e Seu Amor pela Bahia”, de Cássio Poetta, e do livro “Serviço Social na Educação: Teoria e Prática”, de Marcela Silva abrem a noite do dia 20. Encerrando a noite e também a programação da Semana Literária, no dia 21, o espetáculo teatral “Mar Morto”, do Grupo Studio do Ator, é apresentado ao público às 20h.

SERVIÇO
Evento: V Semana Literária Amado e as Cores da Bahia
Quando: De 17 a 21 setembro
Onde: Centro de Cultura de Porto Seguro
Informações: (73) 3288-1388
Realização: Secult/BA