sábado, 21 de abril de 2012

DIÁRIO OFICIAL DE HOJE PUBLICOU EDITAL DO FUNDO DE CULTURA PARA MOBILIDADE ARTÍSTICA E CULTURAL

As linhas que serão contempladas para a Mobilidade Artística e Cultural são: Intercâmbio e Difusão, Residência artística e cultural e Formação artístico-cultural. Amanhã postarei mais detalhes.


MACROTERRITÓRIO 5
Foi publicado também no Diário Oficial o resultado do Macroterritório 5, do Calendário das Artes. Está na página 15. Falta agora os vencedores do Macroterritório 1, onde está nosso território que deverá sair nos próximos dias.
VEJA AQUI

FUNCEB ABRE SELEÇÃO PARA PROFESSORES DA ESCOLA DE DANÇA


A Fundação Cultural do Estado da Bahia (FUNCEB), entidade vinculada à Secretaria de Cultura do Estado (SecultBA), abre inscrições de Processo Seletivo Simplificado para contratação de Técnicos de Nível Superior – Professor de Dança, por tempo determinado, em Regime Especial de Direito Administrativo (REDA). Ao todo, são 20 vagas, que serão ocupadas por profissionais que atuarão como professores da Escola de Dança da FUNCEB, unidade do Centro de Formação de Artes (CFA). As inscrições podem ser realizadas presencialmente nos dias 26 e 27 de abril e 2 a 4 de maio, das 9 às 13 horas, na sede da Escola de Dança da FUNCEB (Pelourinho – Salvador/BA), mediante a apresentação dos documentos exigidos pelo edital, cuja minuta, bem como anexos, está disponível no site www.funceb.ba.gov.br.

Os interessados podem se candidatar em duas diferentes áreas. A primeira, “Dança aplicada a cursos de formação inicial para crianças e jovens”, abre três leques curriculares: ballet clássico (2 vagas), dança moderna (2 vagas) e estudos de danças populares brasileiras (1 vaga).

A segunda, “Dança e suas interfaces para o Curso de Educação Profissional Técnico Nível Médio e Qualificação Artística”, além do ballet clássico (2 vagas), dança moderna (2 vagas) e estudos de danças populares brasileiras (1 vaga), inclui estudos de danças de matrizes africanas (2 vagas), estudos da capoeira (1 vaga), estudos contemporâneos em dança (1 vaga), dança e interfaces tecnológicas (1 vaga), dança e interfaces artísticas (1 vaga), história da dança e análise crítica (1 vaga), orientação de estágio profissional (1 vaga), psicologia e ética (1 vaga) e produção e gestão cultural (1 vaga).

sexta-feira, 20 de abril de 2012

SAIU O RESULTADO DA PRIMEIRA CHAMADA DO CALENDÁRIO DAS ARTES

A Fundação Cultural do Estado da Bahia (FUNCEB), unidade da Secretaria de Cultura do Estado (SecultBA), anuncia o resultado parcial da 1ª Chamada do Calendário das Artes, mecanismo de incentivo a projetos artísticos e culturais de pequeno porte na Bahia, que objetiva estimular o desenvolvimento das Artes no estado. Com inscrições abertas de 17 de fevereiro a 2 de abril, esta 1ª Chamada se volta a apoiar projetos com data inicial de realização entre os dias 1º de junho e 31 de agosto deste ano. Foi registrado um expressivo número de inscritos: mais de 1 mil propostas oriundas de todos os 27 Territórios de Identidade da Bahia, abarcando as áreas de Artes Visuais, Audiovisual, Circo, Dança, Literatura, Música, Teatro e Artes Integradas. As listas de selecionados e suplentes dos Macroterritórios 2, 3, 4 e 6 seguem abaixo.

Projeto propõe isenção de pagamento de direito autoral para eventos filantrópicos

Eventos como o Patonauta seriam beneficiados

Foi recebido pela Comissão de Constituição e Justiça e de Cidadania da Câmara, nesta semana, projeto de lei do deputado Onofre Santo Agostini (PSD-SC), que altera a Lei 9.610, de 19 de fevereiro de 1998, que dispõe sobre os direitos autorais.

De acordo com a proposta, ficam isentos do recolhimento da taxa pertinente aos direitos autorais procedido pelo Escritório Central de Arrecadação e Distribuição (ECAD) os eventos promovidos por entidades filantrópicas, associações sem fins lucrativos, creches, escolas e templos de qualquer culto em eventos beneficentes, cuja renda seja destinada a angariar recursos para manutenção e funcionamento destas entidades.

Em sua justificativa, o deputado afirma que “é notória a dificuldade enfrentada pelas entidades filantrópicas e beneficentes para se manterem em pleno funcionamento, sendo muitas vezes necessária a realização de festas, quermesses, bazares e jantares com objetivo de arrecadar recursos para sua manutenção e implantação de obras sociais”.

Diz ainda que, para essa instituições, “cada valor economizado pode ser revertido em uma ação filantrópica ou na manutenção da própria entidade. Dessa forma, a isenção ao pagamento da taxa pode gerar uma economia importante, sem prejudicar o ECAD, tendo em vista sua volumosa arrecadação”.

Clique aqui para acompanhar a proposta.

*Com informações da Agência Câmara de Notícias

quarta-feira, 18 de abril de 2012

ESTREIA HOJE: BICHO-GRILO


Estreia hoje o espaço Bicho-Grilo. Uma série de depoimentos “descolados”, com vários personagens do nosso cotidiano que possuem ideias diferentes e que – para muitos – vivem um pouco fora da realidade.

Embora não sejam considerados malucos, os bicho-grilos que darão depoimentos neste blog não aceitam muito bem o comportamento geral e comum da sociedade. Afinal, quem aceita "já está acomodado."

No depoimento de estreia está José Delmo: ator, diretor, escritor, poeta. Fundador do Grupo de Arte Macuco, no final dos anos setenta, na cidade de Buerarema; participou de vários festivais, mostras, concursos. Premiado, criticado, odiado, admirado, amado e perseguido (também) pela ditadura militar. Este é José Delmo, o Contador de Histórias Grapiúnas.


PARA OUVIR O DEPOIMENTO DÊ STOP NA RÁDIO NO FINAL DA PÁGINA.

terça-feira, 17 de abril de 2012

ITÁU CULTURAL LANÇA TRÊS NOVOS EDITAIS


O Itaú Cultural lança, por meio do programa Rumos, três novos editais: Cinema e Vídeo, que chega à sua sétima edição; Dança, na sua quinta edição; e Moda e Design, inédito.
Acesse o texto completo de cada um deles. Para se inscrever, você deve primeiro acessar sua conta. Caso não tenha uma, cadastre-se. Em caso de dúvidas, veja se sua questão foi respondida no FAQ ou nos envie uma mensagem!

Pioneiro e Abrangente

Principal linha de atuação do instituto, o Rumos Itaú Cultural foi criado em 1997 para localizar, apoiar e difundir projetos artísticos e culturais, por meio de edital público e comissão autônoma. O programa foi pioneiro no mapeamento do que é produzido em arte e cultura no Brasil contemporâneo, mobilizando pesquisadores, artistas, especialistas e instituições de todo o país.

Em 2011, completaram-se 14 anos de atividade. Nesse período, foram cerca de 24 mil projetos inscritos e 990 projetos apoiados em Arte Cibernética, Artes Visuais, Cinema e Vídeo, Dança, Teatro, Educação, Jornalismo Cultural, Literatura, Música e Pesquisa Acadêmica. O trabalho dos selecionados foi exposto para mais de 3 milhões de pessoas, no instituto e em itinerância pelo Brasil e pelo restante da América Latina.

Além disso, as obras foram divulgadas por mais de 900 emissoras parceiras de rádio e televisão. O material permanece disponível no nosso site. Lá, você acessa os selecionados anteriores de Cinema e Vídeo e Dança, assim como os das demais áreas. O dia a dia do Rumos – mapeamento, ações de divulgação e itinerância e eventos em geral – é informado pelo site e por um blog especial.


OTAMBÍ SOLIDÁRIO

Cartaz da chamada
A organização Gongombira de cultura e cidadania vai realizar nesta sexta – feira dia (20) na sede do bloco afro Dilazenze no alto da conquista, mais um Otambí solidário em pro das obras de reforma do terreiro de matamba tombenci neto situado no bairro da conquista. Desta vez o evento vai contar com as participações das bandas; Sambaguá , Banda Percussiva Dilazenze , Gabriela Maia , Orquestra Gongombira além de muitos convidados especiais.O evento está previsto para começar ás 20:00hs. O ingresso custa apenas R$ 3,00 Reais.

Já no sábado (21) ás 15:00hs será realizado um bingo também em pro das obras do terreiro, o preço das cartelas estão sendo vendidas a R$ 5,00 reais na sede do Dilazenze.

Seja solidário você também! Participe!

Contatos: (73)8809-3958/3086-1871

segunda-feira, 16 de abril de 2012

LANÇADO O TEASER 1 DA PEÇA CAPITÃES DO MORRO. PARA OUVIR A CHAMADA DÊ PAUSA NA RÁDIO NO FINAL DA PÁGINA


O espetáculo está previsto para estreiar em junho deste ano. No elenco estão nomes já conhecidos do teatro ilheense e mais um grupo de novos talentos que irão surpreender a plateia. 

"Capitães do Morro", tem direção e dramaturgia de Pawlo Cidade; assistência de direção de Ciro Nonato; cenário de Joferson Ferreira; figurinos de Justino Vianna; iluminação de Paulo Rosário; trilha sonora de D´Jesus; produção de Viviane Siqueira; assessoria de imprensa de Tacila Mendes; preparação corporal de Pizute e Bianca Lavigne; preparação vocal, Antônio Melo.

No elenco: Andréa Bandeira, Germano Lopes, Rui Penalva, Romário Góis, Laiane Vitória, Paula Cristina, Léia Raquel, Beto Santana, José Hilton, Jorge Attos, Rafael Silva, Ricardo Rodrigues, Maurício Lima e Val Kakau, no papel de Fiel.

domingo, 15 de abril de 2012

JÁ ESTÃO ABERTAS AS INSCRIÇÕES PARA O EDITAL SALÕES REGIONAIS DE ARTES VISUAIS DA BAHIA

Imagem: Vix

Os Salões Regionais de Artes Visuais da Bahia, projeto criado em 1992, consolidou-se como um dos principais objetos de incentivo à criação e difusão de produção artística e à dinamização dos espaços expositivos do interior do Estado. A iniciativa visa apresentar ao público a diversidade da atual produção baiana em artes visuais, divulgar o trabalho dos artistas, além de estimular a reflexão sobre temas atuais da área.

A Fundação Cultural do Estado da Bahia - Funceb, entidade vinculada à Secretaria de Cultura – Secult/BA, com objetivo de continuar o projeto dos Salões Regionais de Artes Visuais da Bahia, que a partir de 2012 passa a ser denominado Salões de Artes Visuais da Bahia, torna público que no período de 10 de abril a de 25 maio de 2012 estarão abertas às inscrições para o Edital Salões de Artes Visuais da Bahia 2012, nos termos do presente Edital e seus Anexos e com observância das disposições dos arts. 50, V, § 5º, 51 e 54 da Lei Estadual 9.433/05.

O Prêmio será de R$ 7.000,00 (sete mil reais) para as obras contempladas.