sexta-feira, 6 de setembro de 2013

MinC LANÇA NOVO CURSO DE GESTORES CULTURAIS


Estão abertas as inscrições para o Programa de Capacitação em Gestão de Projetos e Empreendimentos Criativos. O objetivo é oferecer a oportunidade de capacitação continuada e gratuita para os agentes culturais, sejam eles artistas, produtores, técnicos, gestores públicos ou administradores de empreendimentos na área da cultura.

O programa é uma iniciativa das secretarias de Fomento e Incentivo à Cultura (SEFIC) e da Economia Criativa (SEC) do Ministério da Cultura (MinC). Conta, ainda, com a participação da Diretoria de Direitos Intelectuais (DDI), da Secretaria Executiva do MinC.

O segundo ciclo de capacitação para agentes culturais é ministrado e certificado pelo Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial – SENAC/DF.  A novidade em relação à primeira edição do programa, realizada entre 2009 e 2011, é que foram incluídos conteúdos sobre economia criativa e gestão de empreendimentos criativos.

Curto, médio e longo prazo

A proposta do novo formato do programa de capacitação é preparar o artista ou gestor cultural para que ele consiga desenvolver sua atividade não só como um projeto de curto prazo, mas também dar continuidade e desenvolver seu trabalho a médio e longo prazo de forma sustentável.

O programa foi dividido em quatro etapas, sendo que as duas primeiras serão ministradas na modalidade de ensino a distância. Já as oficinas presencias começam a partir da terceira etapa. O acesso à etapa seguinte é condicionado à aprovação na etapa anterior.
Na primeira etapa serão abordados conceitos básicos de gestão cultural e a segunda desenvolve os módulos de gestão de projetos culturais e de planos de negócios para empreendimentos criativos.

As oficinas presenciais, na terceira etapa, trabalham a prática dos conteúdos ministrados na segunda etapa. As oficinas da quarta etapa são dirigidas aos alunos que desejarem desenvolver técnicas para o ensino das habilidades adquiridas durante a formação.

Primeira turma começa em setembro

As matrículas para a primeira etapa estão abertas e podem ser feitas diretamente no site do SENAC/DF. O aluno deverá escolher apenas um dos polos ao inscrever-se. Todo o curso é gratuito, mas se o aluno residir em outra localidade, as despesas de locomoção e hospedagem para as oficinas presencias são de sua responsabilidade.

Aqueles que se inscreverem até o dia 18 de setembro participam da primeira turma, que inicia as aulas em 23 de setembro. As inscrições feitas após essa data ficam para a segunda turma, no dia quatro de novembro. Também está programada uma terceira turma, que deverá começar em fevereiro de 2014.

Para saber como funciona o programa, leia o Regulamento
Para efetuar a matrícula, acesse aqui

Mais informações:
Coordenação de Programa de Capacitação
Telefones: (61) 2024-2087 e 2024-2132 ou pelo email 

(Texto: Marcelo Leal , SEC/MinC)
(Publicado por Ascom/MinC)


FUNDAÇÃO PEDRO CALMON PROMOVE LEITURAS PÚBLICAS


quarta-feira, 4 de setembro de 2013

EDITAIS ABERTOS NA BAHIA E NO MINC

Prezados, enviamos algumas informações que podem ser de utilidade:
Dias 10 e 11 de setembro serão realizadas duas palestras sobre o edital de incubação de empresas criativas da SECTI na sede do SEBRAE, avenida sete de setembro, Salvador. Mais informações sobre as palestras e inscrições: 


E sobre o edital: http://migre.me/fVt0T.

Até 18 de setembro estão abertas as inscrições para a oficina gratuita de curadoria, promovida pela parceria FUNCEB e FUNARTE. Mais informações e inscrições:


Continuam abertas as inscrições para o FAZCULTURA 2013, confira os detalhes no seguinte link: 


Vários editais do MinC estão abertos, entre eles:

a)      os editais da Secretaria de Economia Criativa, até sexta-feira 13 de setembro:

 b) Cultura na Copa do Mundo, até segunda 23 de setembro: http://migre.me/fVtdw

 c) Edital de Ocupação dos CEUs das Artes, até 14 de outubro: http://migre.me/fVtfH
Ficamos a disposição!

Diretoria de Economia da Cultura (DEC) 
SUPROCULT/SECULT-BA
Tel. (71) 3103-3296

segunda-feira, 2 de setembro de 2013

IPAC e Escola Parque desenvolvem parceria em Educação Patrimonial


Para a restauração de sete painéis, afrescos e murais modernistas da Escola Parque, em Salvador, o Instituto do Patrimônio Artístico e Cultural da Bahia (IPAC) criou um programa de Educação Patrimonial para treinar professores do complexo escolar a realizarem visitas guiadas quando as obras estiverem finalizadas em 2014. São obras de arte da autoria de artistas renomados como Carybé, Jenner Augusto, Carlos Bastos, Djanira da Motta e Silva e Carlos Magano.

O objetivo é treinar os professores para recepcionar estudantes, pesquisadores e visitantes que, a partir de 2014, desejem conhecer a arquitetura, a história e as obras de arte que compõem a Escola Parque idealizada pelo educador baiano, consultor da UNESCO e um dos fundadores da Universidade de Brasília, Anísio Teixeira (1900-1971).