quinta-feira, 31 de março de 2016

INSCRIÇÕES ABERTAS ATÉ O DIA 31 DE MARÇO PARA A 9ª EDIÇÃO DO FENATIFS


As inscrições para a nona edição do Festival Nacional de Teatro Infantil de Feira de Santana (Fenatifs), que tem sua data marcada entre os dias 1º a 12 de outubro de 2016 ficam abertas até o dia 31 de março de 2016 para que grupos de todo o Brasil possam se inscrever. O 9º FENATIFS - Festival Nacional de Teatro Infantil de Feira de Santana – BA tem o intuito de movimentar, valorizar, debater e desenvolver o teatro para a infância e juventude, consolidando a Bahia como polo fomentador do teatro infantil brasileiro e para tanto busca, também, propostas diferenciadas para um grande público, assim como propostas direcionadas a poucas pessoas que possam ter contato com a arte de forma inusitada.

O 9º FENATIFS - Festival Nacional de Teatro Infantil de Feira de Santana – tem apoio financeiro do Governo do Estado, através do Fundo de Cultura, Secretaria da Fazenda e Secretaria de Cultura da Bahia, através do Edital Eventos Calendarizados 2013 – 2015 (prorrogado para 2016 através da Portaria 220 de 24 de novembro de 2015 da Secult - BA). O festival tem como organizadora a Cooperativa de Teatro para a Infância e Juventude da Bahia – Cia. Cuca de Teatro, Sociedade Civil, cultural, sem fins lucrativos, com sede e foro na cidade de Feira de Santana-BA. O festival tem como organizadora a Cooperativa de Teatro para a Infância e Juventude da Bahia – Cia. Cuca de Teatro e apoio institucional da Universidade Estadual de Feira de Santana, através do Centro Universitário de Cultura e Arte. De caráter não competitivo a 9ª Edição do Fenatifs compreenderá as seguintes atividades: apresentações de espetáculos na Mostra Nacional; apresentações de espetáculos na Mostra Interior do Nordeste; apresentações de espetáculos na Mostra Jovens Talentos (categoria Institucional e de Grupo); apresentações de espetáculos na Mostra Talentos Mirins; apresentações dos espetáculos convidados e atividades paralelas.

Cada Mostra tem seu Edital específico contendo as diretrizes para inscrição e participação, com a descrição da documentação necessária, a forma de seleção, especificações sobre cachê, ajuda de custo e as responsabilidades das partes. As atividades paralelas são constituídas de ações culturais compostas de debates, avaliações dos espetáculos apresentados, oficinas, palestras, contação de histórias, workshops, mesa redonda e exposições.

Poderão participar das oficinas, debates e painéis, pessoas ligadas à cultura ou interessadas, integrantes ou não dos grupos inscritos.

Os Editais das Mostras do 9º Fenatifs estão disponíveis no site www.ciacucadeteatro.com.br conforme especificações abaixo: 

EDITAL Nº 001/2016 - MOSTRA NACIONAL
Período de inscrição: De 22 de fevereiro a 31 de março de 2016.
Participação: Grupos de todo o Brasil que encenem espetáculos destinados ao público infantojuvenil e que, preferencialmente, sejam inéditos no município de Feira de Santana-BA.

Inscrições: Via internet pelo E-Mail: fenatifs.ciacucadeteatro@gmail.com ou Correios


EDITAL Nº 002/2016 - MOSTRA INTERIOR DO NORDESTE
Período de inscrição: De 22 de fevereiro a 31 de março de 2016
Participação: Grupos do interior do Nordeste que encenem espetáculos destinados ao público infanto-juvenil e que, preferencialmente, sejam inéditos no município de Feira de Santana-BA.

Inscrições: Via internet pelo E-Mail: fenatifs.ciacucadeteatro@gmail.com ou Correios

EDITAL Nº 003/2016 - MOSTRA JOVENS TALENTOS
Período de inscrição: De 22 de fevereiro a 31 de março de 2016
Participação: Grupos de todo o Brasil que encenem espetáculos com temas voltados não só para a infância como também para a juventude, cujo elenco seja formado por jovens artistas na faixa etária de 13 a 29 anos. A Mostra é dividida em duas categorias distintas, uma para Centros de Cultura e Artes, instituições sociais como associações, pontos de cultura, e outra para grupos independentes, de todo o Brasil que tenham, no mínimo, 01 (um) ano de trabalho comprovado.
Inscrições: Via internet pelo E-Mail: fenatifs.ciacucadeteatro@gmail.com ou Correios

Mais informações pelo E-Mail: fenatifs.ciacucadeteatro@gmail.com ou pelo telefone (75) 3491-8992.
Fonte: Elizete Destéffani (Coordenadora do FENATIFS)


quarta-feira, 30 de março de 2016

SECULTBA REALIZA PALESTRAS PARA AUXILIAR OS PRODUTORES CULTURAIS NA EXECUÇÃO DE PROJETOS E PRESTAÇÃO DE CONTAS


A Secretaria da Cultura do Estado da Bahia (SecultBA) vai dar início as palestras sobre Execução e Prestação de Contas de Projetos do Fazcultura e do Fundo de Cultura da Bahia em 2016, programas que fazem parte do Sistema Estadual de Fomento à Cultura. O primeiro encontro acontecerá no próximo dia 31 de março, das 14 às 17 horas, no Forte de Serviços Criativos (Forte do Barbalho). O público alvo são os proponentes de projetos em execução ou a serem iniciados e produtores culturais interessados em ter acesso às informações, já que os eventos são abertos e gratuitos. Os eventos serão realizados em parceria com o escritório do Bahia Criativa.

Uma das palestras será direcionada para os proponentes do edital Agitação Cultural: Dinamização de Espaços Culturais, do Fundo de Cultura, na capital e no interior, com realização através de videoconferência, aberta ao público, que acontecerá nas dependências do Instituto Anísio Teixeira (IAT) – Estrada das Muriçocas, Avenida Paralela - e retransmitida para 32 cidades, no dia 14 de abril.
Segundo o diretor de Controles da Superintendência de Promoção Cultural, Manoel Pinto, responsável pelas palestras, o objetivo é esclarecer aos proponentes de projetos culturais sobre os mecanismos de prestação de contas, a forma de preenchimento dos formulários e a relação com a SecultBA, obedecendo as normas vigentes. “Queremos proporcionar a um número cada vez maior de proponentes a oportunidade de conhecer e esclarecer dúvidas sobre os vários aspectos da execução dos projetos apoiados via Fundo de Cultura e Fazcultura”, afirma. Desde que foi iniciado o ciclo de palestras, em 2009, ocorreram mudanças positivas no trabalho dos proponentes quanto à apresentação das prestações de contas, que passaram a observar melhor os critérios das normas dos programas Fazcultura e Fundo de Cultura.

Videoconferência - A palestra será veiculada por videoconferências para as cidades de Guanambi, Vitória da Conquista, Ibotirama, Paulo Afonso, Alagoinhas, Ilhéus, Pintadas, Amargosa, Irecê, Piritiba, Barreiras, Itaberaba, Ribeira do Pombal, Bom Jesus da Lapa, Itabuna, Santo Amaro, Brumado, Itapetinga, Santo Antônio de Jesus, Caetité, Jacobina, Seabra, Cruz das Almas, Jequié, Senhor do Bomfim, Eunápolis, Juazeiro, Serrinha, Feira de Santana, Macaúbas, Teixeira de Freitas e Valença. 


Palestra de Orientação para Execução de Projetos e Apresentação de Prestações de Contas

Quando: Quinta-feira, 31 de março, das 14h às 17h
Local: Forte de Serviços Criativos (Forte do Barbalho) - Ao lado do ICEA
Público-alvo: Proponentes de projetos culturais apoiados via Fundo de Cultura e Fazcultura - em execução, a serem iniciados, bem como futuros proponentes -, além de eventuais participantes da execução e da elaboração da prestação de contas dos projetos.
Gratuito e aberto ao público