sexta-feira, 8 de novembro de 2013

OBRIGADO, DESCULPE, COM LICENÇA, POR FAVOR

 “As pessoas vivem na defesa e ao mesmo tempo no ataque. Criticam, mas não reagem. E quando reagem encontram na violência a voz da liberdade.”
P.C.


“A droga vai ser vencida pela violência.” Esta frase ficou martelando na minha cabeça. Não precisei de muito tempo para chegar à conclusão de que ela é extremamente nociva. E se faz mais perigosa ainda se nós a tomarmos como uma verdade que não tem remédio. Um monstro que está diante de nossos olhos, um vírus prestes a virar epidemia. Precisamos criar projetos e programas que sensibilizem a opinião pública sobre a banalização da violência e a valorização da vida dos jovens. Temos que pregar a paz, o respeito, a colaboração nas ações e no discurso. Articular comunidades, indivíduos, grupos, associações e coletivos que comunguem da mesma ideia.

Antes eu até acreditava que algumas pessoas criam que a violência não chegaria até elas. Hoje estas mesmas pessoas ficam aterrorizadas só de pensar que elas podem ser as próximas vítimas. Há um medo quase incontrolável, nervos à flor da pele, reações inesperadas, atitudes impensadas. Se antes você se preocupava apenas com você, hoje você se preocupa com você e com que o outro pode fazer com você. Você anda armado, você fala mal, você grita, você bate, você faz antes mesmo de fazerem com você.

Não quero um dia descer a avenida, cruzar com corpos no chão, e passar por eles como se aquilo fosse normal. Não quero ver mãe matar filho, filho matar avô, avô sumir com neto e achar que tudo isso é normal. A violência não é normal. É ANORMAL! As pessoas vivem na defesa e ao mesmo tempo no ataque. Criticam, mas não reagem. E quando reagem encontram na violência a voz da liberdade. Uma liberdade hipócrita que dorme com uma ideologia e acordam com um adágio popular.

“Hoje eles pedem. Amanhã eles vão tomar!” Eles já estão tomando. Quando pedem dizem de outra maneira que você deve dar. Você é o responsável pela manutenção da epidemia. Precisamos criar oportunidades de inclusão social, com propostas concretas, com finalidades que garantam autonomia, espaços de convivência, ressocialização. A droga, em si, não é a causa final da violência. A violência está em nós. A violência é um fato social, ela existe de maneira própria, independente de quem a use. Não ouso afirmar que ela tem como base a pobreza. Seria estupidez. Há muitos alicerces a serem explorados.


A violência física ou simbólica é inata. O homem a traz contigo. Não consegue freá-la – salvo raras exceções - em situações de estresse. Extravasa, exterioriza, cospe, vomita. A saída está na sensibilização, no discurso, na ideologia, e, sobretudo, no amor. E este começa no abraço, no aperto de mão e nas palavras obrigado, desculpe, com licença e por favor. Quatro palavras simples que abrem portas, quatro chaves pequenas que podem resolver muitos problemas.

Texto de Pawlo Cidade, Diretor Artístico da Comunidade Tia Marita

quinta-feira, 7 de novembro de 2013

FILARMÔNICAS VÃO PARTICIPAR DE QUALIFICAÇÃO


Com o objetivo de atualizar, ampliar e aprimorar as vivências musicais de instrumentistas e regentes das filarmônicas atuantes no estado, a Fundação Cultural do Estado da Bahia (FUNCEB), entidade vinculada à Secretaria de Cultura do Governo do Estado da Bahia (SecultBA), realiza a primeira edição das Jornadas de Qualificação Musical de Filarmônicas. A ação integra a segunda etapa do Programa de Apoio às Filarmônicas do Estado da Bahia, realizada ao longo deste ano com patrocínio da CAIXA Econômica Federal. Os encontros ocorrerão em três cidades de diferentes macroterritórios da Bahia, no intuito de alcançar públicos e regiões diversas: Bom Jesus da Lapa, no território do Velho Chico, no oeste, de 15 a 17 de novembro; Canavieiras, no Litoral Sul da Bahia, de 22 a 24 de novembro; e Jacobina, no Piemonte da Diamantina, de 6 a 8 de dezembro. As inscrições são gratuitas e estão abertas através de formulário disponível na página:

CANAVIEIRAS – Macroterritório 1
Onde: Escola Professora Noécia Vidal Cavalcante
Quando: 22 a 24 de novembro
(sexta e sábado, 9h às 12h e 14h às 17h; domingo, 9h às 12h e 14 às 19h)
Inscrições: Até 17 de novembro

quarta-feira, 6 de novembro de 2013

COMO VENCER EDITAIS


  • Faça um calendário com os editais para se programar;
  • Use linguagem objetiva: evite termos acadêmicos ou artísticos;
  • Faça um orçamento compatível: estimativas exorbitantes têm menos chances;
  • Proponha atividades complemen-tares: oficinas ou exibições itinerantes são pontos positivos;
  • Atenha-se à cultura: projetos exclusiva-mente comerciais, de fundo político ou que tratem de religiões específicas são barrados;
  • Leia todas as regras do edital: especifique o público-alvo e por que o projeto é relevante;
  • No caso de leis de incentivo, é ideal já ter um patrocinador antes da inscrição.




OI FUTURO LANÇA EDITAIS DE CULTURA


A Oi é uma das maiores patrocinadoras da cultura brasileira e tem, nos últimos dez anos, acreditado no poder transformador da arte. Com o Programa Oi de Patrocínios Culturais Incentivados, apoia projetos nas mais diversas regiões do País e nas mais variadas áreas artísticas, reafirmando anualmente, em Editais Públicos, seu compromisso com a cultura.

Esse apoio tem se concretizado por meio da seleção de projetos culturais em duas linhas de investimento. A primeira delas corresponde à Seleção Nacional de Projetos Culturais 2013/2014, voltada a projetos apoiados por Leis Estaduais de Incentivo à Cultura em todo o Brasil. Já a segunda é a Seleção da Programação dos Centros Culturais Oi Futuro 2013/2014, localizados nas cidades do Rio de Janeiro e de Belo Horizonte, para projetos inscritos nas Leis Estaduais e Municipais de Incentivo à Cultura desses estados/cidades.

Desde sua primeira edição, duas referências principais têm orientado a seleção realizada pelos Editais. Estimular novas linguagens artísticas, apoiando criações que proponham e promovam o cruzamento entre arte, ciência e tecnologia, e a convergência de meios e de suportes. E promover a democratização do acesso à produção artística pela valorização de projetos mobilizadores de público e que fomentem a formação de plateias, dialogando especialmente com o público jovem.

Esta nova edição do Edital mantém essas referências. Por um lado, enfatizando o uso inovador da tecnologia nas suas variadas possibilidades. Por outro, convidando artistas e criadores a desenvolver e disponibilizar conteúdos digitais para promover uma circulação ainda mais abrangente da produção cultural brasileira.
Boa sorte!


segunda-feira, 4 de novembro de 2013

GUSTAVO FELICÍSSIMO FARÁ PALESTRA NA ACADEMIA DE LETRAS DE ILHÉUS


O escritor e editor da Mondrongo, Gustavo Felicíssimo, especialista em Literatura Sulbaiana, faz palestra na Academia de Letras de Ilhéus, oportunidade em que mostrará a face de um Sosígenes Costa incomum e pouco estudado no meio acadêmico.
A palestra, que faz parte do projeto Primavera da Letras, será acompanhada do relançamento do livro COBRA DE DUAS CABEÇAS, obra que reúne prosa e poesia inédita de Sosígenes Costa. O tema da palestra: Aquele Sosígenes que lhes falei: reflexão sobre a face proscrita do poeta.

Confira:

Quando: Dia 21 de Novembro de 2013 (Quinta-feira)
Onde: Academia de Letras de Ilhéus
Início: 19 horas em ponto

Entrada Gratuita