sexta-feira, 2 de janeiro de 2015

ALBINO RUBIM DIZ QUE DESENVOLVEU POLÍTICAS CULTURAIS AMPLAS E JORGE PORTUGAL AFIRMA QUE VAI CONTINUAR O QUE MÁRCIO E ALBINO CONSTRUIRAM

Um dos responsáveis pelo fortalecimento da institucionalidade e organização do campo cultural na Bahia, Albino Rubim baseou sua gestão nesta e em outras cinco diretrizes: construção de uma cultura cidadã, aprofundamento da territorialização da cultura, crescimento da economia da cultura, ampliação do diálogo intercultural e alargamento das transversalidades da cultura. “Participei de um ciclo de construção de políticas culturais na Bahia, iniciado em 2007 por Marcio Meirelles. Este ciclo desenvolveu políticas culturais amplas, democráticas, republicanas e de respeito à diversidade cultural, inspiradas nas políticas inauguradas pelo ministro Gilberto Gil. Com o novo governo do mesmo projeto político, minha expectativa é que haja continuidade e ampliação das políticas culturais realizadas entre 2007 e 2014. Elas foram políticas públicas de cultura, que mobilizaram amplos setores da comunidade cultural em toda Bahia”, afirma Albino Rubim.



Nascido em Santo Amaro da Purificação, no recôncavo baiano, Jorge Portugal (FOTO) antecipa que sua gestão será de continuidade. “Vou ser secretário de um projeto político que continua. Não haverá interrupção das políticas culturais vigentes. Poderemos e deveremos ampliar no que for possível, assim como o secretário Albino Rubim ampliou as políticas desenvolvidas pelo secretário Marcio Meirelles no que pôde. Agora, travaremos uma luta incessante para somar mais recursos ao orçamento da Cultura”, afirma Portugal, que idealizou projetos culturais e educativos como Aprovado, Tô Sabendo, Manoel Faustino e Circulador Cultural.

A transmissão do cargo ocorre na próxima terça-feira (6) de janeiro, às 10 horas. O professor e pesquisador Albino Rubim, que assumiu a pasta entre 2011 e 2014, na gestão Jaques Wagner, entrega o cargo ao educador, poeta e compositor Jorge Portugal, escolhido pelo Governador Rui Costa. O evento, aberto ao público, será no Palácio Rio Branco, na Praça Thomé de Souza.

Fonte: ASCOM/Secult

quarta-feira, 31 de dezembro de 2014

UMA BOA NOTÍCIA PARA ENCERRAR O ANO: EDITAIS DA SECULT ILHÉUS TÊM INSCRIÇÕES PRORROGADAS PARA 2015.


Inscrições são para os editais Águia da Cultura e Solos Criativos

A Secretaria Municipal de Cultura (Secult) prorrogou para o próximo dia 9 de janeiro os prazos de inscrições nos projetos Solos Criativos, que encerraria nesta terça-feira, 30 de dezembro, e Águia da Cultura, que conta com a parceria da empresa de transportes Águia Branca. Interessados devem se dirigir à sede da secretaria (Rua Jorge Amado, 21, Centro), sempre das segundas às sextas-feiras no período das 9 às 12 horas e das 14 às 18 horas.

Segundo o secretário de Cultura e interino do Turismo, Paulo Atto, o projeto Solos Criativos é um concurso que aposta na criação do artista individual, estimulando a pesquisa cultural local e novas intervenções nas respectivas linguagens. A iniciativa tem por objetivo estimular o desenvolvimento das artes cênicas através da dança e do teatro em Ilhéus. Já o Águia da Cultura busca divulgar, utilizando de um ônibus, a produção cultural local, levando apresentações de artes cênicas (música, teatro e dança), promovendo o acesso aos bens culturais pela população, além de divulgar a produção artística ilheense.

Solos Criativos – Serão aceitas propostas nas áreas de dança, teatro ou artes integradas. Podem se inscrever pessoas físicas ou jurídicas com atuação comprovada na área. O projeto será realizado através do Teatro Popular de Ilhéus. A proposta central do Solos Criativos é ampliar o acesso da população da zona rural e bairros às linguagens artísticas. Só será aceita uma proposta por pessoa. O formulário para inscrição está à disposição dos interessados na Secult, acompanhado de uma cópia do edital. O candidato deverá apresentar proposta contendo memorial da concepção cênica da Ideia-tema, justificativa, objetivos, plano de ação (com prazo máximo de execução de 60 dias), cronograma de trabalho e orçamento financeiro.

LEIA A MATÉRIA INTEIRA PARA FICAR POR DENTRO

segunda-feira, 29 de dezembro de 2014

PUBLICAÇÃO REÚNE LEGISLAÇÕES CULTURAIS NA BAHIA DE 2007 A 2014


A Secretaria de Cultura do Estado da Bahia (SecultBA) lança, nesta terça-feira, 30 de dezembro, às 10 horas, a publicação Legislação da Cultura na Bahia, que reúne os principais planos, programas e leis produzidos e aprovados no campo cultural no estado nos últimos oito anos. Lançado em versão online, o livreto inclui o conteúdo completo do Plano Estadual de Cultura, do Plano Estadual do Livro e Leitura, da Política Setorial de Museus, da Lei Orgânica da Cultura e das portarias dos Colegiados Setoriais das Artes, entre outras legislações.

As legislações qualificadas são fundamentais para a organização e o fortalecimento do campo da cultura. “A legislação é uma das dimensões mais substantivas da institucionalidade. Ela baliza e dá regra e compasso para a cultura. Uma legislação qualificada e progressista estimula sobremodo o campo cultural e seu desenvolvimento. A ideia de reunir as principais legislações produzidas entre 2007 e 2014 busca fortalecer a institucionalidade cultural na Bahia. Juntamente com a atuação e mobilização dos agentes culturais, ela por certo irá contribuir para colocar a cultura baiana em um patamar cada vez mais criativo, inovador, livre e sólido”, afirma o secretário de cultura do Estado da Bahia, Albino Rubim.

A publicação está dividida em dois capítulos. O primeiro, Planos e Programas, inclui a Comenda do Mérito Cultural, o Plano estadual de Cultura, o Plano Estadual do Livro e Leitura, o Programa de Formação e Qualificação em Cultura e a Política Setorial de Museus. Intitulado Canais de Participação, o segundo capítulo inclui a Lei Orgânica da Cultura, o novo regimento do Conselho Estadual de Cultura, as Portarias dos Colegiados Setoriais das Artes e os Colegiados de Gestão Participativa. O conteúdo na íntegra da publicação Legislação da Cultura na Bahia pode ser lido no site da SecultBA: www.cultura.ba.gov.br.

(29.12.14)

Assessoria de Comunicação 
Secretaria de Cultura do Estado da Bahia – SecultBA
Tel – (71) 3103-3442
Adriana Jacob – (71) 9983-5278 ascom.secultba@gmail.com
Rodrigo Lago – (71) 8265-0071 – lagorodrigo@gmail.com