quarta-feira, 31 de dezembro de 2014

UMA BOA NOTÍCIA PARA ENCERRAR O ANO: EDITAIS DA SECULT ILHÉUS TÊM INSCRIÇÕES PRORROGADAS PARA 2015.


Inscrições são para os editais Águia da Cultura e Solos Criativos

A Secretaria Municipal de Cultura (Secult) prorrogou para o próximo dia 9 de janeiro os prazos de inscrições nos projetos Solos Criativos, que encerraria nesta terça-feira, 30 de dezembro, e Águia da Cultura, que conta com a parceria da empresa de transportes Águia Branca. Interessados devem se dirigir à sede da secretaria (Rua Jorge Amado, 21, Centro), sempre das segundas às sextas-feiras no período das 9 às 12 horas e das 14 às 18 horas.

Segundo o secretário de Cultura e interino do Turismo, Paulo Atto, o projeto Solos Criativos é um concurso que aposta na criação do artista individual, estimulando a pesquisa cultural local e novas intervenções nas respectivas linguagens. A iniciativa tem por objetivo estimular o desenvolvimento das artes cênicas através da dança e do teatro em Ilhéus. Já o Águia da Cultura busca divulgar, utilizando de um ônibus, a produção cultural local, levando apresentações de artes cênicas (música, teatro e dança), promovendo o acesso aos bens culturais pela população, além de divulgar a produção artística ilheense.

Solos Criativos – Serão aceitas propostas nas áreas de dança, teatro ou artes integradas. Podem se inscrever pessoas físicas ou jurídicas com atuação comprovada na área. O projeto será realizado através do Teatro Popular de Ilhéus. A proposta central do Solos Criativos é ampliar o acesso da população da zona rural e bairros às linguagens artísticas. Só será aceita uma proposta por pessoa. O formulário para inscrição está à disposição dos interessados na Secult, acompanhado de uma cópia do edital. O candidato deverá apresentar proposta contendo memorial da concepção cênica da Ideia-tema, justificativa, objetivos, plano de ação (com prazo máximo de execução de 60 dias), cronograma de trabalho e orçamento financeiro.

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Além da proposta, no ato da inscrição, as pessoas jurídicas devem apresentar cópia do Cadastro Nacional de Pessoa Jurídica (CNPJ) e demais documentos previstos no edital, ou, no caso de firma individual, a ficha cadastral, e a cédula de identidade e do Cadastro Individual de Contribuinte (CIC) dos responsáveis pela entidade, além do resumo curricular das atividades da entidade. Já as pessoas físicas, deverão apresentar fotocópias da cédula de identidade e do Cadastro Individual de Contribuinte (CIC) e resumo curricular do responsável pela inscrição.

De acordo com a comissão organizadora, serão escolhidas até três propostas de cada linguagem em trabalhos, sendo pesquisa inédita ou já realizada pelo artista que proponha circulação e formação de platéia, mediação ou aula-espetáculo.

Os prêmios para cada categoria são R$ 2.800 (primeiro lugar), R$ 2.600 (segundo colocado) e R$ 2.500 (terceiro classificado).

Águia da Cultura – Para efetuar a inscrição no projeto Águia da Cultura, é preciso levar um currículo portfólio. Mais informações pelo telefone 3231 7531, no período das 9 às 17 horas, e através do email secultilheus@gmail.com/. O Águia da Cultura foi retomado neste ano de 2014, durante solenidade de aniversário de 480 anos de emancipação de Ilhéus.

O projeto, idealizado na terceira gestão de Jabes Ribeiro, foi encontrado totalmente deteriorado; o ônibus estava praticamente uma sucata.  Então, a prefeitura procurou novamente a empresa Águia Branca, mostrou o projeto e agora está devolvendo ao ilheense mais um veículo de informação e lazer cultural.  

Conforme disse o secretário de Cultura e interino de Turismo, Paulo Atto, o projeto é um instrumento fundamental para o incremento das atividades socioculturais das comunidades, especialmente as mais distantes da sede.  Além disso, o ônibus exerce uma função social, apresentando aos jovens e crianças opções de informação e de ampliação do conhecimento.

Poderão participar artistas maiores de 18 anos, residentes no em Ilhéus, e que esteja em constante produção e aperfeiçoamento da sua arte. Também é preciso ter experiência comprovada de no mínimo dois anos de atuação artística na qual pretende se inscrever. O presente cadastro contemplará apresentações no período de Dezembro/2014 a Março/2015, podendo ser prorrogado por igual período de quatro meses.

A seleção dos espetáculos de música, teatro e dança será realizada por uma comissão formada por um membro da Secult, um membro do Conselho Municipal de Cultura e um especialista da área. Os critérios de seleção dos espetáculos serão á qualidade técnica e artística, currículo do grupo ou artista, diversidade cultural/temática regional.


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