terça-feira, 24 de janeiro de 2017

SECULTBA MODERNIZA SIIC COM A PARTICIPAÇÃO DOS AGENTES CULTURAIS



Hoje, quem pretende submeter um projeto às linhas de fomento da Secretaria de Cultura do Estado da Bahia (SecultBA) utiliza o Sistema de Informações e Indicadores em Cultura (Siic). A ferramenta é o principal banco de dados e informações para subsidiar as políticas culturais da secretaria, além de cadastrar espaços e manifestações culturais do Estado. Com o objetivo de modernizar o sistema a SecultBA convida a sociedade civil para participar, através de consulta pública, dando sugestões que farão parte do plano de evolução do sistema.

A ideia é desenhar um novo e eficaz Siic a partir dos dados obtidos. O serviço será executado pela Topos Informática, vencedora do processo de licitação, que terá até o final de 2017 para concluir o serviço.

Clique aqui e participe:  www2.cultura.ba.gov.br/siic

segunda-feira, 23 de janeiro de 2017

TRANSFERÊNCIAS FUNDO A FUNDO PARA OS SISTEMAS DE CULTURA ESTÁ MAIS PERTO


Foto: Acácio Pinheiro/Ascom MinC

Incrementar o Sistema Nacional de Cultura (SNC), por meio da descentralização de recursos (e políticas) para estados e, prioritariamente, pequenos municípios. A meta – inédita e de grande potencial – é uma das prioridades da Secretaria de Articulação e Desenvolvimento Institucional (Sadi) do Ministério da Cultura (MinC), comandada pelo sociólogo Adão Cândido (FOTO). O secretário adiantou, ao Portal do MinC, as políticas prioritárias da secretaria, que se caracterizam por impactar diversas outras áreas do Ministério. 

Já está na Casa Civil da Presidência da República o projeto que regulamenta o repasse de transferências no modelo fundo a fundo, preparado pela atual gestão em cerca de 30 dias. Previsto pelo SNC desde 2010, a proposta até hoje havia ficado parada. Com essa medida, pretende-se promover uma verdadeira transformação na articulação entre os entes federados. 

Também estão sob a gestão da Sadi as políticas de internacionalização da Cultura. Para a área, o secretário prevê uma agenda que inclua tanto gestores públicos como expoentes da economia criativa de diversos países. 

Leia abaixo a íntegra da entrevista:

FALA COMIGO DOCE COMO A CHUVA


O autor do texto teve uma infância conturbada com o pai alcoólatra e também pelo afastamento de um ano da escola. Com esse afastamento, Tennesse Williams se refugiou nos livros. Com isso nós ganhamos um dramaturgo de mão cheia. A peça Fala comigo doce como a chuva é uma obra que destoa de toda a compilação dramatúrgica do autor, a peça retrata com muita poesia e lirismo a vida monótona de um casal que parece ter sido sucumbido pelo cotidiano e a monotonia de uma vida a dois. A partir desse conflito os personagens iniciam uma serie de indagações sobre existência do ser humano, posições sociais, e a relação entre homem e mulher. Questões de gêneros são claramente retratadas abrindo uma brecha para discussão sobre o machismo.

O grupo CIA Palco entende que precisamos ser estimulados a discussão de temas relevantes e atuais por meio lúdico. Para atingir esse objetivo o grupo propõe um texto que possibilita o questionamento sobre a posição da mulher dentro de um relacionamento. Pontos a serem observados na peça são: O que é agressão? Apenas a agressão física deve ser notada e reparada? Por que as mulheres ocupam esse papel? Por que os homens tomam essas atitudes? O que é “normal” em um relacionamento? Existe tarefa feminina e masculina em uma casa e/ou no relacionamento? O que é liberdade? Somos livres? Qual a nossa função social no meio onde vivemos? Esses e outros questionamentos permeiam a peça Fala comigo doce como a chuva e o grupo acredita que esses questionamentos são importantes para os adolescentes e adultos, pois além de atuais essas discussões podem realmente fazer com que discussão se torne ação, e então o público saia transformado ao assisti o espetáculo. 

O espetáculo é dirigido a quatro mãos por Mateus Saron e Murilo Pitombo, com trilha sonora de Walter Silva e atuações de Mateus Saron e Adriana Ferreira. Com apoio cultural da Secretaria Municipal de Cultura de Ilhéus.

SERVIÇO:

O QUE: Espetáculo Fala Comigo Doce Como a Chuva
QUANDO: Dia 29 de janeiro de 2017
QUE HORAS: 19 horas
ONDE: Teatro Municipal de Ilhéus
QUANTO: Inteira, R$ 10,00/Meia,R$ 5,00