quinta-feira, 18 de maio de 2017

ELEIÇÃO DAS CÂMARAS SETORIAIS DA CULTURA SERÁ ONLINE


Até o dia 24 de maio próximos, o Conselho Municipal de Cultura de Ilhéus vai eleger as suas Câmara Setoriais. O voto será online e poderá ser feito no endereço eletrônico www.conselhodeculturadeilheus.blogspot.com. Poderão votar agentes culturais com atuação no município. “Os mais votados serão titulares e, os segundos colocados de cada Câmara, serão os suplentes”, explica o gestor de cultura, Pawlo Cidade.
Ilhéus possui dez câmaras da sociedade civil ligadas às  artes: teatro, música, dança, literatura, audiovisual, artes visuais,  cultura indígena, cultura afro, cultura popular e patrimônio cultural. Para ter direito a voto os candidatos devem residir em Ilhéus, serem reconhecidos pelos pares, ter três anos de atividades na área e concorrer a apenas uma Câmara.
“No entanto, os eleitores podem votar em até três câmaras, caso sejam da área”, afirma Pawlo. Por exemplo: uma pessoa ligada ao teatro e à literatura pode votar nestas duas câmaras.
"O conselho de Cultura é uma representação do governo com funções propositivas, normativas, consultivas e fiscalizadoras. A sociedade civil exerce papel estratégico na organização da Cultura. Afinal é a sociedade a mais interessada nas políticas públicas de Cultura", finaliza Pawlo Cidade.
Fonte: SECOM/PMI

CEC participará de encontro para fortalecer políticas culturais no Vale do Jiquiriça


Nesta sexta-feira, 19, conselheiros estaduais de Cultura estarão no município de Maracás (foto) para promover e participar de encontro de formação de gestores e agentes culturais. O objetivo é contribuir com a criação ou fortalecimento dos sistemas municipais de Cultura nos municípios que compõe o território de identidade do Vale do Jiquiriça.

Com o apoio da Prefeitura  e da Diretoria de Cultura de Maracás, o evento faz parte do programa de reuniões itinerantes do Conselho Estadual de Cultura que busca ainda articular o CEC junto aos Conselhos Municipais de Cultura e entidades da sociedade civil dos territórios. 

Temas como a descentralização das políticas culturais, Patrimônio Histórico Cultural, Plano e Fundo de Cultura, Lei Orgânica da Cultura, assim como Pró-Cultura e Lei Rouanet, também devem ser abordados e discutidos pelos conselheiros estaduais na ocasião.

Responsável pela abertura do evento, o presidente do CEC, Márcio Ângelo Ribeiro, assinala que a itinerância do Conselho é uma estratégia significativa no desenvolvimento das relações entre as políticas públicas municipais e estaduais de cultura.

Além do presidente também participam representando o CEC, o vice-presidente, Emílio Tapioca, os conselheiros Silvio Portugal, Kuka Matos e Pawlo Cidade e a conselheira Ana Vaneska. A programação será das 8h30 às 17h no Auditório Municipal de Maracás.

O dia de atividades culturais com o tema Mobilização territorial para criação dos Sistemas Municipais será encerrado à noite, também no auditório municipal. A nova edição do projeto Uma prosa sobre versos-Mais música e poesia na Cultura nossa de cada dia trará ao palco o poeta Alexandre Brito (Porto Alegre/RS), e a dupla Amadeu Alves e Fabrício Rios (Salvador/BA).

TERRITÓRIOS DE IDENTIDADE

Território de Identidade é conceituado como um espaço físico, geograficamente definido, geralmente contínuo, caracterizado por critérios multidimensionais, tais como: ambiente, economia, sociedade, cultura, política e instituições.

Além disso, se caracteriza por uma população com grupos sociais relativamente distintos, que se relacionam interna e externamente por meio de processos específicos, onde se pode distinguir um ou mais elementos que indicam identidade, coesão social, cultural e territorial. Na Bahia são 27 Territórios de Identidade reconhecidos.

O território de Identidade do Vale do Jiquiriçá é composto pelos municípios de: Amargosa - Brejões - Cravolândia - Elísio Medrado - Irajuba - Itaquara - Itiruçu - Jaguaquara - Jiquiriçá - Lafayette Coutinho - Laje - Lajedo do Tabocal - Maracás - Milagres - Mutuípe - Nova Itarana - Planaltino - Santa Inês - São Miguel das Matas – Ubaíra