sábado, 13 de março de 2010

ENSAIO ABERTO DO TEATRO TOTAL




Os cangaceiros do espetáculo CANGAÇO, que estará em cartaz nos dias 27 e 28 de março, às 20:00 horas, no Teatro Municipal de Ilhéus, estiveram reunidos na última sexta-feira, 12 de março, no Largo do Teatro Municipal de Ilhéus para mais um ensaio aberto. Quem viu, gostou. Outros ensaios estão previstos para a próxima semana, sempre às 17:30 horas.

quarta-feira, 10 de março de 2010

CURSO DE TEATRO GRATUITO

Cena da peça "Nu Improviso"

Já estão abertas as inscrições para as Oficinas de Iniciação Teatral, ministrada pelo professor Pawlo Cidade. Este ano, ao contrário dos anteriores, terá prioridade a experiência criativa. Assim, o jogo do diretor será o de preparar os alunos para a improvisação. Toda teoria e fundamentação serão pautados nos jogos de Viola Spolin e Augusto Boal. Isso significa também que os alunos deverão envolver-se total e organicamente com o ambiente. Segundo Viola Spolin, isso significa envolvimento em todos os níveis: intelectual, físico e intuitivo. “Todas as pessoas são capazes de atuar no palco. Todas as pessoas são capazes de improvisar. As pessoas que desejarem são capazes de jogar e aprender a ter valor no palco”.
Dos três envolvimentos possíveis, o intuitivo é vital para as situações de aprendizagem que serão propostas durante as aulas-ensaios que acontecerão sempre às segundas-feiras, a partir das 19:00 horas, no Teatro Municipal de Ilhéus e aos sábados, às 14:00 horas, na sede da Fundação Cultural.
O Curso é uma promoção conjunta da Secretaria Municipal de Educação e Fundação Cultural de Ilhéus. Não há taxa de inscrição nem mensalidade. É gratuito. A idade mínima exigida é de 16 anos.
Uma outra novidade este ano é que haverão workshops itinerantes, com monitoramento dos alunos, em escolas públicas do município. “A intenção também é que estes alunos se tornem futuros multiplicadores. E eles só poderão sê-lo experienciando”, afirma o professor Pawlo Cidade.
Haverá uma montagem teatral no fim do curso que irá até dezembro. As inscrições podem ser feitas na sede da Fundação Cultural de Ilhéus, no horário das 13 h às 18 horas. Serão disponibilizadas apenas 40 vagas.