quinta-feira, 20 de dezembro de 2018

CARTA ABERTA

EM DEFESA DO MINISTÉRIO DA CULTURA
Contra sua extinção e seu esfacelamento

O novo governo, seguindo os exemplos desastrosos dos governos Collor e Temer, decidiu extinguir o Ministério da Cultura e transformá-lo em uma mera secretaria. O Brasil e a cultura brasileira não merecem tal tratamento. Ele apequena a nação brasileira e sua identidade e diversidade.

A cultura é uma das maiores riquezas de uma nação e de um povo. A sinalização dada pela extinção do ministério é muito grave, pois torna patente o intuito de descaso do novo governo com a cultura e com todos aqueles que produzem e têm interesse em cultura no país. 

A cultura desenvolve a nação e os indivíduos, constrói cidadania e consolida direitos, afirma autoestima das pessoas e de grupos sociais, estimula convivência, colabora com a segurança pública ao promover cultura de paz, cria emprego e renda por meio da economia da cultura e da economia criativa, setores econômicos entre os que hoje mais crescem no mundo, conforma a imagem pública da nação brasileira no cenário mundial. 

Mais uma vez somos obrigados a lutar para garantir uma digna e efetiva institucionalidade capaz de acolher e desenvolver a cultura que nos torna humanos, alimenta nossas vidas, produz esperança e constrói o dia-a-dia a nação brasileira.

Movimento Cultura Bahia
Dezembro de 2018