sexta-feira, 7 de agosto de 2020

SEMINÁRIO 100 ANOS DE CELSO FURTADO

A Assembleia Legislativa, através da Escola Superior do Parlamento Cearense (Unipace) e o Instituto de Planejamento de Fortaleza (Iplanfor), por meio do Observatório de Fortaleza, se uniram para realizar o Seminário “100 anos de Celso Furtado: que desenvolvimento queremos para o Brasil?”, nos dias 12 e 13 de agosto de 2020. O Seminário tem ainda o apoio da Secretaria do Desenvolvimento Econômico e do Trabalho (Sedet), por meio da Agência do Desenvolvimento do Ceará (ADECE/Câmara Setorial da Economia Criativa), Universidade Federal do Cariri (UFCA), da Universidade Estadual do Ceará (UECE) e da Universidade Estadual Vale do Acaraú (UVA). A transmissão será online, ao vivo, nos canais do YouTube do Observatório de Fortaleza e da Unipace.

Em tempos de incertezas, de descrédito na ação política, de ameaças à ciência e à cultura, é preciso, mais do que nunca, retomar os significados profundos da política. Celso Furtado, que dedicou sua vida a entender o Brasil e a produzir projetos de transformação nacional, resgata, em sua obra, o diálogo das ciências econômicas com as ciências sociais básicas, a filosofia, as tecnologias, as artes e a cultura, num esforço maior de compreender as consequências dos modelos econômicos para os países de economia dependente.

Em sua trajetória como administrador público, fundador da Superintendência de Desenvolvimento do Nordeste (SUDENE) e do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES), com passagens nos ministérios do Planejamento e da Cultura dos governos João Goulart e José Sarney; articulador e gestor nas Relações Internacionais, integrando a Comissão Econômica para a América Latina (CEPAL/ONU), Celso Furtado defendia a construção de um desenvolvimento endógeno que garantisse dignidade, solidariedade e igualdade de oportunidade aos brasileiros. Único brasileiro indicado ao Prêmio Nobel de Economia, em 2013, com uma bibliografia composta por mais de 30 livros, ele investigou a mecânica do subdesenvolvimento do país.

Inscreva-se pelo link: https://bit.ly/30soVCP

quarta-feira, 5 de agosto de 2020

ATENÇÃO GESTORES DE CULTURA: PRÓXIMOS PASSOS DA LEI ALDIR BLANC NA PLATAFORMA+BRASIL



A Plataforma+Brasil está aberta para que estados e municípios possam cadastrar os programas básicos para a distribuição dos recursos da Lei Aldir Blanc. Estados e municípios poderão, neste momento,  optar por receber o recurso via fundo cultural ou CNPJ do órgão gestor dos recursos, conforme definido pelo ente da federação.

Estados e municípios terão prazo, cujo calendário ainda será divulgado, para o envio dos planos básicos de aplicação dos recursos. Após o envio destes planos,  caberá ao Ministério do Turismo aprová-los e realizar a transferência dos recursos, conforme determina a lei. 
Os estados e municípios terão, respectivamente, 120 e 60 dias, a partir do momento que receberem o recurso, para programarem os detalhes da distribuição para os agentes e espaços culturais contemplados. Caberá aos gestores estaduais e municipais, ainda, a execução do montante até o dia 31 de dezembro de 2020 e a posterior prestação de contas ao governo federal, cabendo devolução do dinheiro não utilizado.

Neste momento é importante que os gestores atualizem o seu cadastro nos sistemas governamentais e fiquem atentos aos próximos passos. É fundamental identificar os usuários que possuem o perfil de gestor de convênios na Plataforma+Brasil e no gov.br. O gestor deve estar atento também aos prazos. Em breve o governo federal anunciará a abertura do período de cadastro do plano de ação e de indicação da agência de relacionamento no Banco do Brasil.

A transferência do recurso e prestação de contas, por parte dos estados e municípios, será toda operacionalizada pela Plataforma+Brasil, do Ministério da Economia. 

Seguem os links para o envio das propostas:

>>Estados: 

>>Municípios: 

#PagueJá 
#AldirBlancAgoraéLei

🚨FIQUE POR DENTRO DA LEI ALDIR BLANC 🚨

Saudações Culturais!

Escola de Políticas Culturais
Articulação Nacional de Emergência Cultural

Youtube:https://cutt.ly/vyDOib5

Spotify: https://cutt.ly/wy0iWKO

Telegram:https://cutt.ly/FyDGqlq

Instagram: https://cutt.ly/Yyjf7KT

terça-feira, 4 de agosto de 2020

SECRETARIA DE CULTURA E TURISMO DE ILHÉUS PRORROGA CADASTRAMENTO DO AUXÍLIO EMERGENCIAL



Agentes e entidades culturais de Ilhéus, sejam pessoas físicas, com CNPJ ou entes despersonalizados que ainda não realizaram o cadastramento para pleitear o Auxílio Emergencial federal pela Lei Aldir Blanc, podem fazer até o dia 10 de agosto. A Secretaria Municipal de Cultura e Turismo (Secult) de Ilhéus, com o objetivo de contemplar o maior número de pessoas para que o benefício seja buscado, prorrogou o prazo que antes estava para até o dia 31 de julho.

“Observamos que ainda têm muitos agentes que ainda não se cadastraram, e o nosso objetivo com a prorrogação do prazo é justamente proporcionar essa chance para quem ainda não se inscreveu. Afinal, o auxílio é uma ajuda importante nesse período de pandemia para todos que atuam no campo cultural, por isso a importância de aproveitar essa oportunidade do cadastramento”, destacou o titular da Secult, Fábio Manzi Júnior.

O atendimento para o Cadastro Municipal de Cultura acontece de segunda à sexta-feira, das 14h às 17h no Teatro Municipal de Ilhéus e nos Centros de Referência de Assistência Social (CRAS) nas unidades de Olivença, do Nossa Senhora da Vitória, do Teotônio Vilela, do Savóia e do Banco da Vitória. Para a realizar diretamente o cadastro para a solicitação do auxílio emergencial, basta acessar o link e preencher o formulário aqui.


CLIQUE AQUI E ACESSE O FORMULÁRIO

CONFERÊNCIA POPULAR DE CULTURA: ABERTURA SERÁ QUARTA-FEIRA




A Lei de Emergência Cultural Aldir Blanc exige um estado de atenção e mobilização permanente para que os recursos previstos possam chegar na ponta beneficiando a quem mais precisa! 

Mas a cultura quer e precisa de mais! Partindo da cultura para construir um novo modelo de desenvolvimento para o Brasil, a Articulação Nacional de Emergência Cultural faz um chamado a todos, todas e todes: agentes culturais, artistas, produtores, espaços culturais, pontos de cultura, redes, coletivos e movimentos culturais de todo o país; 

Vamos construir a primeira Conferência Popular de Cultura do Brasil, construída de baixo pra cima, por aquelas e aqueles que são linha e agulha na grande Teia que entrelaça o tecido cultural brasileiro. 

Vamos construir juntos, juntas e juntes a Conferência Popular de Cultura!

QUARTA FEIRA 05/08 - 20H NO ZOOM 

Este é o link da sala. Ela será aberta às 19h:

https://us02web.zoom.us/j/81023959963

ID da Sala: 
810 2395 9963


Saudações Culturais!
Articulação Nacional de Emergência Cultural

segunda-feira, 3 de agosto de 2020

MORRE JORGE PORTUGAL, O PROFESSOR DA BAHIA, O POETA DO MUNDO


(Arisson Marinho/Arquivo CORREIO)


A Comunidade Tia Marita lamenta, com pesar, o passamento do ex-secretário estadual da Cultura, professor Jorge Portugal hoje (3), aos 64 anos. Portugal também era compositor, poeta, apresentador e colaborou com comentários para a Rádio Metrópole.

Portugal foi internado nesta segunda (3) no Hospital Geral Roberto Santos (HGRS), em Salvador. Segundo boletim médico da unidade, divulgado às 16h40, ele foi admitido "em estado crítico", apresentava "quadro de choque cardiogênico”, quando há insuficiência de irrigação sanguínea porque o coração não consegue bombear sangue com eficiência.

Natural de Santo Amaro, no Recôncavo, Portugal era um compositor e letrista aclamado, com parcerias de sucesso com Roberto Mendes, em ‘Só Se Vê Na Bahia’, e com Raimundo Sodré, em ‘A Massa’. Ele deixou a Secretaria da Cultura da Bahia em 2017. Na TV, foi o idealizador e apresentador do programa “Aprovado”.


Com informações do site: Metro1