quinta-feira, 18 de junho de 2015

Cidades Criativas é tema de oficina gratuita promovida pelo Escritório Bahia Criativa



O Escritório Bahia Criativa - fruto de um convênio firmado entre o Ministério da Cultura e o Governo da Bahia, gerido pela Secretaria de Cultura do Estado (SecultBA) - promove, dia 07 de julho, a oficina Cidades Criativas, com a designer especialista em Gestão de Cidades e Empreendimentos Criativos pela Faculdade de Ciências Econômicas - Universidade Nacional de Córdoba, Alice Barreto. A oficina acontece das 8h30 às 17h30, será gratuita e oferece 30 vagas para empreendedores da economia da Cultura, gestores culturais, artistas, produtores, comunicadores e estudantes. As inscrições deverão ser feitas através do e-mail bahia.criativa@cultura.ba.gov.br.

A oficina irá trabalhar sob a perspectiva de que as soluções para os problemas estruturais da sociedade, da economia, da cultura e das cidades exigem novos olhares. A partir da análise de casos práticos, o participante será motivado a mergulhar em cidades de escalas, histórias e contextos dos mais diversos, todas buscando se reinventar. 

Alice Barreto: Designer especialista em Gestão de Cidades e Empreendimentos Criativos pela Faculdade de Ciências Econômicas - Universidade Nacional de Córdoba, Argentina, e em Gestão de Projetos e Empreendimentos Criativos - SENAC-DF em parceria com o Ministério da Cultura, detêm conhecimentos em Marketing de Moda pela London College of Fashion e Cool Hunting pela Central Saint Martins - Universidade de Artes de Londres, Reino Unido. Atua em busca de conexões entre o Design (e suas vertentes como Design de Moda, EcoDesign, Design Thinking, Design Estratégico), com o Patrimônio Cultural (material e imaterial) e o Empreendedorismo Social.

Bahia Criativa - O Bahia Criativa é um escritório público de atendimento e suporte a profissionais e empreendedores que atuam nos setores criativos. Fruto de um convênio firmado entre o Ministério da Cultura e o Governo da Bahia, o equipamento é gerido pela Secretaria de Cultura do Estado e tem como objetivo proporcionar qualificação ligada à gestão e sustentabilidade econômica de atividades criativas. Localizado no Forte do Barbalho, em Salvador, oferece atendimento e suporte a profissionais e empreendedores que atuam nos setores criativos, por meio de consultorias, assessoria técnica e capacitação profissional – sempre com foco na qualificação da gestão de projetos e negócios criativos. Acompanhe a fanpage: https://www.facebook.com/pages/Bahia-Criativa

Oficina Cidades Criativas
Data: Terça-feira, 07 de julho de 2015, de 8h30 as 17h30
Local: Escritório Bahia Criativa - Forte do Barbalho (Rua Marechal Gabriel Botafogo, s/n, Barbalho - Salvador/BA)
Inscrições: E-mail: bahia.criativa@cultura.ba.gov.br
Informações: telefone: (71) 3319-0033
Gratuita

18/06/2015

Assessoria de Comunicação
Secretaria de Cultura do Estado da Bahia – SecultBA
Tel – (71) 3103-3442
Adriana Jacob – (71) 9983-5278 - ascom.secultba@gmail.com

Maria Luísa Gouveia - (71) 9154-3321 - marialuisa.ascom@gmail.com 

segunda-feira, 15 de junho de 2015

SEMINÁRIO DISCUTIU MARCO REGULATÓRIO DAS ORGANIZAÇÕES DA SOCIEDADE CIVIL E AVANÇOS E ENTRAVES DAS POLÍTICAS PÚBLICAS DE CULTURA


Cláudia Leitão/foto: Ruy Penalva


Palestrantes de auto nível discutiram Economia Criativa e Legislação Cultural
no Centro de Convenções, em Ilhéus, Bahia


Realizado na última sexta-feira, (12/06), o Seminário de Economia Criativa e Legislação Cultural suscitou o debate na palestra de abertura com a ex-secretária de Economia Criativa do Ministério da Cultura, Cláudia Leitão, e nas quatro mesas propostas durante todo o dia. Cláudia apontou os desafios, provocou questionamentos e apontou caminhos para o deslocamento da economia criativa enfatizando a questão do produto com valor cultural agregado. “Eu não tenho nenhuma dúvida de que a Economia Criativa é mais um bom caminho para o desenvolvimento sustentável de Ilhéus. Precisamos mapear, organizar e incentivar a sua cadeia produtiva. E precisamos fazer isto com urgência e principalmente com criatividade,” disse o assessor da Secretaria Municipal de Planejamento, Carlos Mascarenhas.


Dr. Ítalo Assunção (PROGER) e Dr. André Rosa (CEDOC/UESC)

Após a palestra de Cláudia, foi a vez da Mesa 1: “A Lei 8.666/93 e a Legislação Cultural de Ilhéus. Dr. Ítalo Assunção Cavalcante, procurador do Município, mediado pelo Dr. André Luiz Rosa Ribeiro, diretor do CEDOC/UESC apresentou os principais aspectos da lei das licitações, a 8.666, e comentou com bastante propriedade sobre o marco regulatório do terceiro setor, regido pela lei nº 13019, de 31 de julho de 2014. Para  procurador “as contratações de bens e serviços feitas pelas Organizações da Sociedade Civil, com o uso de recursos transferidos pela administração pública, deverão observar os princípios da legalidade, da moralidade, da boa-fé, da probidade, da impessoalidade, da economicidade, da eficiência, da isonomia, da publicidade, da razoabilidade e do julgamento objetivo e a busca permanente de qualidade e durabilidade.”


Rita Clementina (Bahia Criativa) e Claudiana Figueiredo (SEBRAE)

Na Mesa 2: “Crescimento , tendências e profissionalização na Economia Criativa”, Rita Clementina, coordenadora executiva do escritório Bahia Criativa, em Salvador, falou dos objetivos e avanços do setor através dos cursos de capacitação e consultoria e dos princípios norteadores do escritório como trabalhar em rede e “aprender fazendo”. A mesa foi mediada pela Coordenadora Regional do Sebrae, Claudiana Figueiredo, que anunciou a criação de um escritório similar em Ilhéus, cujo objetivo aponta para o fortalecimento dos empreendimentos criativos do Município.


Cléber Meneses (Secult/Itacaré) e Paulo Atto (Secult/Ilhéus)

Na Mesa 3: “Politicas Públicas de Cultura: Avanços e Entraves, o ex-coordenador da Superintendência de Desenvolvimento Territorial da Cultura, Cléber Meneses apontou como um dos avanços fundamentais da cultura “o fortalecimento das instâncias de escuta e regulação, a exemplo das Conferências, Seminários, Fóruns, Caravanas, Conselhos e Colegiados.” Entretanto, ao falar sobre os entraves afirmou que um dos principais problemas estava centrado na ausência de uma política de intercâmbios culturais entre os Municípios. A mesa 3, mediada por Paulo Atto, Secretário de Cultura de Ilhéus, aproveitou para registrar os avanços da secretaria nos últimos dois anos e de como pretendia levar adiante a criação do Sistema Municipal de Cultura.


Gilsonei Rodrigues (Conselho de Cultura) e Pawlo Cidade (Tia Marita)

Por fim, na Mesa 4: Conselhos Municipais de Cultura na Prática: Papéis e atribuições, o curador do seminário, Pawlo Cidade, e Gilsonei Rodrigues, atual presidente do Conselho Municipal de Cultura de Ilhéus falaram de suas experiências, entraves e conquistas à frente do órgão. “É preciso pensar coletivamente. Construir programas e projetos que fortaleçam o todo, “ salientou Pawlo Cidade. E acrescentou: “Se nós não fizermos, se nós não arregaçarmos as mangas e pôr as mãos, as coisas não saem do papel. Não avançam.”
O seminário de Economia Criativa e Legislação Cultural foi realizado pela Comunidade Tia Marita e o SEBRAE. Com apoio cultural da Secretaria Municipal de Cultura de Ilhéus, da IMAPEL, da MVU Eventos e da TV Santa Cruz.

SECULTBA DISCUTE TERRITÓRIOS CULTURAIS EM ENCONTRO


O ciclo de diálogos visa discutir temas relevantes para o desenvolvimento territorial da cultura no Estado da Bahia

Territórios Culturais é tema do último encontro do evento Territórios Culturais em Diálogo: Cidadania, Gestão e Espaços Culturais, uma série composta de quatro encontros promovida pela Secretaria de Cultura do Estado da Bahia (SecultBA), através da Superintendência de Desenvolvimento Territorial da Cultura (Sudecult), para discutir o desenvolvimento da territorialização da cultura, além de reforçar políticas e diretrizes  aos parceiros e à sociedade civil, através de discussão democrática e participativa. O encontro será realizado no dia 15 de junho (segunda-feira), às 19h, no Espaço Xisto Bahia.

O encontro Territórios Culturais vai abordar o contexto dos territórios e fazer uma avaliação sobre a política e discutir aprimoramentos para a gestão. Os territórios de identidade baianos inauguraram uma nova forma de planejamento no estado e os marcos legais da política pública de cultura consolidaram uma política de territorialização que busca atender a diversidade cultural da Bahia. A mesa será mediada pela assessora da Superintendência de Desenvolvimento Territorial da SecultBA, Juscelina Nascimento e discutido pelo professor da Universidade do Estado da Bahia (UNEB) Luiz Paulo Almeida Neiva; pelo fundador da Rede CAMMPI – Comissão de Articulação, Mobilização dos Moradores da Península de Itapagipe, Raimundo Nascimento; e pelo Superintendente de Desenvolvimento Territorial da SecultBA, Sandro Magalhães.

O Territórios Culturais em Diálogo se destaca como um espaço que visa a discussão de temas em benefício da comunidade, respeitando a diversidade cultural do Estado. O diferencial do encontro é a reunião de gestores, representantes da área acadêmica e da sociedade civil para fomentar a produção, criação, circulação e valorização das diversas culturas através do debate e discussões de ideias.

Sobre os convidados:

Luiz Paulo Almeida Neiva - Possui graduação em Agronomia pela Universidade Federal da Bahia (1977), mestrado em Ciências Agrárias pela Universidade Federal da Bahia (2000), e Doutorado em Educação e Contemporaneidade pela Universidade do Estado da Bahia (2013). Atualmente é professor assistente da Universidade do Estado da Bahia e Coordenador das atividades Administrativas e Acadêmicas, relacionadas ao Parque Estadual de Canudos e ao Memorial Antônio Conselheiro, no Município de Canudos, no âmbito da Assessoria Técnica. Tem experiência na área de Planejamento Urbano e Regional. Tem atuado em diversos municípios baianos coordenando a elaboração de planos de desenvolvimento sustentável, a exemplo de Canudos e Santa Brígida.


Raimundo Nascimento - Morador de Itapagipe, fundador da Rede CAMMPI, formado em Geografia pela Universidade Federal da Bahia, Mestre em Educação pela Universidade do Estado da Bahia, linha de Pesquisa III, Educação Gestão e Desenvolvimento, Monografia intitulada “A Dimensão Educativa da Rede CAMMPI, Coordenador de Políticas para comunidades Quilombolas da Bahia e Ex Secretário de Promoção da Igualdade Racial do Estado da Bahia.


Sandro Magalhães - Professor e gestor cultural. Possui graduação em Letras Vernáculas pela Universidade do Estado da Bahia (2010), especialização em Estudos Culturais, História e Linguagens (2012) pela Unijorge e pós graduação em Gestão Cultural pelo SESC/MINC. Atualmente é mestrando em Cultura e Sociedade pela Universidade Federal da Bahia, Conselheiro Estadual de Cultura e Superintendente de Desenvolvimento Territorial da Cultura da SECULT/BA. Tem experiência na área de Ciência Política, com ênfase em Gestão de Políticas Públicas de Cultura.


Encontro Territórios Culturais em Diálogo: Cidadania, Gestão e Espaços Culturais
Cidadania e Diversidade Cultural em Debate
Quando: 15 de junho de 2015, segunda-feira, a partir de 19h.
Local: Espaço Xisto Bahia (Rua General Labatut, 27, Barris, Salvador - BA)
Quanto: Gratuito
Mais informações: sudecult@gmail.com
Realização: Sudecult/ SecultBA

11/06/2015

Assessoria de Comunicação 
Secretaria de Cultura do Estado da Bahia – SecultBA
Tel – (71) 3103-3442
Adriana Jacob – (71) 9983-5278 - ascom.secultba@gmail.com

Maria Luísa Gouveia - (71) 9154-3321 - marialuisa.ascom@gmail.com