sexta-feira, 15 de janeiro de 2016

COMUNICADO OFICIAL SOBRE O MAIS CULTURA NAS ESCOLAS


MINISTÉRIO DA CULTURA
Secretaria de Educação e Formação Artística e Cultural – SEFAC*
Diretoria de Políticas de Cultura e Educação
Coordenação-Geral de Programas Culturais e Territórios Educativos


COMUNICADO

LIBERAÇÃO DA SEGUNDA PARCELA DOS RECURSOS
PROGRAMA MAIS CULTURA NAS ESCOLAS

O Ministério da Cultura (MinC), por meio da Secretaria de Educação e Formação Artística e Cultural – Sefac, comunica às secretarias de Educação, escolas públicas brasileiras e iniciativas culturais parceiras integradas ao Programa Mais Cultura nas Escolas que os recursos referentes à segunda parcela do Programa foram creditados nas contas das Unidades Executoras Próprias no dia 11 de janeiro de 2016, pelo Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação – FNDE.

Com a efetivação do pagamento do recurso, o Ministério da Cultura orienta os artistas parceiros culturais do Programa a procurarem as escolas para que seja feita a readequação do cronograma do Plano de Atividade Cultural e sejam retomadas as ações e atividades previstas, considerando o quantitativo de recursos disponíveis para a conclusão dos projetos.
As unidades executoras beneficiárias do Mais Cultura nas Escolas que porventura não tenham recebido o recurso devem dirigir-se ao Setor de Prestação de Contas da Prefeitura ou Secretaria Estadual de Educação, para verificar possíveis pendências com prestação de contas de recursos recebidos anteriormente.
Para consultar se o recurso está liberado na conta da Unidade Executora, basta acessar o endereço abaixo e seguir os seguintes passos:

Selecionar ano: 2016
Selecionar Programa: PDDE Qualidade
Selecionar UF
Selecionar Município
Clique na entidade (UEx)

Informamos que, em breve, estará disponível na plataforma do SIMEC (http://simec.mec.gov.br/) a parte II do Monitoramento, espaço de registro de informações pedagógicas, técnicas e orçamentárias acerca do Programa Mais Cultura nas Escolas, para preenchimento conjunto das escolas e iniciativas culturais parceiras. A parte I do Monitoramento já está disponível para preenchimento no SIMEC. Essas informações são fundamentais para que possamos monitorar as ações do Programa e construir indicadores qualitativos que subsidiem programas intersetoriais entre Cultura e Educação voltados para Educação Integral.

Acreditamos firmemente no papel estratégico da parceria entre os Ministérios da Cultura e da Educação e, por isso, estamos em processo de renovação e aperfeiçoamento do Acordo de Cooperação entre as duas pastas, a fim de que possamos consolidar os programas já existentes e ampliar nosso campo de ação, desenvolvendo políticas públicas de Cultura com escolas, universidades, institutos federais, atingindo a Educação Infantil, Básica, Superior e Técnico Profissionalizante, fazendo dos espaços educacionais, formais ou não formais, espaços de reconhecimento e difusão da diversidade cultural brasileira.

Agradecemos o empenho de todos os artistas, gestores, professores, estudantes e comunidades integrados ao Programa Mais Cultura nas Escolas, por acreditarem na mudança paradigmática que ele representa nos processos formativos e pedagógicos da escola pública brasileira, e por compactuarem conosco da visão de mundo emancipadora que a Cultura pode proporcionar.

Enviem seus relatos, dúvidas, sugestões e reclamações pelo e-mailmaisculturanasescolas@cultura.gov.br
*A Sefac foi criada em março de 2015 e está em fase de estruturação.

Programa Mais Cultura nas Escolas

segunda-feira, 11 de janeiro de 2016

SAIU A 2a. PARCELA DO PROGRAMA MAIS CULTURA NAS ESCOLAS


Acabou a espera! Foi depositado hoje a 2ª. parcela do Programa Mais Cultura nas Escolas. As atividades que foram interrompidas em 2014 já podem dar continuidade. Na última nota publicada pelo Ministério da Cultura o Programa centrará esforços para que as dificuldades identificadas na primeira edição do programa serão superadas na próxima edição, a fim de tornar a educação de milhões de crianças e jovens de todo Brasil uma prática de reconhecimento e pertencimento necessários para a formação cidadã, a partir da aproximação das práticas pedagógicas das escolas públicas com as expressões culturais dos diferentes territórios do país.

Para levantar informações e diagnósticos que permitam a melhoria e reabertura do Mais Cultura nas Escolas em 2016, estão sendo desenvolvidas ações para monitoramento das atividades do Programa, como a realização de rodas de conversa com os comitês territoriais de Educação Integral já constituídos nos estados e a visitação em escolas de todas as regiões.

Em breve estará disponível na plataforma do SIMEC (http://simec.mec.gov.br/) a parte II do Monitoramento, espaço de registro de informações pedagógicas, técnicas e orçamentárias acerca do Programa Mais Cultura nas Escolas, para preenchimento conjunto das escolas e iniciativas culturais parceiras.

O MinC e o MEC agradecem o empenho de todos os artistas, gestores, professores, estudantes e comunidades integrados no Programa Mais Cultura nas Escolas, por acreditarem e fazerem parte dessa mudança paradigmática nos processos formativos e pedagógicos da escola pública brasileira.

Envie seus relatos, dúvidas, sugestões e reclamações pelo e-mail: