quarta-feira, 1 de junho de 2011

QUER APRENDER A TOCAR ACORDEON?

O acordeão (em português europeu) ou acordeon (em francês), por vezes também chamado de sanfona ou ainda gaita é um instrumento musical aerofone de origem alemã, composto por um fole, um diapasão e duas caixas harmónicas de madeira.

Foi há 2700 anos antes de Cristo inventado na China um instrumento denominado Cheng. É uma espécie de órgão portátil tocado pelo sopro da boca. Tinha a forma de uma ave, a Fénix, que os chineses consideravam o imperador das aves. O Cheng é o percursor do Harmónio e do Acordeão, pois foi o primeiro a ser idealizado e construído na família dos instrumentos de palheta.

A tradicional sanfona, símbolo do nordeste, pouco a pouco, está sendo esquecida. Pensando numa forma de despertar o interesse pelo instrumento e pela música que dele é extraída que a Pró-Reitoria de Extensão convida os músicos da região que tenham desejo em aprender ou se especializar em música, modalidade de acordeon, que compareçam à UESC, no dia 03 de junho, às 10h00, na sala do Núcleo de Arte da Uesc – NAU, no espaço térreo do Pavilhão Pedro Calmon.

Mais detalhes podem ser obtidos com Suzie ou Alessandra Barreto pelo telefone: 73.3680.5046.

Nenhum comentário: