domingo, 29 de maio de 2011

FLICA: A FESTA DOS LIVROS

Aurélio Schommer, a esquerda, é o curador da FLICA

A Flica, Festa Literária Internacional de Cachoeira, foi um dos 19 projetos baianos contemplados pelo edital Oi Futuro 2011, divulgado em 21 de março. Em sua 1ª edição, o evento será realizado entre os dias 16 e 21 de agosto deste ano, na cidade de Cachoeira, Recôncavo Baiano, logo após a tradicional Festa da Boa Morte. Será a primeira festa literária da Bahia.

Através de palestras e mesas de debate com 35 autores locais, nacionais e internacionais, tanto na tenda climatizada quanto no auditório da Universidade Federal do Recôncavo da Bahia (UFRB), a Flica promoverá o encontro entre os autores convidados e o público. A programação ainda conta com 15 shows musicais realizados num palco montado sobre o Rio Paraguaçu, com repertório diversificado de atrações.

Os objetivos da Flica são descentralizar ações culturais da capital baiana, estimular o debate literário na região, inserir no calendário turístico-cultural baiano um conceito inédito de “Festa Literária” e, principalmente, incentivar o turismo na região. Além disso, o propósito é também estimular, ao longo das edições, melhorias no equipamento turístico e na qualificação dos serviços, valorizando o patrimônio étnico-cultural e histórico de Cachoeira.

Através do edital Oi Futuro 2011, a Flica confirmou a Oi como seu primeiro patrocinador. Atualmente, a produção está direcionada para a captação de outros apoiadores e para a confirmação das programações literária e musical, que serão divulgadas entre maio e junho. A iniciativa pioneira no estado segue o sucesso de público país afora atestado em outras iniciativas culturais semelhantes, a exemplo da Feira Literária de Paraty (Flip), no Rio de Janeiro, e a Festa Literária Internacional de Pernambuco (Fliporto), em Pernambuco.

A Flica tem curadoria do escritor Aurélio Schommer, produção da empresa Putzgrillo - Assessoria em Cultura e do produtor Alan Lobo.

Nenhum comentário: