terça-feira, 14 de dezembro de 2010

ALEGRIA DE VIVER INICIA TURNÊ PELO INTERIOR


Cena do espetáculo



Contemplado pelo Edital Jurema Penna promovido pela Fundação Cultural do Estado da Bahia/Fundo de Cultura, o espetáculo Alegria de Viver inicia sua turnê pelo interior do Estado.
O que criamos no mundo? O que fazemos com nossa criação? Este jogo de percepções, imagens, fantasias e memórias são trazidos à cena no espetáculo “Alegria de Viver”, com Deborah Moreira, também autora do texto, e George Mascarenhas, que assina a direção da peça. Alegria de Viver inicia sua turnê pelo interior com apresentações em Ilhéus, nos dias 18 e 19 de dezembro, às 20h, no Teatro Municipal de Ilhéus. Também estão previstas apresentações nas cidades de Jequié e Brumado para 2011, sempre com ingressos populares.
Alegria de Viver traz para a cena um Escultor que deseja se desfazer do seu passado e de suas obras antigas, em busca de novos estilos de criação. Revoltada com a atitude do seu criador, uma Escultura ganha vida para reivindicar seu lugar.
Criado pelos atores George Mascarenhas (Francisco, A Princesa e o Unicórnio), que também assina a direção, e Deborah Moreira (Clarices, Ensina-me a Viver), autora do texto, Alegria de Viver tem inspiração na obra do pintor francês Henri Matisse - cuja tela de 1905 dá nome à peça - e surge da pesquisa de linguagem do teatro físico de Etienne Decroux. Com uma dramaturgia própria, o espetáculo privilegia a dinâmica do movimento e da ação, em diálogo com as projeções em vídeo, criadas pelo jovem cineasta Dedeco Macedo, a partir das pinturas de Matisse e Zuarte Jr, e da música de Luciano Salvador Bahia e Erik Satie. O resultado é um espetáculo leve, pleno de beleza e poesia.
O espetáculo que teve sua estréia em 2009, tem realizado diversas temporadas em Salvador e participou da Mostra internacional de mímica contemporânea em São Paulo e do Festival Nacional de Teatro da Bahia.
Ao lado das apresentações, o projeto de circulação pelo interior de Alegria de Viver propõe a realização de oficinas gratuitas de mímica corporal dramática e escrita dramatúrgica coordenadas, nos dias 16 e 17 de dezembro, para todos os interessados. As oficinas são coordenadas pelos criadores do espetáculo. Para inscrições e informações, envie um e-mail para oficinasmimus@gmail.com

Ficha Técnica
Texto: DEBORAH MOREIRA
Direção: GEORGE MASCARENHAS
Elenco: DEBORAH MOREIRA e GEORGE MASCARENHAS
Assistente de direção e de produção: ZENNY LUZ
Figurinos: DEBORAH MOREIRA e WALDETE MASCARENHAS
Ambientação cênica: GEORGE MASCARENHAS
Iluminação: LUCIANO REIS
Trilha Sonora: LUCIANO SALVADOR BAHIA
Videos e fotos: DEDECO MACEDO
Design gráfico: YARASARRATH LYRA
Adereços: AGAMENON DE ABREU e AMINCHA TORRES
Cabelos: ISIS CARLA
Maquiagem: WILSON D’ARGOLO
Direção de Produção: Piti Canella

O que: espetáculo teatral Alegria de Viver (edital Jurema Penna)
Onde: Teatro Municipal de Ilhéus
Quando: dias 18 e 19 de dezembro, às 20h
Ingressos populares: R$ 5,00