quarta-feira, 17 de setembro de 2014

COMISSÃO VOTA NOS INDICADOS À COMENDA DO MÉRITO CULTURAL


A Comissão que administra os atos de concessão da Comenda do Mérito Cultural votou, nesta segunda-feira (15), nos 30 indicados que irão receber a homenagem. Foram dez escolhidos em cada uma das classes - Júnior, Sênior e Póstuma - e seus nomes serão conhecidos na ocasião entrega das insígnias e diplomas, que acontecerá no Teatro Castro Alves, no dia 05 de novembro, quando se comemora o Dia Nacional da Cultura. A distinção tem como objetivo homenagear personalidades que prestaram relevantes contribuições para a cultura da Bahia, e foi instituída pelo Governo da Estado através do decreto nº 14. 917, de 08 de janeiro de 2014, no âmbito da Secretaria de Cultura do Estado da Bahia (SecultBA).


Todos os candidatos que foram votados são indicações da sociedade baiana - pessoas físicas e jurídicas -  que sugeriu nomes de personalidades e instituições - órgãos e entidades públicas e privadas, estaduais, nacionais ou estrangeiras. Ao todo, foram 991 indicações, recebidas até o dia 04 de agosto por meio de preenchimento de formulário online. Assim, da mesma forma que o Governo Federal dispõe da Ordem do Mérito Cultural para homenagear aqueles que têm  relevantes trabalhos no campo da cultura no Brasil, a Bahia passa também a dispor da Comenda do Mérito Cultural, com a diferença que a escolha dos indicados não é apenas realizada pelo poder público, mas com garantida participação da sociedade.

PROJETO TEATRO JOVEM É DESENVOLVIDO NOS CENTROS DE REFERÊNCIA E AÇÃO SOCIAL DE ILHÉUS


Desde que teve início no mês de agosto com reuniões, planejamento educacional e oficinas, o Projeto Teatro Jovem vem estimulando a participação de estudantes do ensino fundamental com idade entre 12 e 18 anos nos Centros de Referência e Ação Social - CRAS, em Ilhéus e no Centro de Referência Especializada em Assistência Social - CREAS.

O objetivo do projeto é desenvolver oficinas de Teatro que tenham como ponto de partida a experiência pessoal e social do jovem e adolescente, aproximando-o da construção de sua identidade e consciência cidadã. "Num trabalho com crianças, jovens e adolescentes em situação de vulnerabilidade social algumas diretrizes precisam ser consideradas, a exemplo de estabelecer limites e responsabilidades, respeitar e ser respeitado, confiar na capacidade e na criação coletiva," alerta o coordenador pedagógico Pawlo Cidade.

As oficinas são realizadas nos CRAS BARRA, TEOTÔNIO VILELA, BANCO DA VITÓRIA, NOSSA SENHORA DA VITÓRIA e OLIVENÇA; e no CREAS MALHADO. As aulas são estruturadas em três campos globais de expressão: Envolvimento, etapa destinada aos jogos e exercícios de integração; Observação/Percepção/Absorção, etapa para as ações dramáticas com técnicas do Teatro-Fórum e Espontaneidade onde os participantes são estimulados a criar coletivamente seu trabalho final e ocorrem de segunda a sexta-feira, no turno matutino.

O Projeto Teatro Jovem é promovido pela Prefeitura Municipal de Ilhéus, Secretaria de Desenvolvimento Social e coordenada pela Associação Comunidade Tia Marita, sob a supervisão de Raymundo Pacheco Sá Barreto, Pawlo Cidade e Viviane Siqueira.


terça-feira, 16 de setembro de 2014

SALVADOR VAI SEDIAR SEMINÁRIO NACIONAL MULHER E CULTURA


De 28 a 31 de outubro, a capital baiana, Salvador, receberá agentes de todo o Brasil para o Seminário Nacional Mulher e Cultura, no qual debaterão as ações e os espaços de visibilidade das mulheres em alguns segmentos da Cultura. Realização da Fundação Pedro Calmon/Secretaria de Cultura – Bahia, com parceria do Ministério da Cultura (Minc) e a Universidade Federal da Bahia (UFBA), o Seminário trará mesas de debate, apresentações culturais e rodas de diálogo, tendo como principal objetivo fortalecer as ações culturais realizadas por mulheres ou sobre mulheres, além de promover reflexões e debates sobre a temática. O Seminário será aberto no dia 28 de outubro (terça-feira), no Complexo Cultural dos Barris.

Sistematizadas, as informações coletadas nas atividades servirão de subsídio para a formulação de diretrizes,  que reunirão os resultados desta interação entre diferentes agentes femininos de cultura do Brasil, institucionalizando as proposições e relações aos poderes governamentais.


Os debates e rodas de diálogo terão como temas: “Mulher: Tradição e Contemporaneidade”, “Mulheres da Cultura”, “Mulher, Cultura e Comunicação”, “Mulheres e Conhecimentos Tradicionais” e “Cultura e Contemporaneidade”. 

segunda-feira, 15 de setembro de 2014

CARTILHA “COMO TRANSFORMAR A CULTURA EM UM BOM NEGÓCIO” SERÁ LANÇADA EM ILHÉUS E ITABUNA


Com o crescimento do mercado cultural e a solidificação das políticas públicas de cultura a partir da constituição de um Sistema Nacional de Cultura, ferramentas e instrumentos que auxiliem a compreensão da diversidade cultural e suas interfaces são sempre bem vindas. A cartilha “Como Transformar a Cultura em um Bom Negócio – 17 perguntas para você se tornar um empreendedor cultural” é uma ferramenta ímpar, prática e de linguagem extremamente acessível para todo o segmento artístico-cultural. Seu formato singular, as ilustrações, dicas e exemplos tornam a cartilha muito profícua, transformando-a em um valioso instrumento de consulta, sobretudo, para aqueles que estão iniciando no mercado cultural. A cartilha irá orientar e apontar caminhos para a micro e pequena empresa do ramo cultural, como grupos de teatro, bandas de música, companhias de dança, grupos circenses e coletivos artísticos de fotografia, desenho e pintura. Ela está diretamente à processos de criação, produção e distribuição de produtos e serviços artísticos e culturais que têm como principais recursos a criatividade e o capital intelectual. Afinal, as artes, o artesanato, o cinema e o vídeo, as artes cênicas, a música e as publicações são setores indispensáveis para a constituição de uma Economia Criativa.

A coordenação e autoria da cartilha é do gestor cultural Pawlo Cidade, pedagogo, educador ambiental, presidente do Colegiado Setorial de Teatro da Bahia, do Conselho Municipal de Cultura de Ilhéus, diretor e produtor de teatro, escritor com doze livros publicados, membro da Academia de Letras de Ilhéus e do Conselho Estadual de Cultura. “Como transformar a Cultura em um Bom Negócio” tem patrocínio direto do SEBRAE, apoio cultural de Taironny Fotografia, Espaço Cultural Bataclan, CDL Itabuna, ACATE, Teatro Zélia Lessa, Ponto Digital, ProArte, Rádio Difusora, Diário de Ilhéus e realização da Comunidade Tia Marita e Editora A5.

SERVIÇO

O quê? Lançamento e palestra da cartilha: “Como transformar a Cultura em um Bom Negócio”
Quando? Dia 25/09 (quinta-feira), no Espaço Cultural Bataclan, em Ilhéus, Bahia; Dia 26/09 (sexta-feira), no Teatro Zélia Lessa, em Itabuna, Bahia.
Horário? 19 horas.

Quanto? Entrada gratuita.