sábado, 24 de novembro de 2012

TRÊS NOVAS INSTITUIÇÕES CULTURAIS SÃO CONTEMPLADAS EM PROGRAMA DE APOIO


Teatro Popular de Ilhéus também foi contemplado com recursos do FCBA
Foto: Luiz Henrique
Com o objetivo de fomentar a realização de atividades regularmente desenvolvidas por organizações culturais privadas sem fins lucrativos da Bahia, a Secretaria de Cultura do Estado (SecultBA) divulga o resultado do Programa de Apoio a Ações Continuadas de Instituições Culturais. Para essa seleção, o Programa contabiliza um aumento no valor global de R$ 5,5 milhões para R$ 6,6 milhões por ano e passa a apoiar três novas instituições. Além disso, pela primeira vez, passaram a compor a Comissão de Seleção Cultura quatro convidados com relevante atuação na área de políticas culturais ou de gestão de equipamentos.
Participaram da Comissão de Seleção do Programa de Apoio a Ações Continuadas de Instituições Culturais o ex-secretário de Cultura de Fortaleza, professor adjunto do curso de Programa de Pós-Graduação em Políticas Públicas da Universidade Estadual do Ceará, Alexandre Barbalho; a doutora em História pela Universidade Federal Fluminense, pesquisadora e coordenadora do Setor de Estudos de Política Cultural da Fundação Casa de Rui Barbosa, Lia Calabre; a jornalista e publicitária pela Escola de Comunicação da Universidade Federal do Rio de Janeiro, diretora do Teatro Oi Futuro no Rio de Janeiro, Maria Arlete Gonçalves; e o museólogo, professor da UFRB e mestre em Cultura e Sociedade, com experiência na área de museologia, estudo e avaliação de público e marketing cultural, Archimedes Ribas.
Esta equipe avaliou propostas das 23 instituições que foram habilitadas para a seleção, do total de 27 inscritas, a exemplo de museus, teatros, bibliotecas e centros culturais. Para a avaliação, a Comissão levou em consideração os critérios definidos pelo edital, como o perfil da instituição cultural, o plano de atividades e a abrangência da ação. Mas também foi importante para subsidiar a decisão da comissão, no caso de instituições que já eram beneficiadas pelo Programa, o seu desempenho da instituição no período de 2009/2012. Para tanto, a Comissão de Monitoramento e Avaliação da Superintendência de Promoção Cultural – Suprocult, composta por representantes do governo e da sociedade civil, visitou as instituições já beneficiadas, avaliando cumprimento de metas, público, infraestrutura, equipamentos e acervo, com dados que auxiliaram a Comissão do concurso em seu processo decisório.

EDITORIAL


O que seria do governo ou da sociedade civil se, de repente, o novo gestor aprendesse a formular políticas e diretrizes para um Plano como da Cultura?
P.C.
              CULTURA É A CEREJA DO BOLO

Muitos políticos ainda têm a falsa ideia de que a Cultura é apenas mais um segmento da sociedade. É tanto que a pasta referente ao setor é sempre deixada por último. Ou, na hora da partilha entre os partidos, lembram que faltou arranjar algo para fulano ou beltrano e como não há mais nada a ser partilhado, sobra para a Cultura.

Vimos isso em vários municípios da Bahia, sobretudo no Litoral Sul. Quando será que esses caras vão perceber que a Economia da Cultura é tão significativa quanto a Economia do Turismo? De que adianta emplacar um ou outro indivíduo que não entende todo esse processo de organização pela qual está passando a Cultura? Por mais que se estruture uma assessoria qualificada, a decisão final sempre será do gestor. E isto, fatalmente, irá criar embaraços e situações esdrúxulas. Por outro lado, também não adianta um gestor qualificado e uma assessoria fraca. Sozinho ele não pode fazer nada.

Terão os novos gestores de Cultura entendimento sobre a importância de uma Conferência de Cultura? E o que dizer da urgência de criação do Conselho Municipal de Cultura? E o Sistema Municipal de Cultura, com todos os seus instrumentos e instâncias?

A Criação do Sistema Municipal de Cultura, com suas respectivas instâncias e instrumentos, como realmente devem ser e funcionar, ainda “é um processo muito, muito, muito novo”. Já ouvi esta expressão uma série de vezes de vários indivíduos diferentes, inclusive do próprio Secretário de Cultura do Estado. O que seria do governo ou da sociedade civil se, de repente, o novo gestor aprendesse a formular políticas e diretrizes para um Plano como da Cultura? O que aconteceria se o gestor de Cultura entendesse que o conselheiro de cultura deve garantir a cidadania cultural como direito de acesso e fruição dos bens culturais, de produção cultural e de preservação das memórias histórica, social, política, artística, paisagística e ambiental, encorajando a distribuição das atividades de produção, construção e propagação culturais no município?

Além de termos um conselho participativo, deliberativo, fiscalizador. E isso seria um grande avanço para administração pública porque os conselheiros iriam passar a defender o patrimônio cultural e artístico e incentivar sua difusão e proteção.

Certamente, se os novos gestores de Cultura não ficarem somente na tentativa de se criar diretrizes para o financiamento de projetos culturais apoiados pelo Fundo Municipal de Cultura e entender que seus recursos só podem ser utilizados para projetos culturais e não eventos sem a mínima concorrência pública, todos sairão ganhando.

Fica aqui a reflexão. Enquanto agente cultural do FAEG-SUL – Fórum de Agentes, Empreendedores e Gestores Culturais do Litoral Sul, onde estou presidente, irei acompanhar de perto a ocupação destas novas gestões, torcendo para que todos exerçam seu papel. O papel que nos cabe. O papel que nos foi dado de direito e legitimado por aqueles que eles representam: a classe artística. Só assim, haverá uma compreensão de que “a Cultura é a cereja do bolo.”

sexta-feira, 23 de novembro de 2012

DE CABO A RABO NO TEATRO MUNICIPAL NESTA SEGUNDA


Segunda-feira, dia 26 de novembro, às 20h00, tem o espetáculo de encerramento do Curso de Teatro da Fundação Cultural de Ilhéus. A entrada é gratuita. O curso teve início em março, com aulas semanais, sempre às segundas-feiras e no mês de novembro as aulas foram mais intensas, de segunda a sexta. No total, cada aluno receberá um certificado de 80 (oitenta) horas por todas as atividades exercidas. 

O Curso de Teatro nesta modalidade (anual) teve início em 2006, com apoio da Secretaria Municipal de Educação e Fundação Cultural de Ilhéus. O objetivo principal é a descoberta de novos talentos e a capacitação dos iniciantes. O texto escolhido é de autoria do facilitador e coordenador do curso, Pawlo Cidade: "De cabo a rabo ou como as lavadeiras contaram a história de Ilhéus", adaptado de outros autores regionais. Vale a pena conferir.

quinta-feira, 22 de novembro de 2012

A CULTURA DA BAHIA É A GENTE QUE FAZ



Com o intuito de manter uma sistemática de apoio a projetos culturais da sociedade civil e possibilitar cada vez mais a organização da produção cultural em nosso estado, a Secretaria de Cultura do Estado da Bahia (SecultBA) abre, mais uma vez neste mesmo ano, as inscrições para os editais do Fundo de Cultura da Bahia (FCBA). De 03 de dezembro até 17 de janeiro de 2013serão abertas as inscrições para 19 Editais Setoriais (dois deles, inéditos) e para Demanda Espontânea, com investimento global de 27,8 milhões – o que representa um aumento de 52% do recurso em relação à última seleção, realizada entre maio e julho deste ano.
“Abrir os editais agora, em dezembro, é um esforço que a Secretaria está fazendo para garantir que estes recursos estejam disponíveis para a comunidade cultural no primeiro semestre de 2013, para todas as áreas e setores da cultura. Nossa intenção, inclusive, é conseguir abrir os editais sempre neste período, para que a comunidade cultural possa planejar as suas atividades de um ano para o outro”, explica o secretário de Cultura Albino Rubim, que destaca a consolidação dos editais setoriais, a partir da avaliação positiva evidenciada tanto na consulta de opinião pública sobre os instrumentos de fomento à cultura, realizada de 12 de setembro a 3 de outubro, como no resultado da seleção de projetos em 2012.
EM ILHÉUS, HAVERÁ UM CURSO DE ORIENTAÇÃO DOS EDITAIS, NA UESC, DIA 06 DE DEZEMBRO.
TAMBÉM EM DEZEMBRO, NOS DIAS 7 E 08, HAVERÁ UM CURSO DE ELABORAÇÃO DE PROJETOS.
E NOS DIAS 14 E 15 (SEXTA E SÁBADO), A COMUNIDADE TIA MARITA FARÁ TAMBÉM UM NOVO CURSO DE ELABORAÇÃO DE PROJETOS NO BAIRRO NOSSA SENHORA DA VITÓRIA PARA ONG,S, GRUPOS CULTURAIS E PESSOAS INTERESSADAS EM PARTICIPAR DESTES EDITAIS.

quarta-feira, 21 de novembro de 2012

JANE HILDA PROMOVE WORKSHOP DE ARTES PLÁSTICAS NO SÁBADO, 24 DE NOVEMBRO.



Acontece neste sábado, 24 de novembro, na Casa Jorge Amado de Ilhéus, o Workshop “O Despertar dos Dons”, promovido pela artista plástica Jane Hilda Badaró, (foto) com a participação especial da artista e professora Marlove Quadros, que coordenará as oficinas. O workshop tem por objetivo promover vivências, sensibilização artística e descoberta de novos talentos, e é direcionado para 25 estudantes, na faixa etária de 12 a 18 anos, selecionados dentre alunos do Colégio Estadual Paulo Américo de Oliveira.

Em outubro p.p., Jane Hilda participou, como expositora, do Salão Internacional de Arte Contemporânea, no Carrousel Du Louvre, em Paris, sob a chancela do Ministério da Cultura do Brasil, através do programa de Intercâmbio e Difusão Cultural.  A artista ilheense levou para Paris telas da série pintada em homenagem ao centenário do escritor baiano Jorge Amado, de modo a fazê-lo presente e homenageado também naquele evento.

Na oportunidade, João Jorge Amado, filho do escritor, (foto abaixo) esteve no Salão especialmente para visitar o estande 41, da curadora Heloíza de Aquino - onde estavam expostas as telas “Retrato de Jorge Amado”, Bataclan”, “ Gabriela e Nacib” e “O Menino Grapiúna II”, dentre outras.  Segundo Jane Hilda, “a experiência foi riquíssima, pois ali estiveram cerca de 450 expositores, de várias nacionalidades, com temáticas e técnicas diversificadas, divididos em quase uma centena de estandes.”


Visando dar um cunho social ao trabalho que realiza,  e oportunizar a socialização desta experiência com adolescentes e jovens da escola pública da cidade, a artista formatou o workshop “O Despertar dos Dons”, para através de conversas, vídeos, fotografias, e outras vivências, auxiliar na ampliação dos horizontes culturais dos mesmos”. A atividade  será desenvolvida juntamente com Marlove Quadros, que é Arte-Educadora, professora de História da Arte do Colégio Vitória, Arteterapeuta pela Universidade Católica do Salvador, e membro da ASBART (Associação Baiana de Arteterapia) filiada a UBART (Associação Brasileira de Arteterapia).

O Workshop tem o apoio cultural do Ministério da Cultura do Brasil/MINC, da FUNDACI, do Colégio Estadual Paulo Américo de Oliveira, e de Anabel Mascarenhas Fotografias. Seus resultados serão mostrados para a comunidade ilheense em dezembro, quando os trabalhos produzidos pelos alunos serão expostos na Galeria do Teatro Municipal de Ilhéus, durante a exposição “Bahia de Jorge e Outros Amados Mundos”. “A exposição virá para fechar o ciclo dos trabalhos que realizei durante o ano de 2012, ano comemorativo do centenário do escritor Jorge Amado”, diz Jane Hilda.

terça-feira, 20 de novembro de 2012

MUNICÍPIOS COMEÇAM A SE ESTRUTURAR PARA O SISTEMA MUNICIPAL DE CULTURA


Municípios como o de Porto Seguro estão se preparando para fazer parte das cidades que desejam se integrar ao Sistema Nacional de Cultura.O primeiro passo é a assinatura do Acordo de Cooperação Federativa com o Ministério da Cultura, em seguida, mãos à obra na implantação do SMC - Sistema Municipal de Cultura e todos os seus instrumentos e instâncias. O MinC oferece minutas de projetos de lei do SMC, do PMC - Plano Municipal de Cultura e do CMPC - Conselho Municipal de Política Cultural. 

Até ontem, 19 de novembro, cerca de 80 (oitenta) municípios baianos já tinham assinado o Acordo com o MinC. Clique aqui e conheça as cidades da Bahia que estão adiantadas no processo. 

A implantação do Sistema Municipal de Cultura irá possibilitar aos municípios receber recursos fundo a fundo, dando mais autonomia as ações culturais. Nosso Diretor Artístico, Pawlo Cidade, recentemente esteve em Porto Seguro orientando artistas e técnicos da Secretaria Municipal de Cultura (foto) sobre o SMC.


segunda-feira, 19 de novembro de 2012

SecultBA promove campanha sobre patrimônios culturais da Bahia


A Secretaria de Cultura do Estado (Secult), através do Instituto do Patrimônio Artístico e Cultural (IPAC) realiza campanha sobre os bens culturais da Bahia protegidos oficialmente por instâncias estaduais, federais e internacionais. A iniciativa que começou último dia 3 pretende despertar maior consciência participativa do cidadão para a proteção efetiva desses patrimônios baianos.
São exibidos dados e fotos sobre os centros históricos de Salvador e Caetité, as cidades de Cachoeira e São Félix, a arquitetura art déco e modernista em Salvador, bens imateriais como o Ofício de Vaqueiros, e os Circuitos Arqueológicos da Chapada Diamantina.
A campanha se utiliza de 442 inserções em rádios AM e FM de Salvador, e 3,7 mil em cidades do interior como Ilhéus, Itabuna, Valença, Eunápolis, toda a região do Recôncavo baiano, dentre outros municípios. Na capital baiana, além de inserções em rádios, foram produzidos outdoors e busdoors, este último, adesivos colocados em ônibus de grande circulação na cidade. Ao todo são 62 unidades de busdoorsoutdoors.
Segundo o diretor do IPAC, Frederico Mendonça, a publicidade complementa ações de formação cidadã, educação patrimonial e a política pública do Instituto. “Informar e comunicar é obrigação legal e determinação federal, além de ser imprescindível para mobilizar a população para a proteção e a preservação”, diz Mendonça. Ele explica que a campanha tem o lema ‘Conheça, Valorize e Preserve’. A primeira etapa deste ano (2012) informa quais são os bens culturais. Já em 2013 serão promovidas a valorização e a preservação.
“Nos últimos seis anos (2007-2012) os governos federal e estadual investiram cerca de R$ 40 milhões, somente através do IPAC, beneficiando bens culturais baianos com obras, restaurações e projetos diversos, mas nada adianta se os proprietários desses patrimônios e a população não entenderem que eles são partícipes ativos na proteção desses acervos que sintetizam a história e cultura do nosso povo para as futuras gerações”, diz Mendonça.