sábado, 4 de outubro de 2014

TEATRO TEM O MAIOR NÚMERO DE CADASTROS VALIDADOS PARA ELEIÇÃO DOS COLEGIADOS SETORIAIS DAS ARTES DA BAHIA

Pawlo Cidade é o atual presidente do Colegiado Setorial de Teatro

O Setorial de Teatro teve o maior número de cadastramentos graças à campanha do Colegiado Setorial de Teatro da Bahia

A Fundação Cultural do Estado da Bahia (FUNCEB), entidade vinculada à Secretaria de Cultura do Governo do Estado (SecultBA), divulgou resultado de validação do cadastramento de eleitores e candidatos que participarão das eleições dos Colegiados Setoriais das Artes da Bahia, a ocorrer de 16 de outubro a 4 de novembro, através de sistema online. No total, 634 pessoas se inscreveram, oriundas de 90 municípios baianos, das quais 550 atenderam aos pré-requisitos exigidos para integrar o processo. Tratam-se de cidadãos atuantes nas áreas de Artes Visuais, Audiovisual, Circo, Dança, Literatura, Música e Teatro, que se cadastraram também pela internet entre os dias 19 de agosto e 27 de setembro, período em que a chamada pública foi realizada. Os inscritos não aprovados podem apresentar recurso até o dia 10 de outubro. A lista com a situação da avaliação dos nomes cadastrados pode ser consultada no site das eleições: www.eleicao2014.colegiadossetoriaisbahia.com.br.

Os setores de Dança, Literatura, Música e Teatro ultrapassaram o número mínimo de eleitores e candidatos exigido para que as eleições se realizem: segundo a Portaria 257/2014, que estabelece as determinações sobre este processo eleitoral, publicada no Diário Oficial da Bahia em 19 de agosto de 2014 e disponível também no site, cada Colégio Eleitoral Setorial deve ter ao menos 30 cadastrados validados, sendo pelo menos 12 candidatos que concorrerão às seis vagas de titulares e seis vagas de suplentes de cada setor. Os setores de Artes Visuais, Audiovisual e Circo, no entanto, apesar de terem garantido o quórum de eleitores, estão com menos candidatos aprovados do que é necessário. Neste caso, o ajuste dos equívocos que excluíram candidaturas é ainda mais necessário. 

No Teatro, 149 pessoas fizeram cadastro – sendo 25 visando à candidatura –, tendo 126 validações, com 21 candidatos aprovados. "Estávamos preocupados com o número de inscritos quando saiu o quarto parcial de cadastros. Resolvemos então mobilizar os artistas de teatro para participar. Afinal, avançamos muito e retroceder agora seria desastroso. Temos candidatos bons que irão fortalecer ainda mais o colegiado," afirmou Pawlo Cidade, presidente do Colegiado Setorial de Teatro.


Fonte: Site da Funceb: www.funceb.ba.gov.br


sexta-feira, 3 de outubro de 2014

PRORROGADO CADASTRAMENTO DE ELEITORES E CANDIDATOS DO COLEGIADO SETORIAL DE MODA


O prazo de cadastramento para o Colegiado Setorial de Moda foi prorrogado até o próximo dia 05 de outubro, conforme publicação no Diário Oficial do último dia 30. Eleitores e candidatos  podem se inscrever através do site da Secretaria de Cultura da Bahia (SecultBA), no endereço www.cultura.ba.gov.br.

O Colegiado Setorial de Moda será composto por nove membros, sendo três do poder público, escolhidos pelo Secretário de Cultura, e seis da sociedade civil, eleitos através deste processo participativo.  A relação final de eleitores, candidatos e divulgação das propostas estará disponível no sistema online das eleições no próximo dia 09. A votação acontece no período de 10 de outubro a 03 de novembro de 2014. A publicação da primeira lista do setor de Moda está prevista para 08 de outubro através do site da Secretaria.

Colegiados Setoriais de Cultura da Bahia

O cadastramento de eleitores e candidatos para os Colegiados Setoriais de Cultura foi aberto pela SecultBA em 20 de agosto de 2014. Os novos colegiados, dez ao total, vão representar os setores de: Arquivos e memória, Bibliotecas, Culturas Afrobrasileiras, Culturas Indígenas, Culturas Populares, Design, Livro e leitura, Moda, Museus, e Patrimônio.  Em parceria com a sociedade civil, estão diretamente comprometidas com as eleições dos colegiados setoriais a Fundação Pedro Calmon (FPC), o Instituto do Patrimônio Artístico e Cultural da Bahia (IPAC), o Centro de Culturas Populares e Identitárias (CCPI), e a Superintendência de Promoção da Cultura (SUPROCULT).


Assessoria de Comunicação 
Secretaria de Cultura do Estado da Bahia – SecultBA
Tel – (71) 3103-3442
Adriana Jacob – (71) 9983-5278 - ascom.secultba@gmail.com
Rodrigo Lago – (71) 8265-0071 – lagorodrigo@gmail.com


quarta-feira, 1 de outubro de 2014

BIBLIOTECAS PÚBLICAS SERÃO REFERÊNCIA EM ACESSIBILIDADE


Até abril de 2015, dez bibliotecas públicas no país ganharão qualificação profissional, melhorias no acervo e novas tecnologias para que sejam totalmente acessíveis a pessoas com deficiência. O objetivo é que se tornem referência e multiplicadoras para as outras cerca de seis mil bibliotecas públicas do país. Com investimento de R$ 2,7 milhões, a iniciativa faz parte do edital do Ministério da Cultura (MinC) para garantir maior acesso à cultura. Serão beneficiadas instituições em todas as cinco regiões do país.

Segundo últimos dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), do censo de 2010, há, no Brasil, 45,6 milhões de pessoas com algum tipo de deficiência. O número representa 23,9% da população. A convenção das Nações Unidas sobre os Direitos das Pessoas com Deficiência garante o direito à cultura, ao lazer e ao entretenimento.

A Mais Diferenças, Organização da Sociedade Civil de Interesse Público (OSCIP), será responsável pela adequação das bibliotecas. O primeiro passo foi a elaboração de um diagnóstico geral das instituições. "Esse diagnóstico vai ajudar muito na segunda fase do projeto que já tem plano de ação: a formação e capacitação das equipes", explica Carla Mauch, coordenadora da Mais Diferenças e responsável pela execução do projeto. "Ficamos na biblioteca, conversamos com várias pessoas, desde secretário de cultura até usuários com deficiência, incluindo os funcionários", completa.

Após a qualificação profissional, a ação será dirigida a mudanças no acervo, tornando-os acessíveis. "A ideia é avançar. Não pensar somente no livro em Braille - que já está disponível em algumas bibliotecas - mas pensar também, por exemplo, no livro digital bilíngue (português e libras). Queremos também ampliar a acessibilidade a todos os públicos com deficiência, não apenas a visual', explica Carla Mauch.

Outra etapa do projeto consiste na aquisição de tecnologia assistiva, com recursos que permitam que as pessoas com deficiência tenham acesso ao conteúdo da biblioteca. Exemplos disso são as impressoras em braile, leitores de tela, teclados colmeia e aplicativos diversos.

Entre os grandes objetivos está também o de possibilitar a criação de redes entre profissionais, bibliotecas, setores culturais, políticas públicas federais e estaduais. Para Rosália Guedes, consultora do projeto, a troca de experiência e o trabalho em rede certamente contribuirão para a ampliação da acessibilidade nas bibliotecas.

A Mais Diferença quer montar um análise mais ampla sobre o tema. Para isso, elaborou um questionário direcionado a todas as bibliotecas e que servirá de base para a realização do Diagnóstico Nacional de Acessibilidade em Bibliotecas Públicas. A instituição também criará um site acessível com manual para as demais bibliotecas.

Com a pesquisa, o Sistema Nacional de Bibliotecas Públicas (SNBP) e a Mais Diferenças desenharão, ao fim do projeto, diretrizes nacionais para as políticas públicas de acessibilidade em bibliotecas públicas brasileiras. "Cada biblioteca foi ouvida na sua essência para construção de algo melhor: a inclusão de todas as pessoas. Nesse trabalho, vivi o Brasil de muitas diversidades. Encontrei muitas pessoas que trabalham pensando no outro, que trabalham para o outro. Há espaços maravilhosos em que a biblioteca pública cumprirá seu papel, que é o da democratização de acesso a informações e à cultura a todos os brasileiros", conta Rosália, sobre a primeira etapa do projeto.
Carla Mauch admite ser um projeto grande, ousado e desafiante. "Temos uma dívida histórica muito grande. O desafio é o país e a sociedade incorporar e assumir essas políticas em toda sua extensão", conclui.

Conheça as bibliotecas contempladas:
Biblioteca Pública Estadual Luis de Bessa (MG)
Biblioteca Pública Estadual Levy Cúrcio da Rocha (ES)
Biblioteca Pública Estadual Dr. Isaias Paim (MS)
Biblioteca Pública Estadual Estevão de Mendonça (MT)
Biblioteca Pública Municipal Professor Barreiros Filho (SC)
Biblioteca Pública do Estado do Paraná (PR)
Biblioteca Pública Estadual do Amazonas (AM)
Biblioteca Pública Estadual do Acre (AC)
Biblioteca Pública Benedito Leite (MA)
Biblioteca Pública do Estado da Bahia (BA)


Fonte: MinC 

terça-feira, 30 de setembro de 2014

SECULTBA DIVULGA ELEITORES E CANDIDATOS DOS COLEGIADOS SETORIAIS DE CULTURA AMANHÃ (01)


A Comissão Organizadora das Eleições dos Colegiados Setoriais de Cultura da Bahia realizou, entre os dias 29 e 30 de setembro, as reuniões para análise e validação dos cadastros de eleitores e candidatos do processo.  O resultado será divulgado pela Secretaria de Cultura do Estado da Bahia (SecultBA) nesta quarta-feira, 01 de outubro, em seu site (www.cultura.ba.gov.br). Aqueles com cadastro de eleitor ou registro de candidatura indeferido poderão recorrer à decisão no período de 02 a 06 de outubro. Os recursos devem ser encaminhados para o e-mail colegiadossetoriaisdecultura@yahoo.com.br. Já o setor de Moda teve o prazo de cadastramento prorrogado nesta terça-feira (30), em publicação do Diário Oficial do Estado. Eleitores e candidatos do setor ainda podem se inscrever através do site da SecultBA entre os dias 01 e 05 de outubro.

O cadastramento de eleitores e candidatos para os Colegiados Setoriais de Cultura foi aberto pela SecultBA em 20 de agosto de 2014. Os novos colegiados, dez ao total, vão representar os setores de: Arquivos e memória, Bibliotecas, Culturas Afrobrasileiras, Culturas Indígenas, Culturas Populares, Design, Livro e leitura, Moda, Museus, e Patrimônio.  Em parceria com a sociedade civil, estão diretamente comprometidas com as eleições dos colegiados setoriais a Fundação Pedro Calmon (FPC), o Instituto do Patrimônio Artístico e Cultural da Bahia (IPAC), o Centro de Culturas Populares e Identitárias (CCPI), e a Superintendência de Promoção da Cultura (SUPROCULT).

Cada Colegiado Setorial de Cultura será individualmente composto por nove membros, sendo três do poder público, escolhidos pelo Secretário de Cultura, e seis da sociedade civil, eleitos através deste processo participativo.  A relação final de eleitores, candidatos e divulgação das propostas estará disponível no sistema online das eleições no próximo dia 09. A votação acontece no período de 10 de outubro a 03 de novembro de 2014. A publicação da primeira lista do setor de Moda está prevista para 08 de outubro através do site.

Prazo de recursos – Validação Cadastramento de eleitores e candidatos
Colegiados Setoriais de Cultura da Bahia

Arquivos e memória | Bibliotecas | Culturas Afrobrasileiras | Culturas Indígenas | Culturas Populares | Design | Livro e leitura Museus | Patrimônio

Quando: 02 a 06 de outubro de 2014
Onde: Resultado no site (www.cultura.ba.gov.br), envio de recursos através do email colegiadossetoriaisdecultura@yahoo.com.br

Cadastramento de eleitores e candidatos 
Colegiado Setorial de Moda
Quando: 01 a 05 outubro de 2014
Onde: Através de sistema online disponível em www.cultura.ba.gov.br

Assessoria de Comunicação 
Secretaria de Cultura do Estado da Bahia – SecultBA
Tel – (71) 3103-3442
Adriana Jacob – (71) 9983-5278 ascom.secultba@gmail.com
Rodrigo Lago – (71) 8265-0071 – lagorodrigo@gmail.com



domingo, 28 de setembro de 2014

PRÊMIO FUNARTE DE TEATRO MYRIAM MUNIZ: RESULTADO DA PRIMEIRA ETAPA

Cena do espetáculo "Mar me quer" da Outra Cia de Teatro, vencedor do Myriam Muniz em 2010

A Fundação Nacional de Artes – Funarte divulgou, no dia 24 de março 2014, as listas de projetos habilitados e inabilitados a concorrer no edital do Prêmio Funarte de Teatro Myriam Muniz / 2014.
Acesse abaixo as relações

ATENÇÃO: Os números que constam na coluna inabilitados se referem ao item do edital que não foi atendido pelo proponente.



Conforme estabelece o edital, os candidatos não habilitados terão um prazo de dois dias úteis, a contar da publicação dessas listas, para interpor recursos à Comissão de Habilitação. Tais interposições deverão ser enviados para o endereço eletrônico teatro@funarte.gov.br. Porém não cabe a apresentação de documentos não enviados no momento da inscrição. É de total responsabilidade do proponente acompanhar a atualização dessas informações.
Sobre o edital

O Prêmio Funarte de Teatro Myriam Muniz/2014 vai contemplar 107 projetos em duas modalidades: (A) Circulação e (B) Montagem de Espetáculos ou Manutenção de Atividades Teatrais de Grupos e Companhias. As premiações variam de R$ 50 mil a R$ 150 mil, para todas as regiões do país. O investimento total é de R$ 10 milhões. Podem concorrer pessoas jurídicas, tais como produtoras artísticas, companhias ou grupos de todo o país.

O objetivo do programa é fomentar o desenvolvimento de atividades teatrais, incentivando a criação e a circulação de espetáculos, além de contribuir para a manutenção de grupos e companhias. A portaria que institui o Prêmio foi publicada no Diário Oficial da União, em 11 de julho de 2014.