Em parceria com a Fundação Nacional das Artes (Funarte), a
Secretaria de Cultura do Estado da Bahia (SecultBA), através da Diretoria de
Espaços Culturais (DEC), viabiliza a realização de oficinas, em Salvador e em
Vitória da Conquista, do Programa de Oficinas de Capacitação Técnica e
Artística em Artes Cênicas, que tem por objetivo qualificar profissionais que
se interessam por investigar seus próprios processos estéticos e para quem
trabalha na área de produção e gestão cultural. As inscrições são gratuitas e
estão abertas até 25 de novembro, através de formulário disponibilizado no blog
www.espacosculturais.wordpress.com. As vagas são limitadas e será feita seleção
dos participantes a partir das informações dadas no preenchimento da inscrição.
Em Salvador, o Centro Cultural Plataforma recebe a Oficina
de Honestidade Artística, facilitada por Jorge Alencar, artista que atua nos
campos da dança, cinema, teatro, curadoria, escrita e educação. A proposta
consiste no desejo de acessar as pulsões e fantasias artísticas mais íntimas de
cada participante. Em conversas francas e práticas de composição performativa,
a oficina estimula um processo de autoescavação criativa, problematizando
certos pares de oposição como profundo versus superficial, arte versus
entretenimento e profissional versus amador. A oficina é voltada para artistas
das diversas áreas, que desejem performar independentemente de suas habilidades
específicas. As aulas acontecerão entre os dias 28 de novembro e 2 de dezembro,
das 18h às 22h, com certificado de 20 horas.
Já a comunidade cultural ativa ao redor do Centro de Cultura
Camillo de Jesus Lima, em Vitória da Conquista, pode participar da oficina de
gestão e produção cultural O Avesso da Cena, ministrada pelo gestor cultural e
membro dos conselhos gestores do Galpão Cine Horto e da Casa do Beco, Romulo
Avelar (FOTO). Avelar é autor do livro de mesmo nome da oficina, que coloca em foco o
emaranhado técnico, administrativo, financeiro e político que dá suporte à cena
cultural brasileira. A formação tem como objetivo estimular o empreendedorismo,
discutir a sustentabilidades dos grupos locais e incentivar o desenvolvimento
de ações coletivas e colaborativas. Seu público-alvo são atores, produtores e
gestores culturais, como também estudantes de artes cênicas, comunicação,
administração e direito. As aulas se iniciam no dia 8 e vão até 11 de dezembro,
das 14h às 19h, também com certificado de 20 horas.
Para os artistas, esta é uma oportunidade de promover um
intercâmbio de conhecimentos e experiências. São ações que promovem encontros e
aproximam vivências diversas para o campo das artes cênicas em todas suas
modalidades, além de garantir um processo de qualificação da comunidade
artística local em diálogo com perspectivas mais diversas.
No formulário de inscrição, além das informações básicas, o
candidato deverá incluir seu currículo, como também uma carta de intenções. O
resultado da seleção será divulgado no dia 28 de novembro. Para mais
informações, contatar a DEC através do telefone (71) 3103-3278, ou pelo e-mail
diretoria.espacos@cultura.ba.gov.br.