sexta-feira, 13 de novembro de 2015

CANAVIEIRAS PROMOVE 2ª EDIÇÃO DO CURSO DE FORMAÇÃO DE GESTORES E AGENTES CULTURAIS

Prefeitura Municipal de Canavieira (foto: Ascom)
Depois de Buerarema e Camacã (9 a 13 de novembro) será realizado em Canavieiras, de 16 a 20 deste mês, o Curso de Formação de Gestores e Agentes Culturais, com ênfase em gestão orçamentária de projetos culturais. O Projeto é idealizado pela Universidade Estadual de Santa Cruz (Uesc), em parceria com a Prefeitura de Canavieiras, por meio da Secretaria da Cultura, e tem o objetivo de capacitar os agentes culturais do município, tendo em vista uma maior participação do território litoral sul nas políticas públicas culturais, editais e captação de recursos.

Para o professor Samuel Mattos, da Pró-reitoria de Extensão (Proex) da Uesc, em Canavieiras, o curso será especificamente sobre projeto, orçamento e gestão orçamentária. “Ter agentes culturais qualificados é sem dúvida nenhuma um passo muito importante para que a gente possa ter políticas públicas para a cultura no Brasil”, afirmou

Informa o Secretário Jorge Carvalho, que o curso se destina apenas às pessoas que já desenvolvem trabalhos na área de gestão de cultura (preferencialmente os que participaram da edição passada). “O objetivo é capacitar gestores e agentes culturais no Território Litoral Sul da Bahia, contribuindo assim para o fomento à produção cultural regional”, disse o secretário. Para a inscrição no curso são exigidos o ensino médio completo e ter vínculo com a área de cultura do seu município.

Este é o segundo ano que Canavieiras recebe o curso de Gestão Cultural. Na edição passada, o curso teve início com a apresentação o resultado das ações desenvolvidas pelo Ponto de Cultura da Uesc, no sentido de embasar e oferecer um diagnóstico da cultura na região. O Ponto de Cultura promove eventos de cunho cultural em música, dança, teatro e canto coral para a comunidade na qual a Universidade está inserida.


Entre os resultados esperados com o curso estão o aumento da qualidade e quantidade de projetos culturais na região; aumento do volume de recursos captados para a cultura regional; aumento dos postos de trabalho e da renda no campo da cultura; aumento do número de projetos contemplados através dos editais da Secult e outras fontes financiadoras da cultura; maior interação cultural entre os municípios do Território Litoral Sul da Bahia e outras áreas de abrangência da Uesc; e a melhoria na qualidade das ações de gestão da cultura no Território.

Fonte: Ascom/Canavieiras

terça-feira, 10 de novembro de 2015

ORDEM DO MÉRITO CULTURAL 2015 PREMIA 29 PERSONALIDADES E CINCO ENTIDADES CULTURAIS


Homenageado da noite, o poeta Augusto de Campos discursa durante a entrega da Ordem do Mérito Cultural 2015 (Foto: Lia de Paula)

Na noite dessa segunda-feira (9), o Palácio do Planalto, em Brasília, testemunhou momentos de poesia, música e manifestações culturais das mais diversas. A ocasião foi a cerimônia de entrega da maior condecoração da cultura brasileira, a Ordem do Mérito Cultural (OMC) 2015. Por cerca de 2h, foram prestadas homenagens e entregues as insígnias aos agraciados, divididas em três classes – Grã-Cruz, Comendador e Cavaleiro. O homenageado especial desta 21ª edição da OMC foi o ensaísta, poeta e tradutor brasileiro Augusto de Campos, um dos criadores do movimento nacional da poesia concreta.

A cerimônia contou com a presença da presidenta Dilma Rousseff e do ministro da Cultura, Juca Ferreira, que ficaram responsáveis pela entrega das condecorações. A presidenta enalteceu a importância de cada um dos premiados no desenvolvimento da cultura brasileira. "Vocês representam o melhor da nossa tradição e vanguarda. Vanguarda e tradição. Assim mesmo, tudo junto, tudo misturado na riqueza da nossa cultura".

O ministro Juca Ferreira ressaltou que a OMC revela a extensa e rica diversidade e a enorme variedade de talentos individuais e de ações coletivas que o País é capaz de produzir. "São muitos Brasis aqui presentes. Muitos, talvez, desconheçam a existência de outros, de tão plural que é a nossa natureza. Tão cheia de surpresas e revelações", destacou, durante seu discurso.

Juca Ferreira também enalteceu o homenageado da noite, o poeta Augusto de Campos. "O Ministério da Cultura do Brasil vem neste ato reconhecer o inestimado valor de sua produção para a cultura brasileira. Em mais de seis décadas, Augusto nos enriqueceu com poemas, livros, músicas e traduções", afirmou o ministro.  

NOS PRÓXIMOS DIAS IREMOS REMODELAR O BLOG E TRAZER NOVIDADES. AGUARDEM!

domingo, 8 de novembro de 2015

INVASÃO CULTURAL SELECIONOU 46 ARTISTAS DA MÚSICA BAIANA


A Multi Planejamento Cultural selecionou 46 artistas e grupos musicais selecionados para o projeto INVASÃO CULTURAL, que celebrará o Dia da Música – 22 de Novembro e dará visibilidade à produção musical de Salvador. A iniciativa tem o patrocínio da TIM, do Governo do Estado através do Fazcultura, mecanismo de patrocínio cultural das Secretarias de Cultura do Estado da Bahia (SecultBA) e da Fazenda (Sefaz).

Um total de 162 criadores se inscreveu na chamada pública, que contou com a curadoria dos produtores culturais Ana Paula Vasconcelos, Renata Hasselman e Alex Pinto. O INVASÃO CULTURAL vai se espalhar pelos bairros da Barra, Itapuã, Imbuí e Ribeira, oferecendo apresentações gratuitas para o grande público, numa grande festa que comemora a potência da música baiana. De acordo com Ana Paula Vasconcelos, sócia-diretora da Multi Planejamento Cultural, a curadoria se pautou por reunir propostas de diferentes estilos musicais e garantir uma programação bastante diversa, com trabalhos que mais experimentais, mas também a tradição do samba, do choro, passando pelo rock, hip hop e jazz.

Além dos nomes selecionados, a Multi Planejamento Cultural está definindo mais quatro artistas convidados, que irão enriquecer a programação, distribuindo nos quatro palcos do Invasão Cultural. Maiores informações no site:
http://www.multiplanejamento.com.br

Confira abaixo a lista de selecionados:

BARRA: Coro de Cor; Lívia Nery; R.A.L.L.; Thiago Trad - Bahia Experimental; Alex Mesquita; Playgrude; Ivan Sacerdote; Duo Sarabandy; Baía Voodoos; Quiprocuo de Dona Judite; DaGanja; Alexi Jazz.

RIBEIRA: Rafael Pondé; Menos Um no Quarteto; ÀTTØØXXÁ; Suinga; Ana Paula Albuquerque; Gabriel Rosário; Pietro Leal; Van der Vous; Grupo Gente do Choro; Júlio Caldas Trio; Nara Couto.

IMBUÍ: Dicionário Periférico; Fraternidade Maus Elementos; SSA-Som Soteropolitano Ambulante; Pastel De Miolos; Confraria Giramundo; Vince de Mira e o batuque do vigia; Lord Breu; Rodrigo Sestrem; Tabuleiro Musiquim; Ceguêra de Nó; Retro_Visor; Filipe Lorenzo.

ITAPUÃ: Álvaro Assmar & Eric Assmar; Sanitário Sexy; JosyAra; Moinho de Vento; Mōrena Dub; Toco Y Me Voy; Pradarrum; Kalu; Opanijé; Pedro de Rosa Morais; Taipa Trio.