sexta-feira, 29 de setembro de 2017

É HOJE!

SEMINÁRIO DE GESTÃO, CONSELHO E POLÍTICAS CULTURAIS: O LUGAR DA CULTURA NA GESTÃO PÚBLICA



A Orquestra Jovem Canto das Artes, (foto) da Fundação Movimento Canto Corais, do Município de Itapetinga abre as atrações culturais que irão saudar os participantes do primeiro seminário de Gestão, Conselho e Políticas Culturais do sul da Bahia. Tem ainda a apresentação do grupo de surdos de capoeira, coordenado pelo mestre Dimainha de Canavieiras e do grupo afro Batuka Gêge, de Ilhéus.

Em seguida, após a formação da mesa com autoridades, a especialista em Economia Criativa, doutora Cláudia Leitão faz a palestra de abertura do primeiro dia. Ao todo, cinco palestras, três rodas de conversa e um debate mobilizam 22 ativistas culturais que discutirão temas como Acessibilidade Cultural, Consórcio Cultural, Economia Criativa, Redes Colaborativas, Pontos de Cultura e Economia da Cultura. 

Cláudia Leitão

São palestrantes também Bernardo Novais da Mata Machado, cientista político, historiador e co-autor e articulador do Sistema Nacional de Cultura; Américo Córdula, de São Paulo; Rosa Rasuck do Espírito Santo; Claudiana Figueiredo de Ilhéus, Pawlo Cidade, André Rosa, Márcio Ângelo, Romualdo Lisboa, Cris Alves, Roberta Brandão, Danyelle Pimentel, Lula Dantas, Pedro Jatobá, Dr. Alessandro Fernandes, pró-reitor de Extensão da Universidade Estadual de Santa Cruz e muitos outros.

Gestão, Conselho e Políticas Culturais: o lugar da Cultura na Gestão Pública tem apoio cultural do SEBRAE e da PROEX/UESC, com apoio institucional da Secretaria Municipal de Cultura de Ilhéus, do Fórum de Agentes, Empreendedores e Gestores Culturais do Litoral Sul - FAEGSUL e da Córdula Responsabilidade Cultural, com colaboração da Video Play Digiral, Phoenix Eventos, Ilhéus FM, Hotel Britânia, Ilhéus Praia Hotel, Ilhéus Hotel, Restaurante Gabriela, Espaço Cultural Bataclan. A realização é da Comunidade Tia Marita e curadoria de Pawlo Cidade.

QUANDO?

Dia 29, das 18h00 às 21h30
Dia 30, das 8h00 às 12h00; 14h00 às 18h00
Dia 1, das 9h00 às 12h00; 14h00 às 17h00.

ONDE?

TEATRO MUNICIPAL DE ILHÉUS

QUANTO?

INSCRIÇÕES GRATUITAS.

quarta-feira, 27 de setembro de 2017

ESTÁTUA DE JORGE AMADO RECEBE REVITALIZAÇÃO DA PINTURA


Um dos monumentos mais fotografados de Ilhéus, a estátua do escritor baiano Jorge Amado, está passando por uma revitalização na sua pintura. Iniciou hoje (27), pelas mãos do artista plástico ilheense Beto Shaolin, um trabalho cuidadoso de remoção dos fungos e detritos de sujeira que estão impregnados na estátua, devido ao desgaste da ação do tempo. O serviço está sendo realizado em parceria com o restaurante Vesúvio que desde ontem (26), abriu as portas para o público.
"Jorge Amado é nosso escritor maior. Foi por ele e com ele que Ilhéus foi apresentada ao mundo. Tudo que fizermos ainda é pouco para fortalecer sua obra", reforça o gestor cultural, Pawlo Cidade.
A obra material está localizada em frete a Casa de Cultura que leva seu nome, e retrata o escritor usando chapéu, a tradicional gravata e uma bengala, retratando uma das últimas imagens de Jorge ainda em vida.
Fonte: Secom/Ilhéus

terça-feira, 26 de setembro de 2017

CULTURA, A CEREJA DO BOLO?

Bernardo Machado é um dos palestrantes do Seminário
Seminário de cultura promovido pela Comunidade Tia Marita é o maior da área já realizado no Território Litoral Sul. (Arte: Divulgação).
Não é raro nos depararmos com discursos e medidas que colocam e usam a cultura como um mero adereço para alavancar negócios, enriquecer destinos turísticos, valorizar marcas e empresas, entre outros. Nesse sentido, a cultura é sempre vista como uma espécie de “cereja do bolo”, aquele algo a mais que serve a outras demandas mais importantes, um acessório.
É com a intenção de contribuir para desmistificar essa ideia equivocada, que será realizado nos dias 29, 30 de setembro e 01 de outubro o Seminário “Gestão, Conselhos e Políticas Culturais: o lugar da cultura na Gestão Pública”, na cidade de Ilhéus.
A ideia é evidenciar a cultura como elemento crucial no desenvolvimento econômico dos municípios, é o que afirma Pawlo Cidade, ativista cultural, servidor público municipal de Ilhéus e curador do seminário.
Para além disso, o seminário objetiva também construir espaços de diálogo entre artistas, gestores culturais, pesquisadores, conselheiros de cultura, professores e interessados na área da cultura de todos os territórios de identidade da Bahia, visando fomentar um consórcio cultural entre os municípios da região.
“A Cultura sempre fica de fora dos planos de governo. Nunca é vista como elemento estratégico das ações governamentais. Nesse sentido, fizemos uma curadoria com foco na gestão da cultura, trazendo discussões, rodas de conversas e debates onde a cultura assume seu protagonismo e é apontada como política pública de excelência para os municípios da Bahia”, Ressalta Pawlo Cidade a respeito da importância do evento.
A programação do seminário conta com palestras, debates e rodas de conversa. Dentre os palestrantes e debatedores que virão a Ilhéus estão o cientista político e historiador Bernardo da Mata Machado; o ex-secretário da Identidade e Diversidade Cultural do Ministério da Cultura, Américo Córdula, e a socióloga Cláudia Leitão, uma das maiores especialistas em Economia Criativa do Brasil, entre outros articuladores culturais da região.
O Seminário “Gestão, Conselhos e Políticas Públicas” está sendo promovido pela Comunidade Tia Marita, com apoio institucional da Secretaria Municipal de Cultura de Ilhéus, da Córdula Responsabilidade Cultural e do Fórum dos Agentes, Empreendedores e Gestores Culturais do Território Litoral Sul (FAEG-SUL). Possui também o apoio cultural da Pró Reitoria de Extensão da UESC e do SEBRAE, além do apoio estrutural da Ilhéus FM, ITEIA, Restaurante Gabriela e Espaço Cultural Bataclan.

COMUNIDADE TIA MARITA

A Comunidade Tia Marita é uma organização da sociedade civil criada em 2008 por um grupo de teatro dirigido por Pawlo Cidade com o objetivo de prestar consultoria e assessoria na gestão cultural e em projetos culturais, sobretudo ligados às artes cênicas. Nos últimos três anos, produziu e executou diversos projetos, como o “Teatro Jovem: Desenvolvimento Pessoal e Social Através do Teatro”; “Seminário Teatro e Teatralidades: Conversas e convergências”; “Exposição Índios na Janela”; “Festival de Dança Itacaré: Ano VI”, entre outras ações.
programação_seminário.jpg
Programação de abertura conta com palestra da socióloga Dra. Cláudia Leitão com o tema: “O Papel Estratégico da Economia Criativa nas Políticas Públicas de Cultura dos Municípios”. (Arte: Divulgação).
Então, se você deseja participar deste seminário, corra! As inscrições se encerram amanhã (26) e devem ser feitas por meio de preenchimento do formulário virtual. O evento é gratuito e tem início no dia 29 de setembro, às 19h, no Teatro Municipal de Ilhéus. Para maiores informações, acesse o blog: www.gestaodacultura.blogspot.com
Fonte: I´MIDIA

segunda-feira, 25 de setembro de 2017

FLICA 2017 TRAZ PROGRAMAÇÃO DIVERSIFICADA PENSADA PARA AS CRIANÇAS



Desde 2013, as crianças têm lugar cativo dentro da programação da Festa Literária Internacional de Cachoeira (Flica), que este ano acontece entre os dias 05 e 08 de outubro na cidade localizada a 130km de Salvador. A Fliquinha é o espaço da garotada, com contações de histórias, bate-papos e apresentações teatrais e musicais, com curadoria de Mira Silva e Lilia Gramacho. 

Em 2017, como em todos os outros anos, a Fliquinha traz a literatura nas mais diversas plataformas, seja no cinema, no teatro e na música. Os autores e o livro possibilitarão às crianças revisitarem expressões narrativas como objetos de prazer, de ludicidade e de descoberta. Esta será a 5º edição do espaço que já faz parte da programação oficial da Flica. 

“Quando pensamos a programação, o nosso compromisso é atiçar a natureza curiosa infantil através de uma programação que amplia o conceito do livro, para o campo das multlinguagens, tendo como premissa um fio narrativo que invoca aquilo que temos mais singular: a nossa capacidade de imaginar” explica a Mira Silva. 

Este ano a Fliquinha apresenta o show “Pé de Maravilha”, projeto musical infantil do cantor Saulo, que mistura no repertório, clássicos infantis da música popular brasileira, aos cheiros e estímulos originários da floresta representada no palco por um jardim tropical. “É uma satisfação muito grande, ter um artista como Saulo na nossa programação, além de ele ser um grande nome da nossa música, no seu show, ele traz o universo da natureza e da música para as crianças, principalmente nesse mundo tão tecnológico”, completa a curadora.

Com mais de 20 atrações, nos quatro dias de evento, a criançada pode esperar muita contação de histórias, espetáculos teatrais e musicais, lançamento de livros, bate-papo com autores e muito mais. Orquestra Rumpilezzinho, Carolina Cunha, Antonio Moreno, Renato Moriconi, Iara Sydenstricker, Pablo Marutto, Renata Fernandes são alguns dos nomes nacionais e locais já confirmados para a programação.  Fliquinha acontece no Cine-Theatro Cachoeirano, prédio tombado pelo IPHAN – Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional. 

Flica 2017 -
 A sétima edição, que acontece entre os dias 5 e 8 de outubro, traz para o Recôncavo Baiano influentes nomes da literatura nacional e internacional, com programação para adultos e crianças. Em 2017, estão programados debates literários, lançamento de livros, exposições, apresentações artísticas, contações de histórias e saraus.

Todos os anos, escritores de diversos matizes se reúnem para debater e interagir com o público, que tem acesso gratuito a todas as atrações do evento. A festa costuma atrair mais de 20 mil visitantes a Cachoeira.
Uma novidade deste ano será a curadoria. O escritor e jornalista Tom Correia assume a função ocupada, em 2016, por Emmanuel Mirdad, um dos idealizadores e coordenador geral da Flica.