quinta-feira, 19 de janeiro de 2012

INSCRIÇÕES PARA CAPACITAÇÃO EM PROJETOS CULTURAIS DO MINC VÃO ATÉ FEVEREIRO


O Programa de Capacitação em Projetos Culturais, realizado pelo Ministério da Cultura, por meio da Secretaria de Fomento e Incentivo à Cultura (Sefic), e também pela Secretaria de Políticas Culturais (SPC), volta a oferecer, em 2012, suas oficinas presenciais. Estão abertas as inscrições para todos que quiserem participar da 1ª etapa do Programa – o curso de nivelamento a distância -, destinada àqueles que desejarem participar da seleção para as oficinas presenciais (2ª etapa), a serem realizadas nas cidades de Natal (RN), Petrolina (PE), Ilhéus (BA), Campina Grande (PB), Santarém (PA), Manaus (AM), Palmas (TO), Macapá (AP) e Florianópolis (SC). Para efetuar as inscrições, acesse a  página do Programa.

O Programa do MinC constitui-se de quatro etapas e é oferecido gratuitamente.  Seu objetivo é capacitar, de forma continuada, agentes culturais dos setores público e privado, com a finalidade de atender a demanda do setor cultural. Por meio dele há a difusão de conteúdos, práticas e abordagens que ofereçam base para a elaboração de projetos culturais alinhados às políticas públicas e com a consistência necessária a buscar parcerias e apoios diversificados. O projeto conta com a parceria do Serviço Social da Indústria (Sesi) e do Instituto Itaú Cultural (IC).

Aqueles que se inscreveram no curso de nivelamento para as localidades que foram abertas no ano passado e já finalizaram a 1ª etapa devem aguardar a seleção, que ocorrerá após o prazo limite estipulado para finalização do curso em 2012, para cada localidade. Os que não finalizaram terão oportunidade agora de retomar o curso de nivelamento. A única exceção é para os que se inscreveram para as localidades de Fortaleza (CE), Vitória da Conquista (BA) e Maceió (AL), abertas no ano passado, que devem seguir as instruções contidas aqui.

“Estamos retomando uma das oficinas mais produtivas, que estabelece uma aproximação ainda maior com os atuais e futuros proponentes. Acreditamos que, ao aprimorarem a elaboração de seus projetos, otimiza-se a utilização dos recursos públicos no setor”, disse o secretário da Sefic, Henilton Menezes, que pretende acompanhar e promover debates nos encontros.

Leia mais e também confira o calendário de inscrições e as datas das oficinas presenciais.

(Fonte: Sefic/MinC)

quarta-feira, 18 de janeiro de 2012

INSCRIÇÕES ABERTAS PARA DANÇA, TEATRO E CIRCO NO IBERESCENA


O Iberescena – Fundo de Ajuda para as Artes Cênicas Ibero-americanas abriu inscrições para a seleção de projetos de dança, teatro e circo. Podem se inscrever os residentes nos países membros, entre os quais o Brasil. O representante do programa no país é a Funarte.

Nesta edição, o Fundo destinará recursos a projetos de coprodução de espetáculos de teatro, dança e circo; ajuda a festivais, redes e circuitos; apoio a encontros e seminários voltados à formação na área de gestão e produção; e ajuda à criação dramatúrgica e coreográfica. Também serão destinados recursos a projetos especiais, conforme o estabelecido na reunião do Comitê Intergovernamental do Programa Iberescena, ocorrida em março de 2011, em Santo Domingo, na República Dominicana.

Mais informações sobre a convocatória podem ser obtidas no site www.iberescena.org/es. As inscrições ficam abertas até 13 de julho.
Iberescena - O Fundo de Ajuda para as Artes Cênicas Ibero-americanas foi criado em novembro de 2006, tendo como base as decisões adotadas pela Cúpula Ibero-americana de Chefes de Estado e Governo, celebrada em Montevidéu (Uruguai), relativas à execução de um programa de fomento, intercâmbio e integração das atividades de artes cênicas ibero-americanas.

O Fundo Iberescena é, atualmente, integrado por 11 países, que financiam o programa pela Secretaria Geral Ibero-americana. São eles: Argentina, Brasil, Colômbia, Chile, Costa Rica, Equador, Espanha, México, Perú, República Dominicana e Uruguai.

Os objetivos principais do programa são:
- Fomentar a distribuição, circulação e promoção de ibero-americanos.
- Incentivar as coproduções de espetáculos entre os órgãos públicos e/ou privados da cena ibero-americana e promover a sua apresentação no espaço cênico internacional.
- Promover a difusão de obras de autores ibero-americanos.
- Apoiar os espaços cênicos e os festivais Ibero-americanos, priorizando em sua programação, produções regionais.
- Favorecer o aperfeiçoamento profissional, nos setores de teatro e dança, principalmente no campo da produção e gestão.

*Com informações do site da Funarte

segunda-feira, 16 de janeiro de 2012

O ARTISTA ILHEENSE FRANKLIN COSTA LANÇA CAIXA DE CORDÉIS ESTA TERÇA EM ILHÉUS

Franklim Costa, no centro

Nesta terça-feira, dia 17, lançamento da caixa de cordéis do artista ilheense Franklin Costa, às oito da noite, na Casa dos Artistas. A caixa com nove títulos faz parte do projeto "Poesia popular para além do verso e da história", um dos ganhadores do Prêmio Mais Cultura de Literatura de Cordel – edição Patativa do Assaré, em 2011.

Franklin Costa, atualmente radicado em Pernambuco, traz para o lançamento uma montagem pernambucana, sob sua direção, da peça “O Fiscal e a Fateira”, teatro de Cordel de autoria de Équio Reis, baseada no Cordel “Discussão dum fiscal com uma fateira”, do paraibano José Costa Leite.

A caixa de Cordéis reúne nove títulos do autor, entre eles “O Homem que Pintou a Parede e A Mulher Chupou”, cordel que deu origem a peça “Pega Pa Capá”, montagem do Teatro Popular de Ilhéus que ficou em cartaz na cidade ao longo de cinco anos.

Serviço:

O que: lançamento de caixa de cordéis do artista ilheense Franklin costa
Quando: terça-feira, 17 de janeiro – 20 horas
Onde: Casa dos Artistas de Ilhéus
Como: sessão de autógrafos e apresentação da montagem pernambucana da peça “O Fiscal e a Fateira”, direção de Franklin Costa.
Contatos: 73 3634 6411 / 81 9702 9480  / 81 9615 3686

VEM AÍ O PROJOVEM ARTISTA


A Câmara dos Deputados analisa projeto que prevê a criação do Projovem Artista, com o objetivo de qualificar jovens na área. Pela proposta, do deputado Valadares Filho (PSB-SE), o Projovem Artista atenderá a jovens com idades entre 18 e 29 anos, que tenham concluído o ensino fundamental.

O projeto prevê a qualificação por meio da participação em cursos ministrados por entidades reconhecidas e altera a lei do Programa Nacional de Inclusão de Jovens, que criou o Projovem destinado a outras parcelas da população entre 18 e 29 anos, como o trabalhador e o que vive no campo.

O texto proposto por Valadares Filho inclui entre os beneficiários do programa os artistas e atletas e autoriza a União a lhes conceder auxílio financeiro de R$ 200 mensais. Os recursos serão provenientes do Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE), segundo estabelece a proposta.

Segundo o deputado, os recursos cedidos aos jovens são necessários para o pagamento de conservatórios e academias e para a compra de material.

O projeto tramita em caráter conclusivo e será examinado pelas comissões de Seguridade Social e Família; de Finanças e Tributação; e de Constituição e Justiça e de Cidadania.

*Com informações da Agência Câmara de Notícias