sábado, 30 de junho de 2012

CAPITÃES DO MORRO SERÁ REAPRESENTADO NO TEATRO MUNICIPAL



Em Agosto, nos dias 07 e 08, o espetáculo Capitães do Morro entra novamente em cartaz. As apresentações serão especiais para escolas, durante o período da tarde, e à noite para o público em geral. Mas, enquanto os Capitães do Morro não chegam, curtam duas cenas do espetáculo aqui. PARA OUVIR, DESLIGUE A RÁDIO NO FINAL DA PÁGINA APERTANDO O BOTÃO STOP.

quinta-feira, 28 de junho de 2012

PEC DA CULTURA É APROVADA EM SEGUNDO TURNO


O Plenário aprovou nesta terça-feira (26), em segundo turno, a Proposta de Emenda à Constituição (PEC) 416/05, que estabelece os princípios do Sistema Nacional de Cultura, como a ampliação progressiva dos recursos públicos para o setor. A proposta, de autoria do deputado Paulo Pimenta (PT-RS), foi aprovada por 326 votos a 1. A PEC será enviada para votação no Senado, também em dois turnos.

O texto aprovado é o substitutivo da comissão especial que analisou a PEC, assinado pelo relator, deputado Paulo Rubem Santiago (PDT-PE). O substitutivo inclui todos os órgãos governamentais, planos e sistemas de financiamento e de informações culturais na estrutura do Sistema Nacional de Cultura.

quarta-feira, 27 de junho de 2012

Parabéns Ilhéus!!!


Amanhã, 28 de junho, nosso município completa 478 anos de história e 131 anos de emancipação política. Nós, na Comunidade Tia Marita parabenizamos todos os cidadãos desta terra, desejando um futuro cheio de glórias e realizações, sobretudo na área cultural.

QUANDO UM PROBLEMA É UMA OPORTUNIDADE


“Toda oportunidade é originada de um problema?” Não, necessariamente. Mas, o inverso é sempre verdadeiro: “Todo problema é uma oportunidade.”
P.C.


Todo mundo tem um problema. Talvez, alguém, em algum lugar possa afirmar: “Eu não tenho problemas!” Bem, o simples fato de você não ter problemas já se caracteriza como um problema. Afinal, a falta dele já é um problema. Pode até parecer redundante, mas a questão é que a partir da identificação de um problema, ou seja, de uma situação que incomoda uma ou muitas pessoas nasce aí uma oportunidade.
Então, você pode perguntar: “Toda oportunidade é originada de um problema?” Não, necessariamente. Mas, o inverso é sempre verdadeiro: “Todo problema é uma oportunidade.” E é a partir dele que construímos um escopo para tentar resolvê-lo. Ou seja, fazemos projetos. Um projeto – segundo o professor Hermano Roberto – é, basicamente, a descrição dos recursos e dos passos necessários para se alcançar determinado objetivo. Isto quer dizer que, se todo problema é uma oportunidade, todo projeto tem por obrigação gerar um produto que, para o problema é a solução.
Quando você não consegue visualizar o produto, quando ele não é determinado, dificilmente será identificável e explicável para qualquer um. Veja o que diz o professor Hermano Roberto: “... Quando não ficam claras as etapas e como os recursos serão aplicados, talvez se tenha boas intenções, talvez se tenha ambições viáveis, mas não se tem um projeto. Ou, e isso é o mais comum no campo da cultura, tem-se um projeto incompleto, cuja chance de sucesso é diretamente proporcional ao grau de rigor alcançado em sua definição.”
Partindo desta premissa, comecei a esboçar meu Manual Mínimo Para a Elaboração de Projetos Culturais, com o intuito de compartilhar com os profissionais da Cultura as angústias, a identificação dos problemas, a consecução dos objetivos – que deve ser único e preciso, e o “produto”- aquilo que estará pronto quando o projeto terminar. Irei apontar uma linha de raciocínio, a partir de experiências na elaboração de projetos e oficinas de aperfeiçoamento, como construir um escopo de um projeto sem dificuldades, partindo apenas do princípio de que basta identificar o problema. Bem, é só aguardar.

Pawlo Cidade
Diretor Artístico
Comunidade Tia Marita

terça-feira, 26 de junho de 2012

ÚLTIMAS CULTURAIS


Ainda esta semana, a Fundação Cultural de Ilhéus estará lançando o Concurso Cultural "Reinvente Jorge Amado". Segundo o presidente da Fundaci, haverá premiação para as categorias Audiovisual, Texto (conto ou crônica) e Imagem (Ilustração). O patrocínio é da SKY. Vamos aguardar e conferir.


Nosso diretor artístico, Pawlo Cidade, é um dos cinquenta selecionados para compor a primeira turma do Curso de Formação de Faciliatadores em Elaboração de Projetos Culturais do Ministério da Cultura e Fundação Getúlio Vargas. Ele estará em Brasília, no período de 02 a 07 de julho para adquirir conhecimentos específicos na área. A Formação de Facilitadores é a 4a. e última etapa do Programa criado pelo MinC em 2009. Veja aqui a lista de todos os concluintes da Fase Avançada Online do Programa.

O poeta e advogado Geraldo Lavigne encontrou uma solução bacana para publicação de seu mais novo livro. Trata-se de uma plataforma de contribuição coletiva (conhecida no exterior como "crowdfunding"). O livro terá artigos de vários escritores do meu jurídico. Quem quiser contribuir é só acessar o site: http://catarse.me/pt/projects/722-o-debate-sobre-o-uso-das-leis



O espetáculo "Capitães do Morro", premiado na demanda espontânea do Fundo de Cultura do Estado da Bahia, eratravés da Secult, fará novas apresentações nos dias 07 e 08 de agosto de 2012, no Teatro Municipal de Ilhéus. As apresentações, além de fazer parte do Centenário do escritor Jorge Amado, serão direcionadas também à estudantes da rede pública e privada de ensino a partir da oitava série.


MinC lança publicação com as metas para a Cultura até o ano de 2020


Com o objetivo de traduzir as 53 metas do Plano Nacional de Cultura (PNC) para a sociedade brasileira, o Ministério da Cultura (MinC), por meio da Secretaria de Políticas Culturais (SPC), produziu uma publicação sobre o tema de forma didática e lúdica.
Neste trabalho, as metas são apresentadas com textos sintéticos e imagens que contribuem para sua compreensão.

Aprovadas em dezembro do ano passado, as metas foram construídas de forma coletiva, envolvendo a sociedade civil e todas as unidades do Sistema MinC.
O lançamento da publicação representa um importante passo na consolidação do Plano Nacional de Cultura. O material será disponibilizado em formato impresso e também em formato digital, para download no site do MinC.
Envio de exemplares

Para que a publicação atinja seus objetivos, serão enviados exemplares a todos os estados e municípios do país, aos conselhos de cultura, universidades, pontões de cultura e aos parlamentares das comissões e frentes de cultura do Senado Federal, da Câmara dos Deputados e das Assembleias Legislativas.

segunda-feira, 25 de junho de 2012

Bolsa Fundação Biblioteca Nacional / Funarte de Criação Literária



Em ação conjunta a Fundação Biblioteca Nacional – FBN e a Fundação Nacional de Artes – Funarte oferecem 30 bolsas voltadas à criação literária, em âmbito nacional, no valor de R$ 15 mil cada, para escritores iniciantes – que tenham no máximo dois livros de sua autoria publicados com ISBN. O objetivo do edital é promover o desenvolvimento de projetos de criação de romances, contos, crônicas, novelas e poemas.

O edital é voltado a pessoas físicas maiores de 18 anos, brasileiros natos ou naturalizados e estrangeiros, residentes no país há mais de três anos. Os projetos deverão ser desenvolvidos no prazo de seis meses.

Edital publicado no Diário Oficial da União Nº 117, de terça-feira, 19 de junho de 2012

Mais informações
E-mail: bolsacriacaoliteraria@bn.br
Identificar no assunto:
BOLSA BIBLIOTECA NACIONAL / FUNARTE DE CRIAÇÃO LITERÁRIA


domingo, 24 de junho de 2012

CENTRO CULTURAL BANCO DO BRASIL ABRE CONCURSO PARA TEXTOS TEATRAIS CURTOS



O Centro Cultural Banco do Brasil abriu seleção para textos teatrais curtos que irão integrar o programa Dramaturgias Urgentes. Sob a curadoria de Marici Salomão, o concurso prevê o envio de trabalhos de 20 minutos (de 8 mil a 12 mil caracteres, sem espaços).

A competição será realizada em quatro módulos, cujos temas serão lançados gradualmente. Para o primeiro, os interessados devem enviar textos sobre “A Nova Classe Média Brasileira: Os Emergentes”.

O Dramaturgias Urgentes propõe uma reflexão sobre a arte produzida hoje no país e inclui encontros com pensadores e criadores teatrais, além de oito noites de leituras dramáticas dos textos selecionados por uma comissão.

As inscrições são gratuitas e devem ser feitas até o dia 2 de julho.
Mais informações na página do programa.