quarta-feira, 27 de junho de 2012

QUANDO UM PROBLEMA É UMA OPORTUNIDADE


“Toda oportunidade é originada de um problema?” Não, necessariamente. Mas, o inverso é sempre verdadeiro: “Todo problema é uma oportunidade.”
P.C.


Todo mundo tem um problema. Talvez, alguém, em algum lugar possa afirmar: “Eu não tenho problemas!” Bem, o simples fato de você não ter problemas já se caracteriza como um problema. Afinal, a falta dele já é um problema. Pode até parecer redundante, mas a questão é que a partir da identificação de um problema, ou seja, de uma situação que incomoda uma ou muitas pessoas nasce aí uma oportunidade.
Então, você pode perguntar: “Toda oportunidade é originada de um problema?” Não, necessariamente. Mas, o inverso é sempre verdadeiro: “Todo problema é uma oportunidade.” E é a partir dele que construímos um escopo para tentar resolvê-lo. Ou seja, fazemos projetos. Um projeto – segundo o professor Hermano Roberto – é, basicamente, a descrição dos recursos e dos passos necessários para se alcançar determinado objetivo. Isto quer dizer que, se todo problema é uma oportunidade, todo projeto tem por obrigação gerar um produto que, para o problema é a solução.
Quando você não consegue visualizar o produto, quando ele não é determinado, dificilmente será identificável e explicável para qualquer um. Veja o que diz o professor Hermano Roberto: “... Quando não ficam claras as etapas e como os recursos serão aplicados, talvez se tenha boas intenções, talvez se tenha ambições viáveis, mas não se tem um projeto. Ou, e isso é o mais comum no campo da cultura, tem-se um projeto incompleto, cuja chance de sucesso é diretamente proporcional ao grau de rigor alcançado em sua definição.”
Partindo desta premissa, comecei a esboçar meu Manual Mínimo Para a Elaboração de Projetos Culturais, com o intuito de compartilhar com os profissionais da Cultura as angústias, a identificação dos problemas, a consecução dos objetivos – que deve ser único e preciso, e o “produto”- aquilo que estará pronto quando o projeto terminar. Irei apontar uma linha de raciocínio, a partir de experiências na elaboração de projetos e oficinas de aperfeiçoamento, como construir um escopo de um projeto sem dificuldades, partindo apenas do princípio de que basta identificar o problema. Bem, é só aguardar.

Pawlo Cidade
Diretor Artístico
Comunidade Tia Marita

Nenhum comentário: