sexta-feira, 10 de abril de 2015

ESPETÁCULO "PARTIDA", DE PAWLO CIDADE, ABRE PALCO GRAPIÚNA EM BUERAREMA COM CASA CHEIA

PARTIDA, foto: Lígia Callaz

O Projeto Palco Grapiúna chega em sua segunda etapa no Município de Buerarema. O espetáculo de estreia na noite de ontem, 10 de abril, foi o drama psicológico "PARTIDA", do dramaturgo e diretor artístico da Comunidade Tia Marita, Pawlo Cidade. 

Para a assessora de imprensa de Buerarema, Lígia Callaz, o Palco Grapiúna iniciou com pé direito em Buerarema. Com casa cheia, o drama psicológico intitulado "Partida" atraiu a atenção do público bueraremense. Com colagens e adaptações de clássicos do teatro, música e poesia, Pawlo Cidade, roteirista da peça, se utiliza da metalinguagem para abordar temas como o fazer artístico, a construção da loucura, o desconforto em estar em sociedade e o sofrimento sobre "a dor e a delícia de ser o que é", afirma Lígia que também assina as fotos desta matéria.

Na matéria de Lígia, no blog: www.macuconoticiasesporte.blogspot.com.br ela ainda diz: O público atento foi notado e elogiado pela produção do Palco Grapiúna, entendendo a estranheza que é, para a maioria, ir ao teatro não para gargalhar, mas para refletir a própria existência e lugar no mundo. "Temos trabalhado em prol da formação de público na região. Daí a importância de projetos como este", afirmou Pawlo Cidade, consultor de projetos culturais de Ilhéus e região.

PARTIDA, foto: Lígia Callaz

O Projeto Palco Grapiúna é uma realização da Comunidade Tia Marita e Saron Produções Artísticas, com apoio cultural da TV SANTA CRUZ, PROEX/UESC, lojas BURITI e CICON Construtora e Incorporada. E apoio das secretarias de Cultura de Ilhéus, Buerarema, Itajuípe, Ubaitaba e secretaria de assistência social de Uruçuca. O Palco Grapiúna prossegue em Buerarema hoje com o espetáculo "Teodorico Majestade - as últimas horas de um prefeito", amanhã, sábado, com "Sombras da Ouvidor" e "Virgens à Deriva" e domingo com "Um ator em busca de um texto", sempre às 20 horas.

segunda-feira, 6 de abril de 2015

TENDA TPI RECEBE MANUTENÇÃO E REABRE NA SEGUNDA QUINZENA


A programação da Tenda Teatro Popular de Ilhéus (TPI) estará suspensa nos próximos 15 dias, mas os trabalhos não irão parar. O espaço cultural vai baixar a lona para receber serviços de manutenção e prepara novidades para receber o público em seu retorno. “Neste ano, temos muitas atividades especiais para celebração dos 20 anos do TPI. Planejamos diversas surpresas para aqueles que já acompanham nosso trabalho e ainda queremos atrair uma nova plateia”, adiantou a coordenadora de teatro, Tânia Barbosa.
            
Nos últimos dias, foram retirados materiais e desmontados equipamentos e estruturas internas da Tenda TPI a fim de baixar a lona a partir desta semana. Entre as adequações que serão realizadas, estão serviços de limpeza, pintura, manutenção e troca do cordoamento. A previsão é que a manutenção seja concluída em até 10 dias. “Essa requalificação do espaço visa não apenas o conforto do público, que poderá desfrutar de um ambiente ainda mais agradável, mas também a comodidade dos artistas que vêm se apresentar”, explica o coordenador administrativo, Antônio Melo.

Inaugurada há dois anos, a Tenda TPI é administrada pelo Teatro Popular de Ilhéus, que loca a estrutura do Circo Show Brasil. Sua programação regular é mantida através do Programa de Apoio a Instituições Culturais de Ações Continuadas, do Fundo de Cultura da Bahia. Além de apresentações de teatro, dança e música, o local disponibiliza uma biblioteca aberta à visitação, oferecendo ainda cursos e oficinas artísticas.

O espaço cultural ainda possui um programa de fidelidade, o Cartão TPI, que oferece meia-entrada em todas as atividades e tratamento personalizado. Os titulares do cartão têm descontos em produtos e nos seguintes estabelecimentos comerciais: Lanchonete Praça do Mestre, Pizzaria Pinocchio, Livraria Papirus, Restaurante La In e Discovery Idiomas. Para aderir ao programa, basta preencher um cadastro e pagar uma taxa anual. Como contrapartida, as empresas interessadas em fechar parceria têm suas logomarcas divulgadas na programação impressa e no espaço cultural.