terça-feira, 13 de junho de 2017

ILHÉUS DEVE ASSINAR ACORDO DE COMBATE ÀS INJUSTIÇAS SOCIAIS

Foto: Secom/Ilhéus
Com a realização do grupo Povos Tradicionais e o apoio da Prefeitura de Ilhéus, aconteceu neste sábado(10), o primeiro encontro de promoção da igualdade racial, no auditório do CEEP, antigo colégio estadual, no Malhado. Representantes indígenas, quilombolas e autoridades municipais debateram temas de afirmação social. O evento serviu para discutir as politicas publicas de inclusão racial na conjuntura democrática do país. Com a participação do prefeito Mário Alexandre, as entidades presentes solicitaram apoio no combate às injustiças sociais, raciais e as intolerâncias religiosas.
Além de discutir políticas públicas de promoção da equidade racial desenvolvidas na cidade, o objetivo era firmar futuros convênios e parcerias com o município. De acordo com o gestor de cultura da Secult, Pawlo Cidade o município precisa criar um sistema de igualdade racial para intermediar ações, que visem garantir os direitos constitucionais dos povos indígenas e quilombolas. “Cada vez mais precisamos fortalecer as politicas publicas de cultura, sobretudo da igualdade racial, para isso é necessário estimular as culturas populares, identidárias, e criar uma relação direta com o sistema de igualdade racial nacional e do estado” explicou.
Fortalecimento - Segundo Pawlo, só assim pode fortalecer as politicas afirmativas sociais e, a partir disso, imprimir ações mais concretas em Ilhéus em benéfico da igualdade racial. Na oportunidade, o prefeito declarou seu apoio à comunidade tradicional e destacou a importância do encontro para o município. Para fortalecer a implementação de ações afirmativas, o prefeito se comprometeu em assinar um termo que inclui o município na luta pelo combate da injustiça social e racial, além da intolerância religiosa.
Esse termo irá contribuir para ações mais concretas no combate a desigualdade, fortalecendo a luta pelo direito a igualdade de todos. “Assinamos o termo de adesão dos municípios culturais,que de certa forma contribui para esse trabalho, reafirmo trabalhar contra as injustiças sociais, contra a discriminação dos povos de terreiro, contra a discriminação racial” destacou.
Palestras e eventos culturais - Além das palestras, o evento contou com apresentações culturais. Às 9 horas aconteceu a palestra sobre “Racismo institucional”, ocorrendo intervenções da plateia. Já às 13h30min os trabalhos recomeçaram com o tema “Extermínio da juventude negra e indígena”, com debate; e às 15 horas, teve inicio a palestra sobre “Enfrentamento à violência contra as mulheres”. Às 16h30min, o evento foi encerrado.

Fonte: Secom/Ilhéus

segunda-feira, 12 de junho de 2017

PROJETO ARTE NA ESCOLA SERÁ REALIZADO NO GRUPO ESCOLAR DA BARRA

Promover a integração, a espontaneidade e autoestima dos educandos através das oficinas de Canto e Artesanato, este é o objetivo do Projeto Arte na Escola que será desenvolvido pela Comunidade Tia Marita no período de julho a novembro no Grupo Escola da Barra, em Ilhéus. O público alvo são estudantes do ensino fundamental do 3º e 4º anos. O projeto será financiado com recursos do Programa Mais Cultura nas Escolas.

Imagem meramente ilustrativa

Na opinião do coordenador do projeto,  Pawlo Cidade, "as oficinas de arte, associadas ao programa pedagógico, auxiliam no processo de ensino-aprendizagem na escola. É uma oportunidade para a criança se expressar, aprimorar suas habilidades interpessoais e aprender a trabalhar em grupo. A música e o artesanato contribuem para a expansão do repertório cultural do educando e melhora indiscutivelmente o desempenho escolar".

Expressar-se e saber comunicar-se, possibilitar a percepção, a imaginação, a emoção, a sensibilidade e a reflexão ao realizar e fruir, são alguns dos resultados no trabalho das oficinas de arte na escola. “O aluno, em situações de aprendizagem, precisa ser convidado a se exercitar nas práticas de aprender a ver, observar, ouvir, atuar, tocar e refletir sobre elas” , estabelece o Plano Curricular de Arte - PCN. "A arte, através das oficinas de vivência atuam neste sentido. Daí a ideia do Projeto Arte na Escola: “Canto e Prazer”, com a oficina de Canto e de Arte em Papel, " conclui Pawlo Cidade.



SERVIÇO
O QUÊ? Projeto Arte na Escola: Canto e Artesanato
QUANDO? De julho a novembro de 2017
ONDE? Grupo Escolar da Barra
PÚBLICO ALVO: Estudantes do 3º e 4º anos do ensino fundamental
QUANTO? Gratuito.