sábado, 6 de agosto de 2016

FOMENTO À CULTURA NO INTERIOR SERÁ DISCUTIDO NO III FÓRUM DE CONSELHEIROS

Pawlo Cidade e Carlos Paiva

A cidade de Feira de Santana, no território Portal do Sertão, receberá conselheiros e conselheiras de cultura de diversas regiões do estado nos dias 09 e 10 de agosto, no Centro de Cultura Amélio Amorim, para o III Fórum de Conselheiros de Cultura da Bahia. Organizado pelo Conselho Estadual de Cultura, o evento abordará temas como o fomento à Cultura no âmbito municipal e como os conselhos podem contribuir com a gestão do setor em suas cidades. A programação está inserida no III Encontro de Política e Gestão Culturais da Bahia, organizado pela Secretaria Estadual de Cultura (SecultBA). 

As inscrições para o fórum podem ser feitas até o dia 8 de agosto, por meio de formulário eletrônico disponível no site oficial do evento (clique e acesse). Na terça-feira, dia 09, o fórum será das 15h30 às 17h. O conselheiro Pawlo Cidade, integrante do Conselho Estadual de Cultura, trará contribuições ligadas ao papel dos Conselhos Municipais nas políticas públicas. Em seguida, o gestor e pesquisador Carlos Paiva ministrará a palestra “Fomento à cultura no município: oportunidades e desafios”.

Com a experiência de quem atuou na área de fomento tanto na SecultBA como no Ministério da Cultura (MinC), Paiva acredita ser fundamental debates nessa área com a participação de conselheiros e conselheiras de cultura. “O financiamento das políticas culturais é um dos principais desafios às políticas municipais de cultura. Pensar as oportunidades de desenvolvimento de mecanismos de fomento no âmbito municipal que garantam parte deste financiamento, assim como entender as oportunidades que os mecanismos estadual e federal oferecem, permitem ao conselheiro de cultura colaborar para o desenvolvimento destes temas em seu território”, afirma Paiva.


PLANO DE AÇÃO – Na quarta-feira, dia 10, o evento acontece das 14h30 às 17h. O presidente do Conselho Estadual de Cultura, Márcio Ângelo Ribeiro, fará a mediação do debate centrado no fortalecimento do Fórum dos Conselheiros de Cultura da Bahia. “Nosso desafio é tornar os Conselhos Municipais instâncias que dialoguem entre si e com o Conselho Estadual de Cultura. Os conselhos têm de ser órgãos propositivos para gestões municipais, buscando autonomia da política pública de cultura municipal. É pela troca de experiências que enriquecemos nossa atuação e servimos de inspiração para que novos conselhos sejam implantados em cidades do interior”, pontua. 

O presidente assegura que o diálogo será conduzido a partir de duas vertentes. A primeira delas é a necessidade de criação da coordenação estadual do Fórum de Conselheiros de Cultura da Bahia, que deverá elaborar o regimento interno da instituição. A segunda é uma proposta de capacitação de conselheiros e conselheiras municipais de cultura. “Na ocasião, será importante também sistematizar as discussões feitas nos dois encontros anteriores, além de apontar desafios e caminhos à realização do IV Fórum de Conselheiros de Cultura da Bahia”, finalizou. 

SERVIÇO
O que: III Fórum de Conselheiros de Cultura da Bahia
Quando: 09 e 10 de agosto
Onde: Centro de Cultura Amélio Amorim, em Feira de Santana


terça-feira, 2 de agosto de 2016

SECULTBA DISPONIBILIZA VÍDEOS TUTORAIS PARA PROPONENTES DOS EDITAIS SETORIAIS 2016



As inscrições para os 23 editais permanecem abertas até o dia 15 através do Sistema de Informações e Indicadores em Cultura


A Secretaria da Cultura da Bahia (SecultBA) preparou três vídeos tutoriais para auxiliar o público a enviar as propostas para os Editais Setoriais do Fundo de Cultura 2016 . Os vídeos são: “Como se cadastrar no Clique Fomento”, “Como cadastrar uma proposta” e “Preenchendo o formulário”, nos quais é possível acompanhar o passo a passo para utilizar o Sistema de Informações e Indicadores em Cultura (SIIC). Trata-se de mais um canal disponibilizado pela secretaria para sanar dúvidas e democratizar o acesso aos editais a todos os interessados. Os vídeos podem ser acessados diretamente no canal da SecultBA no Youtube (www.youtube.com/plugcultura), através do site da secretaria (www.cultura.ba.gov.br) ou agora no blog:



Os 23 editais abertos somam um total de mais de R$ 31 milhões para apoio a projetos culturais de toda a Bahia. As inscrições seguem até o dia 15 de agosto, mas é sugerido ao proponente não deixar para enviar a proposta no último dia, quando dificuldades devido ao acúmulo de acessos ao sistema poderão dificultar o envio da mesma.