sábado, 5 de julho de 2014

PRÓXIMA REUNIÃO DO FAEGSUL SERÁ EM ITAJUÍPE


O Fórum de Agentes, Empreendedores e Gestores Culturais do Território Litoral Sul da Bahia - FAEG-Sul, convida a todos os fazedores e todas as fazedoras de cultura para a reunião de Julho. Venha estimular a geração de ideias, a troca de informações e conhecimentos voltados para interesses da arte e cultura.
Pauta/Programação

Ø  Abertura: Fala inspiradora;
Ø  Apresentação cultural;
Ø  Conselho Territorial de Cultura;
Ø  Elaboração de Documento para cobrar a reabertura do CCAF; 
Ø  Articulação dos Pontos de Cultura do Território Litoral Sul junto às reuniões do FAEG-Sul;
Ø  Implementação da Câmara Temática de Cultura - Território Litoral Sul;
Ø   Audiência Pública para consulta ao Plano Setorial de Culturas Afro Brasileiras;
Ø  Informes;
Ø  O que ocorrer.

O que: Reunião FAEG-Sul
Quando: 10 de julho de 2014
Município: Itajuípe.
Local: Casarão da Praça.
(Praça  Vereador José Adry, Cento).
Horário: 09:00



terça-feira, 1 de julho de 2014

DIA DO ESCRITOR SERÁ COMEMORADO NA ACADEMIA DE LETRAS DE ILHÉUS

Jorge Amado - 1912-2001

“Escritores são todos aqueles que com sabedoria proporcionam o despertar da imaginação de milhares de pessoas. É através de suas histórias que formamos opiniões, refletimos sobre coisas e também conseguimos estimular nossa criatividade abrindo pensamentos para novos espaços e tempos.” Com este pensamento a Academia de Letras de Ilhéus homenageia no próximo dia 25 de julho o Dia Nacional do Escritor através do encontro “Café com o Escritor”.

A partir das 18h00, diversos escritores do Município e da região irão debater sobre as dificuldades na produção literária, as estratégias de venda e de leitura e o prazer da leitura e da escrita. O Dia do Escritor foi criado a partir da década de 60, através de João Peregrino Júnior e do saudoso confrade Jorge Amado, quando realizaram o I Festival do Escritor Brasileiro, organizado pela União Brasileira de Escritores, a que os dois eram presidente e vice-presidente, respectivamente.

A pedagoga Jussara de Barros afirma que o escritor é, também, o “criador de imagens, personagens, fantasias, que nos leva a navegar pelas histórias de vidas reais ou inventadas, solvendo as palavras.”Jorge Amado salientou que o escritor verdadeiro é aquele que escreve sobre o que ele viveu.” Prova disso são suas obras que projetaram Ilhéus para a Bahia e para o mundo.

O Café com o Escritor é aberto a todos os escritores, poetas, cordelistas, cronistas, colunistas, repentistas, resenhistas e articulistas de Ilhéus e de toda a região. Também estarão presentes as Academias de Letras de Canavieiras e Itabuna.

segunda-feira, 30 de junho de 2014

VALENÇA SEDIARÁ A ABERTURA DO SEMINÁRIO DRAMATURGIA E CONTEMPORANEIDADE

Valença

A produção da segunda edição do projeto Teatro e Teatralidade começa a se solidificar nos Municípios sede do seminário: Valença, Itabuna e Porto Seguro. Em Valença, o seminário dá início às discussões no dia 18 de julho, a partir das 14 horas, no Centro de Cultura Olívia Barradas, sob a coordenação de Otávio Motta e apoio de Ricardo Lemos. Já em Itabuna o evento acontece no Teatro Zélia Lessa e os preparativos para o dia 19 de julho, no sábado, estão por conta de Eva Lima, administradora do Teatro, e Hans Muller, diretor e produtor de teatro.

Em Porto Seguro, último Município do encontro, Rod Pereira é o responsável pelas articulações e produção local. Na primeira edição do evento, realizado em abril de 2013, o seminário trouxe como resultado a certeza de que cada vez mais devemos propor ações coletivas e fomentar, estruturar, formar, produzir e proteger a memória do Teatro. Agora, nesta nova edição em formato de bolso a ideia é discutir e polarizar a cena baiana contemporânea, isto é, falar sobre espetáculos, encenadores, dramaturgos, grupos e ideias que marcaram o nosso teatro nos últimos dez anos. O primeiro momento, pela tarde, com um embasamento teórico de primeira linha, atualizado, e com análises e interpretações que confirmam o talento do professor Sérgio Coelho Borges Farias, doutor da Escola de Teatro da UFBA, que nos ensinará a ler as teatralidades que eclodem nas montagens da capital baiana e do recôncavo, na apresentação da palestra “Dramaturgia e Contemporaneidade: Teatro e Teatralidade,” tema do encontro.

O segundo momento, pela noite, o professor e dramaturgo Pawlo Cidade, especialista em projetos culturais pela Fundação Getúlio Vargas e Ministério da Cultura, irá provocar os presentes ao apresentar os procedimentos multifacetados que caracterizam o trabalho dos encenadores-criadores, sobretudo do sul da Bahia, quando de sua transposição para um projeto cultural ao concorrerem em editais setorizados. Daí a palestra “O que é mais importante: a ideia ou o projeto?”

O seminário surge num momento em que a fragilidade das concepções cênicas levadas aos palcos sulbaianos e a diminuta quantidade de projetos da região inscritos no edital setorial de Teatro, revela-se preocupante numa região caracterizada pela promoção de festivais, encontros e montagens teatrais das mais diversas.

O seminário “Dramaturgia e Contemporaneidade: Teatro e Teatralidade,” será realizado durante três dias, em três cidades do Macroterritório 1: Dia 18/07/2014 – em Valença, no Centro Cultural Olívia Barradas; dia 19/07/2014 – Itabuna, no Teatro Zélia Lessa e dia 20/07/2014, no Centro Cultural de Porto Seguro.

Podem participar produtores, professores de teatro, pesquisadores, atores, atrizes, técnicos, diretores e grupos e companhias de teatro que residem nestas cidades e em cidades circunvizinhas. O seminário, vencedor do prêmio Calendário das Artes, da Fundação Cultural do Estado da Bahia, Secretaria de Cultura, Governo do Estado da Bahia, é promovido pela Associação Comunidade Tia Marita e todos os participantes terão direito a certificado. Mais informações no blog:



domingo, 29 de junho de 2014

X ENCONTRO DE ESTUDOS MULTIDISCIPLINARES EM CULTURA


Interessados em participar do X Encontro de Estudos Multidisciplinares em Cultura (ENECULT) já podem efetuar o pagamento da inscrição para o evento. O procedimento deve ser feito através do site www.enecult.ufba.br até 18 de agosto. As inscrições terão preços promocionais até 14 de julho. Comemorando dez anos de realização, o ENECULT reunirá entre os dias 27 e 29 de agosto, pesquisadores, professores, estudantes de graduação e pós-graduação e demais profissionais vinculados ao campo da cultura.

O evento contará com palestras, mesas-redondas, minicursos, sessões de trabalho, lançamento de livros e festa de confraternização. Para fazer a inscrição, é necessário acessar o site com as informações do login e senha, clicar em “Atualização de inscrição” e avançar até a opção de gerar o boleto bancário (GRU). Os proponentes que tiveram artigos selecionados devem pagar o valor referente à inscrição até o dia 14 de julho para viabilizar a apresentação de seus trabalhos.

O ENECULT é uma realização do Centro de Estudos Multidisciplinares em Cultura (CULT),  Programa Multidisciplinar de Pós-Graduação em Cultura e Sociedade (Pós-Cultura), Instituto de Humanidades, Artes e Ciências Professor Milton Santos (IHAC) e Faculdade de Comunicação (FACOM), instituições vinculadas à Universidade Federal da Bahia (UFBA).

Serviço:

O que: Inscrições abertas para o X Encontro de Estudos Multidisciplinares em Cultura.
Quando: até 18 de agosto.
Onde: pelo site www.enecult.ufba.br
Realização: CULT/Pós-Cultura/IHAC/FACOM/UFBA.
Telefone: (71) 3283-6198.