segunda-feira, 30 de junho de 2014

VALENÇA SEDIARÁ A ABERTURA DO SEMINÁRIO DRAMATURGIA E CONTEMPORANEIDADE

Valença

A produção da segunda edição do projeto Teatro e Teatralidade começa a se solidificar nos Municípios sede do seminário: Valença, Itabuna e Porto Seguro. Em Valença, o seminário dá início às discussões no dia 18 de julho, a partir das 14 horas, no Centro de Cultura Olívia Barradas, sob a coordenação de Otávio Motta e apoio de Ricardo Lemos. Já em Itabuna o evento acontece no Teatro Zélia Lessa e os preparativos para o dia 19 de julho, no sábado, estão por conta de Eva Lima, administradora do Teatro, e Hans Muller, diretor e produtor de teatro.

Em Porto Seguro, último Município do encontro, Rod Pereira é o responsável pelas articulações e produção local. Na primeira edição do evento, realizado em abril de 2013, o seminário trouxe como resultado a certeza de que cada vez mais devemos propor ações coletivas e fomentar, estruturar, formar, produzir e proteger a memória do Teatro. Agora, nesta nova edição em formato de bolso a ideia é discutir e polarizar a cena baiana contemporânea, isto é, falar sobre espetáculos, encenadores, dramaturgos, grupos e ideias que marcaram o nosso teatro nos últimos dez anos. O primeiro momento, pela tarde, com um embasamento teórico de primeira linha, atualizado, e com análises e interpretações que confirmam o talento do professor Sérgio Coelho Borges Farias, doutor da Escola de Teatro da UFBA, que nos ensinará a ler as teatralidades que eclodem nas montagens da capital baiana e do recôncavo, na apresentação da palestra “Dramaturgia e Contemporaneidade: Teatro e Teatralidade,” tema do encontro.

O segundo momento, pela noite, o professor e dramaturgo Pawlo Cidade, especialista em projetos culturais pela Fundação Getúlio Vargas e Ministério da Cultura, irá provocar os presentes ao apresentar os procedimentos multifacetados que caracterizam o trabalho dos encenadores-criadores, sobretudo do sul da Bahia, quando de sua transposição para um projeto cultural ao concorrerem em editais setorizados. Daí a palestra “O que é mais importante: a ideia ou o projeto?”

O seminário surge num momento em que a fragilidade das concepções cênicas levadas aos palcos sulbaianos e a diminuta quantidade de projetos da região inscritos no edital setorial de Teatro, revela-se preocupante numa região caracterizada pela promoção de festivais, encontros e montagens teatrais das mais diversas.

O seminário “Dramaturgia e Contemporaneidade: Teatro e Teatralidade,” será realizado durante três dias, em três cidades do Macroterritório 1: Dia 18/07/2014 – em Valença, no Centro Cultural Olívia Barradas; dia 19/07/2014 – Itabuna, no Teatro Zélia Lessa e dia 20/07/2014, no Centro Cultural de Porto Seguro.

Podem participar produtores, professores de teatro, pesquisadores, atores, atrizes, técnicos, diretores e grupos e companhias de teatro que residem nestas cidades e em cidades circunvizinhas. O seminário, vencedor do prêmio Calendário das Artes, da Fundação Cultural do Estado da Bahia, Secretaria de Cultura, Governo do Estado da Bahia, é promovido pela Associação Comunidade Tia Marita e todos os participantes terão direito a certificado. Mais informações no blog:



Nenhum comentário: