terça-feira, 1 de julho de 2014

DIA DO ESCRITOR SERÁ COMEMORADO NA ACADEMIA DE LETRAS DE ILHÉUS

Jorge Amado - 1912-2001

“Escritores são todos aqueles que com sabedoria proporcionam o despertar da imaginação de milhares de pessoas. É através de suas histórias que formamos opiniões, refletimos sobre coisas e também conseguimos estimular nossa criatividade abrindo pensamentos para novos espaços e tempos.” Com este pensamento a Academia de Letras de Ilhéus homenageia no próximo dia 25 de julho o Dia Nacional do Escritor através do encontro “Café com o Escritor”.

A partir das 18h00, diversos escritores do Município e da região irão debater sobre as dificuldades na produção literária, as estratégias de venda e de leitura e o prazer da leitura e da escrita. O Dia do Escritor foi criado a partir da década de 60, através de João Peregrino Júnior e do saudoso confrade Jorge Amado, quando realizaram o I Festival do Escritor Brasileiro, organizado pela União Brasileira de Escritores, a que os dois eram presidente e vice-presidente, respectivamente.

A pedagoga Jussara de Barros afirma que o escritor é, também, o “criador de imagens, personagens, fantasias, que nos leva a navegar pelas histórias de vidas reais ou inventadas, solvendo as palavras.”Jorge Amado salientou que o escritor verdadeiro é aquele que escreve sobre o que ele viveu.” Prova disso são suas obras que projetaram Ilhéus para a Bahia e para o mundo.

O Café com o Escritor é aberto a todos os escritores, poetas, cordelistas, cronistas, colunistas, repentistas, resenhistas e articulistas de Ilhéus e de toda a região. Também estarão presentes as Academias de Letras de Canavieiras e Itabuna.

Nenhum comentário: