sábado, 26 de agosto de 2017

ILHÉUS, NA BAHIA, RECEBE SEMINÁRIO ESTADUAL DE GESTÃO, CONSELHOS E POLÍTICAS CULTURAIS



O cientista político e historiador Bernardo da Mata Machado, o ex-secretário da Diversidade Cultural do MinC, Américo Córdula e a socióloga Cláudia Leitão, uma das maiores especialistas em Economia Criativa do Brasil estarão em Ilhéus para participar do Seminário “Gestão, Conselhos e Políticas Públicas: O lugar da Cultura na Gestão Pública” promovido pela Comunidade Tia Marita, em parceria com o SEBRAE, a UESC, o FAEGSUL e apoio institucional da Secretaria Municipal de Cultura de Ilhéus e da Córdula Responsabilidade Social.
São também palestrantes com foco na Economia da Cultura e nos pontos de cultura da Bahia: Dr. Alessandro Fernandes, pró-reitor da UESC; Claudiana Figueiredo, diretora regional do Sebrae; Pedro Jatobá, do ITEIA de Pernambuco e Cris Alves, especialista em Acessibilidade Cultural de Salvador.
Os debates serão mediados por Sandro Magalhães, Superintendente de Promoção Cultural da Secult/BA; Emílio Tapioca, presidente do Conselho Estadual de Cultura; Kuka Mattos, Coordenador de Relações Institucionais da Funceb, ladeados de outros nomes da cultura baiana, a exemplo de lideranças regionais como Maria Auréa de Souza, de Canavieiras; Lula Dantas, de Itabuna e Victor Aziz que mostrarão que a Cultura, há muito, “deixou de ser a cereja do bolo para ocupar posição estratégica no desenvolvimento econômico dos Municípios”, salienta Pawlo Cidade, curador do seminário.
Entre os principais objetivos do seminário estão: Produzir debates esclarecedores sobre gestão cultural e conselhos de cultura, construir espaços de diálogo entre os municípios e participantes com vistas a execução de um consórcio cultural, eliminar dúvidas sobre a criação, execução e funcionamento do Sistema de Cultura, fomentar o empreendedorismo cultural regional e conscientizar sobre a importância da Economia Criativa para a cadeia produtiva regional. Artistas, gestores culturais, pesquisadores, conselheiros de cultura, professores, interessados na Cultura podem participar.

As inscrições começam dia 01 de setembro, através do blog: www.gestaodacultura.blogspot.com O seminário tem início no dia 29 de setembro, às 19h, no Teatro Municipal de Ilhéus  e termina no dia 01 de outubro. 

sexta-feira, 25 de agosto de 2017

SecultBA INICIA CAPACITAÇÃO PARA PROJETO DE MAPEAMENTO NA ESCOLA CULTURAL DE ITABUNA


Estudantes do Colégio Modelo Luís Eduardo Magalhães, em Itabuna, serão os primeiros a participar da construção de um Mapa Cultural do Município. A ação elaborada pela Secretaria de Cultura do Estado da Bahia especialmente para o Programa Escolas Culturais, lançado em julho pelo Governo do Estado, teve seu pontapé inicial na terça-feira passada (22), quando a SecultBA promove uma capacitação voltada para os profissionais  e alunos do colégio que assumirão as próximas etapas.
O objetivo do projeto é incluir o estudante como parte integrante e ativa na consolidação do Programa Escolas Culturais, incentivando a participar do mapeamento das manifestações, artistas e equipamentos culturais da cidade. Os alunos irão participar de oficina de capacitação e vão ajudar a alimentar um mapa online, que servirá também como um banco de dados de artistas, meios de comunicação, espaços e manifestações culturais que poderão interagir com a escola no decorrer do projeto, num fluxo em que tanto os estudantes serão estimulados a ir até eles, fomentando um primeiro contato com a comunidade cultural ao redor da escola, quanto os grupos envolvidos poderão ser convidados para atividades nas dependências da instituição.
Através do projeto, os alunos aprenderão mais sobre a transversalidade da cultura em sua própria região e serão capacitados sobre a utilização de ferramentas de georreferenciamento como meio para a participação ativa na organização da cultura no município.
A SecultBA monitorará todo o processo, através do contato direto com a escola e com os agentes culturais envolvidos. A ação deve ser expandida futuramente para outros colégios e municípios, conforme a abertura das novas escolas culturais planejadas pelo Governo do Estado.
Escolas Culturais – o projeto Escolas Culturais tem a proposta de fortalecer e dinamizar as escolas, por meio da cultura, em benefício da comunidade. O lançamento aconteceu no último dia 27 de julho, em Itabuna, e foi marcado por uma grande festa, realizada no Colégio Modelo Luís Eduardo Magalhães, a primeira unidade de ensino a receber a iniciativa, que chegará, inicialmente, a 85 escolas, localizadas em 85 municípios de todos os Territórios de Identidade. As Escolas Culturais vão oferecer atividades nas áreas de dança, arte literária, música e audiovisual. O projeto é uma iniciativa do governo do estado, através das secretarias estaduais da Educação, de Cultura (SecultBA), de Justiça, Direitos Humanos e Desenvolvimento Social (SJDHDS).

COMENTÁRIO DO BLOG: Boa iniciativa da Secult/BA. Os estudantes devem ser peças fundamentais na construção de uma política pública de Cultura. Ajudar no cadastramento de artistas vai aproximar mais a educação da produção e manifestação cultural local.

Fonte: 
Assessoria de Comunicação - Secretaria de Cultura do Estado da Bahia – SecultBA
Telefone: (71) 3103-3442 / 3452

terça-feira, 22 de agosto de 2017

FESTIVAL LATINO-AMERICANO DE TEATRO DA BAHIA - FILTEBAHIA TERÁ EDIÇÕES TAMBÉM EM ILHÉUS NA TENDA DO TEATRO POPULAR

Romeo y Julieta

Espaços teatrais de Salvador e Ilhéus recebem o Festival Latino-Americano de Teatro da Bahia – FilteBahia 2017, que celebra seus dez anos. Organizado pelo Coletivo Oco Teatro Laboratório, o festival promove a  apresentação de espetáculos de artes cênicas da Argentina, Chile, Uruguai, Colômbia, Bolívia e do Brasil sendo Ceará, São Paulo e Bahia, além de performances, laboratórios-oficina e residências. O evento ocorre de 28 de agosto a 06 de setembro, com apoio financeiro do Fundo de Cultura, através do edital de eventos calendarizados, coordenado pelas secretarias da Fazenda e de Cultura do Estado da Bahia.

Os espaços que recebem o festival em Salvador são Passeio Público, Teatro Castro Alves (foyer e sala principal), Teatro Vila Velha, Teatro Gregório de Mattos, Martim Gonçalves, Molière, Xisto Bahia, Centro Cultural Plataforma e Espaço Cultural Barroquinha. Em Ilhéus, será na Tenda Popular de Ilhéus.  Os ingressos serão vendidos a preços populares, com valores de R$ 20,00 (inteira) e R$ 10,00 (meia).

FilteBahia 2017 realiza também laboratórios-oficina e residências, o VI Colóquio Internacional Cênico da Bahia, em parceria com o Programa de Pós-Graduação em Artes Cênicas da Ufba-PPGAC e o O NORTEA- Núcleo de Laboratórios Teatrais do Nordeste, a IV Plataforma Internacional Cênica da Bahia e  Os Encontros Dramaturgias, organizado pelo Oco Teatro Laboratório, com a produção e realização da Carranca Produções Artísticas e Aude Produções.  

Pariré . Foto Gilsergio Botelho

28 de agosto a 01 de setembro – O VI Colóquio Internacional Cênico da Bahia, em parceria com o Programa de Pós-Graduação em Artes Cênicas da Ufba-PPGAC, traz pesquisadores de vários países e os coloca junto a pesquisadores nacionais e locais, para debater o tema “O Treinamento do Ator”, através de palestras, bate-papos e desmontagens de processos artísticos.

01 a 03 de setembro - No Xisto Bahia e no Teatro Vila Velha no NORTEA- Núcleo de Laboratórios Teatrais do Nordeste grupos e coletivos de criadores se juntam para compartilhar uma residência conduzida por criadores/pesquisadores convidados.

02 a 06 de setembro - A IV Plataforma Internacional Cênica da Bahia, fará uma mostra de produções locais para programadores de festivais nacionais e internacionais.

Os Encontros Dramaturgias acontecem no dia 03 de setembro com destacados dramaturgos nacionais e internacionais como Santiago Sanguinetti-Uruguai, Luciano Maza-São Paulo, Santiago Serrano-Argentina, Gil Vicente Tavares-Bahia.

O GALO Foto Dôra Almeida

Fundo de Cultura do Estado da Bahia (FCBA) – Criado em 2005 para incentivar e estimular as produções artístico-culturais baianas, o Fundo de Cultura é gerido pelas Secretarias da Cultura e da Fazenda. O mecanismo custeia, total ou parcialmente, projetos estritamente culturais de iniciativa de pessoas físicas ou jurídicas de direito público ou privado. Os projetos financiados pelo Fundo de Cultura são, preferencialmente, aqueles que apesar da importância do seu significado, sejam de baixo apelo mercadológico, o que dificulta a obtenção de patrocínio junto à iniciativa privada. O FCBA está estruturado em 4 (quatro) linhas de apoio, modelo de referência para outros estados da federação: Ações Continuadas de Instituições Culturais sem fins lucrativos; Eventos Culturais Calendarizados; Mobilidade Artística e Cultural e Editais Setoriais. Para mais informações, acesse: www.cultura.ba.gov.br

SERVIÇO:

FilteBahia 2017
Data: de 28 de agosto a 06 de setembro
Locais: Passeio Público, Foyer do Teatro Castro Alves, palco principal do Teatro Castro Alves, Teatros Vila Velha, Teatros Gregório de Mattos, Martim Gonçalves, Molière, Xisto Bahia, Centro Cultural Plataforma e Espaço Cultural Barroquinha, em Salvador, na Tenda Popular de Ilhéus, em Ilhéus.