sexta-feira, 3 de março de 2017

ITAPÉ SERÁ O PRIMEIRO MUNICÍPIO CONTEMPLADO PELO PROJETO FAEG-SUL ITINERANTE




O projeto levará as reuniões mensais do fórum para dez municípios do Território Litoral Sul da Bahia, promovendo a integração entre os atores culturais da região.



Itapé receberá a primeira etapa do projeto de integração cultural do Fórum de Agentes, Empreendedores e Gestores Culturais do Território Litoral Sul (FAEG-Sul), no próximo dia 9 de março. A programação começa com encontro entre os membros do fórum e comunidade, às 9 horas, no Clube da Melhor Idade, seguido de palestra sobre empreendedorismo cultural e mostra cultural. Das 13 às 16 horas, acontecem as oficinas de Contação de Histórias, ministrada pela psicopedagoga Mírian Oliveira, no mesmo clube, e de Sistema Municipal de Cultura, dirigida pelo especialista em Gestão Cultural, Pawlo Cidade, na Câmara Municipal. As inscrições para as oficinas estão abertas até 7 de março, na internet, pelo endereço http://faegsulba.blogspot.com.br/p/inscricao-oficinas.html


O Projeto FAEG-Sul Itinerante contempla dez municípios do Território Litoral Sul e se estende até dezembro de 2017. A programação inclui oficinas de Literatura de Cordel, Contação de Histórias, Teatro, Música, Audiovisual e de Elaboração de Projetos, além de Roda de Conversa sobre Cidadania Cultural e palestras sobre Sistema Municipal de Cultura, Gestão Cultural e Patrimônio. No decorrer da programação, será realizado também um diagnóstico cultural, para aprofundar e sistematizar os potenciais de cada município, cujo conteúdo final será disponibilizado na internet.


O presidente do FAEG-Sul, Victor Aziz, explica que “o projeto itinerante pretende, por meio das reuniões, compartilhar conhecimentos sobre empreendedorismo, economia criativa e o trabalho em rede, entre os agentes culturais, empreendedores, gestores e todos que fazem cultura nos 26 municípios do Território Litoral Sul." A proponente do projeto, atriz e produtora cultural, Eva Lima, destaca sua importância e abrangência para os artistas da região. “É com honra e alegria que avançamos no formato iniciado em 2009 com a criação do fórum, até então tocado com recursos próprios e agora contemplado por edital do Governo da Bahia. Tenho certeza de que contribuirá para a melhoria das práticas culturais no território” enfatiza.


O projeto é financiado pelo Governo do Estado, (Edital Nº 24/Territórios Culturais), por meio do Fundo de Cultura, Secretaria da Fazenda e Secretaria de Cultura da Bahia. Com apoio institucional da Prefeitura Municipal de Itapé, Secretaria Municipal de Educação e Diretoria de Cultura, da Associação dos Municípios da Região Cacaueira – Amurc e da Pró-Reitoria de Extensão da Universidade Estadual de Santa Cruz – Proex/Uesc.


Santa Luzia será o próximo município contemplado pelo projeto, no dia 13 de abril, com a reunião mensal do FAEG-Sul e oficinas de formação artístico-cultural. Em seguida, Itapitanga (11 de maio), Mascote (8 de junho), Almadina (13 de julho), São José da Vitória (10 de agosto), Maraú (14 de setembro), Pau Brasil (19 de outubro), Jussari (9 de novembro) e Itajú do Colônia (14 de dezembro).


quinta-feira, 2 de março de 2017

GOVERNO DO ESTADO LIBERA R$ 15 MILHÕES PARA O PROGRAMA FAZCULTURA


O Governo do Estado, através das secretarias da Fazenda (Sefaz) e de Cultura (Secult), destina para o Programa Fazcultura R$ 15 milhões, no exercício financeiro de 2017, por meio de incentivos fiscais. 

Segundo Matias Santiago, superintendente de Promoção Cultural em exercício, a assinatura do decreto pelo governador Rui Costa reafirma o compromisso da Secult em dar continuidade ao programa. “O Fazcultura é uma das principais ferramentas de incentivo à cultura do estado e tem conseguido aproximar patrocinadores e projetos culturais consolidados, fruto de um trabalho de comunicação junto aos proponentes que acessam o programa”.

Em breve, o secretario de Cultura, Jorge Portugal, vai publicar ato convocatório do Programa Fazcultura 2017 para apresentação de propostas via Sistema de Informações e Indicadores em Cultura.

FAZCULTURA – Parceria entre a Secult e a Sefaz, o mecanismo integra o Sistema Estadual de Fomento à Cultura, composto também pelo Fundo de Cultura da Bahia. O objetivo é promover ações de patrocínio cultural por meio de renúncia fiscal, contribuindo para estimular o desenvolvimento cultural da Bahia, ao tempo em que possibilita às empresas patrocinadoras associar sua imagem diretamente às ações culturais que considerem mais adequadas, levando em consideração que esse tipo de patrocínio conta atualmente com um expressivo apoio da opinião pública.