sábado, 17 de setembro de 2011

SEGUNDA TEM SOPA CULTURAL!



A ACATE – Associação Cultural Amigos do Teatro tem promovido nas quinzenas de cada mês, A Sopa Cultural – evento que reúne diversos artistas itabunenses, persoalidades e convidados das cidades circunvizinhas para trocar ideias, se confraternizarem e sobretudo discutir projetos e propostas na área cultural.

Para a próxima segunda (19), estará em pauta o resultado do V Fórum de Dirigentes Municipais  de cultura da Bahia, na qual a ACATE esteve representada pela diretora de comunicação Eva Lima, que irá falar sobre o conteúdo da reunião e principalmente sobre o encontro que teve com a diretora da FUNCEB  Nelhe Frank, com o Secretário de Cultura Albino Rubim e Frederico Lustosa do IPHAN.

Na pauta ainda estão elencados a XI Edição do Mercado Cultural, que vai acontecer pela primeira vez no sul da Bahia, fazendo parte do Projeto Irmão Jorge 100 Anos Amado, idealizado  pela ACODECC, ACARI e ACATE, com o patrocínio da Prefeitura Municipal de Itabuna e o I Festival  Estudantil  de Curtas Digitais , que está inserido no projeto Pátria Amada, da Secretaria de Educação de Itabuna

Convidados para degustar a deliciosa Sopa, gentilmente oferecida pelo Bar Experimenta, estão: Wenceslau Júnior – vereador itabunense; Ederivaldo Benedito-jornalista; a bailarina Paula Mendes, o coreógrafo e fotógrafo Luciano Aguiar, os representantes do Núcleo Cuidar, Claudia e Odorico (que farão uma explanação sobre as atividades da Associação) e a arte educadora Verônica Botelho. Eles serão recepcionados pela voz harmoniosa de Jaffet Ornellas e a poesia fecunda do Clube dos Poetas.

A Sopa Cultural é uma realização da ACATEem parceria com o Bar Experimenta, sob a coordenação de Aroldo Amorim. A Sopa é de graça, mas há uma arrecadação filantrópica de um quilo de alimento que nesta segunda será destinada ao Núcleo Cuidar.

SERVIÇO:
O que? Sopa Cultural
Quando? Segunda, 19/09
Horário? Experimenta Bar
Quanto? 01 kg de alimento não perecível.

sexta-feira, 16 de setembro de 2011

EDITAL VERÃO CÊNICO ABERTO



A Fundação Cultural do Estado da Bahia (FUNCEB), unidade da Secretaria de Cultura do Estado (SecultBA), inscreve até 27 de outubro propostas para o edital Temporada Verão Cênico, uma iniciativa inédita que vai selecionar espetáculos de teatro, com temática livre, para compor uma extensa programação a ser realizada entre dezembro deste ano e fevereiro de 2012, na capital e no interior da Bahia. O texto do edital, bem como seus anexos, está disponível no site da FUNCEB (www.funceb.ba.gov.br) e da SecultBA (www.cultura.ba.gov.br).

O projeto Temporada Verão Cênico é um ação conjunta com o Centro de Culturas Populares e Identitárias, da SecultBA, e visa a estimular a difusão, a diversidade, a acessibilidade e a atuação em rede do teatro baiano. Assim, durante o verão 2011/2012, montagens cênicas, artistas e grupos vão apresentar ao público, com ingressos gratuitos ou ao valor de R$ 1, uma mostra da produção teatral contemporânea da Bahia.

Para tanto, a FUNCEB consolidou parceria com 10 espaços culturais do estado: na capital, estão o Espaço Xisto Bahia, Sala do Coro do TCA, Teatro Gamboa Nova, Teatro Módulo e Theatro XVIII; no interior, fazem parte o Centro de Cultura Amélio Amorim (Feira de Santana), Centro de Cultura Antônio Carlos Magalhães (Jequié), Centro de Cultura Camillo de Jesus Lima (Vitória da Conquista), Centro de Cultura de Porto Seguro e o Centro de Cultura Olívia Barradas (Valença).

quinta-feira, 15 de setembro de 2011

ESCRITOR ILHEENSE NA FLICA


Ubiratan Castro, Pawlo Cidade, Silvino Bastos

Pawlo Cidade é um dos escritores convidados para participar da Festa Literária Internacional que acontece no município de Cachoeira na Bahia, no período de 11 a 16 de outubro de 2011. Cerca de 33 escritores do Brasil e do exterior participam das 16 mesas compostas pelo curador Aurélio Schommer. Entre as principais atrações da Festa está o escritor Fernando Morais, autor de “A Ilha” e “Olga”, romancista dos melhores. Ele será uma das estrelas da mesa de abertura da Flica, dia 11, juntamente com Miguel Sanches Neto e Raquel Cozer.

Pawlo Cidade participa da Mesa 02, às 10h00, ao lado do professor e historiador Ubiratan Castro e do escritor Silvino Bastos, sob a mediação de Nildon Pitombo. Juntos debaterão o tema: “Paradidáticos e sua Importância para a Educação”

Pawlo Cidade é escritor e pedagogo por formação, é membro da Academia de Letras de Ilhéus e possui oito livros publicados, no segmento infanto-juvenil. Seu último lançamento é o audiolivro “O Tesuro Perdido das Terras do Sem Fim” (Via Litterarum / 2010). Ator, produtor, dramaturgo e diretor de teatro, possui 27 espetáculos montados, e é membro da Sociedade Brasileira de Autores Teatrais desde 2004. Produtor cultural, é especialista em projetos culturais pela UESC e consultor de políticas públicas para a arte e a cultura em vários municípios do Litoral Sul da Bahia. Colunista do jornal Diário de Ilhéus, concebeu e coordenou diversos projetos em Arte-Educação pelo município de Ilhéus. Mantém o blog: www.comunidadetiamarita.blogspot.com


 Acesse o site oficial e veja toda a programação: www.flica2011.com.br 

quarta-feira, 14 de setembro de 2011

Começa na próxima quarta...


II Musa recebe inscrições de curtas-metragens



A II Mostra Universitária Salobrinho de Audiovisual, MUSA, está com inscrições abertas para curtas-metragens universitários de todo o Brasil até o dia 30 de setembro, para concorrer na mostra competitiva. A MUSA, que se configurou como o primeiro evento de audiovisual universitário do sul da Bahia, vai acontecer de 25 a 27 de outubro na Universidade Estadual de Santa Cruz, UESC.

Os curtas-metragens inscritos devem ser enviados em DVD ou pen drive e ter duração de até 20 minutos. A seleção dos vídeos da II MUSA será realizada pela curadoria do evento, composta por integrantes de reconhecida atuação no segmento artístico e obedecendo aos critérios de originalidade, criatividade e qualidade técnica.


Serviço:

O que: II Mostra Universitária Salobrinho de Audiovisual (MUSA) recebe inscrições para mostra competitiva de curtas-metragens de todo o Brasil.

Quando: Inscrições até o dia 30 de setembro.  O evento será realizado de 25 a 27 de outubro.

Onde: Universidade Estadual de Santa Cruz (UESC – sul Bahia).

Como se inscrever: vide informações e regulamento no site www.mostramusa.com

Realização: Núcleo de produções Artísticas (NúProArt) e Panorâmica Produções