sexta-feira, 1 de setembro de 2023

CENTRO DE CULTURA ADONIAS FILHO SERÁ REINAUGURADO NESTE SÁBADO (02), EM ITABUNA

 

Cerimônia contará com a presença do governador Jerônimo Rodrigues e do secretário de Cultura, Bruno Monteiro; Programação artística terá exposições, apresentações de dança e teatro, e shows da Orquestra de Câmara Opôs, Cijay e Alinne Rosa 

 

Construído em 1986, o Centro de Cultura Adonias Filho passou por uma ampla requalificação e será reinaugurado para a comunidade artística e cultural, e toda a população de Itabuna e do território Litoral Sul, neste sábado, dia 02 de setembro. A cerimônia de reinauguração contará com a presença do governador Jerônimo Rodrigues e do secretário de Cultura Bruno Monteiro, e terá uma extensa programação cultural e festiva com shows, exposições e apresentações artísticas de diversos artistas e grupos culturais.  

Com investimentos de R$ 5,7 milhões, o espaço cultural é um dos mais importantes do território foi completamente modernizado. Agora, o Adonias Filho conta com sistemas modernos de elétrica e de climatização, novos telhados e forros, nova pintura, esquadrias e pavimentação, a estrutura cênica e técnica também foi modernizada, e foi feito o paisagismo na área externa, além da adequação do espaço às normais mais atuais de acessibilidade e de segurança. 

“Sabemos da importância desse equipamento cultural para o Litoral Sul e para a Bahia. Desde o início do governo assumimos a responsabilidade de concluir essa reforma e devolver à comunidade e aos agentes culturais o Adonias Filho completamente requalificado e modernizado para que a população possa ocupar, produzir e movimentar o cenário cultural de toda a região. Em Itabuna, terra de Jorge Amado, Cyro de Mattos, Rui Póvoas e de tantos outros importantes artistas baianos, o Centro de Cultura Adonias Filho tem o objetivo de potencializar e fortalecer ainda mais os saberes e fazeres culturais da Bahia”, afirma o secretário de Cultura Bruno Monteiro. 

Programação – A partir das 17h terá início uma feira de artesanato e produtos da agricultura familiar na área externa. Um cortejo artístico saíra da Praça do Ò, às 18h30, com Guilda Cacilda e o Grupo de Palhaçaria, grupo Charanga da Alegria e fanfarra escolar, além de apresentações de samba de roda, maculelê e capoeira com o grupo de Capoeira Raça. 

Em seguida, o público poderá adentrar o espaço para conferir exposições no foyer e salas multiuso. Na Sala Zélia Lessa acontecerá uma exposição sobre a vida e obra de Adonias Filho, esse importante escritor, jornalista e crítico nascido em Ilhéus que dá nome ao espaço. Eleito para a cadeira nº 21 da Academia Brasileira de Letras, Adonias Filho é conhecido por seus romances inspirados na cultura e história da região cacaueira da Bahia. Já na sala multiuso 2, acontece uma exposição de fotografias de Sebastião Salgado, e no foyer, será aberta a exposição “Bicentenário da Independência da Bahia no Brasil” ao som de Jan Costa que apresenta show de voz e violão. 

A programação continua com atividades nas salas multiuso e sala de espetáculos com apresentação de “Samba de Gafieira” do grupo Cia de Dança Alessandro Garcia, apresentação teatral com Guilda Cacilda e Hanns Müller, Orquestra de Câmara Opôs com o maestro Pablo Shaul e Davidson Viana, grupo Afro Dilazenze, e a performance “Gueto” dos estudantes do curso de teatro do Centro Estadual de Educação Profissional do Chocolate Nelson Schaun. Encerrando as festividades de reabertura, a partir das 21h30, acontecem shows de Cijay e da cantora Alinne Rosa, no anfiteatro. 

Centro de Cultura Adonias Filho é um dos 17 espaços culturais gerido pela Secretaria de Cultura do Estado em toda a Bahia através da Diretoria de Espaços Culturais, órgão da Superintendência de Desenvolvimento Territorial da Cultura. Ocupando uma área de 13 mil metros quadrados, o equipamento cultural conta com uma Sala de Espetáculos com 297 poltronas e seis lugares para cadeirantes, além de camarins e banheiros; três Salas Multiuso que comportam ensaios, oficinas, workshops e pequenos eventos para até 110 pessoas; um Foyer/Galeria para exposições, audições musicais e recepções; um Anfiteatro na área externa que comporta até 2 mil pessoas; além de dois anexos e um coreto. 

 

SERVIÇO 

O que: Reinauguração do Centro de Cultura Adonias Filho 

Quando: 02 de setembro (sábado), a partir das 17h 

Onde: Rua Isolina Guimarães, 508 - Centro, Itabuna 

 

 

PROGRAMAÇÃO 

 

17h - Área externa 

Mini feira de artesanato e da agricultura familiar 

 

18h30 - Cortejo (saída Praça do Ò)Guilda Cacilda - Grupo de Palhaçaria;  

Fanfarra Escolar; 

Grupo “Charanga da Alegria”; 

Apresentação de Samba de Roda, Maculelê e Capoeira – “Grupo de Capoeira Raça” ministrado pela mestra Vanessa Vieira 

 

19h - Sala Zélia Lessa  

Exposição sobre a vida e obra de Adonias Filho 

 

19h10 - FoyerAbertura da Exposição Bicentenário da Independência da Bahia no Brasil (Voz e violão com Jan Costa) 

 

19h25 - FoyerDescerramento da placa de reinauguração pelo Governador e Secretário de Cultura do Estado da Bahia 

 

19h35 – Salas Multiuso 

1: Apresentação de Dança de Salão estilo “Samba de Gafieira” com o grupo Cia de Dança Alessandro Garcia; Dançarinos: Alessandro Garcia, Wevel Amorim, Aldenor García, Roberta Silva, Ana Paula Santos e Julia Gabriela 2: Exposição de Sebastião Salgado3: Apresentação teatral com Guilda Cacilda e Hanns Müller  

 

19h55 - Sala de Espetáculos: 

Apresentação da Orquestra de Câmara Opôs - Maestro Pablo Shaul e Davidson Viana 

Apresentação do cantor e compositor Marcelo Ganem “Gueto” - performance teatral dos estudantes do curso de teatro do Centro Estadual de Educação Profissional do Chocolate Nelson Schaun  

 

20h25  

Pronunciamento do Governador da Bahia Jerônimo Rodrigues 

 

21h30 - Anfiteatro  

Apresentação do Grupo Afro Dilazenze 

Show de Cijay  

Show de Alinne Rosa 

 

Assessoria de Comunicação - SecultBA

(71) 3103-3442 (71) 3103-3452 (71) 99983-5278http://plugcultura.wordpress.com

http://www.flickr.com/photos/secultba/

http://twitter.com/SecultBA

http://www.cultura.ba.gov.br