terça-feira, 14 de abril de 2009

LAMPIÃO - UMA VIAGEM PELO CANGAÇO


Como todas as lendas que tendem a tornar-se maiores que os fatos, Lampião e sua saga pelo nordeste brasileiro contem todos os elementos de aventura, romance, violência, amor e ódio das grandes histórias da humanidade. Jogado na clandestinidade após o assassinato de seu pai, Lampião foi o maior cangaceiro (nome dado aos foras-da-lei que viveram de forma organizada, no final do século passado e início deste, na região do nordeste brasileiro) de todos os tempos.
Percorreu sete estados da região nordeste durante as décadas de 1920 a 1930, levando sangue, morte e medo à população do sertão. Causou grandes transtornos à economia do interior e sua história é um misto de verdades e mentiras. No início da década de 30, mais de 4 000 soldados estavam em seu encalço, em vários estados.

Seu grupo contava então com 50 elementos entre homens e mulheres. Tornou-se amigo de coronéis e grandes fazendeiros que lhe forneciam abrigo e apoio material. Lampião é odiado e idolatrado com igual intensidade, estando sua imagem viva no imaginário popular mesmo após 70 anos de sua morte. Sua influência nas artes - música, pintura, literatura e cinema - é impressionante.

Para apreciar de perto parte dessa história, fartamente ilustrada com fotos e documentos da época, o Grupo Teatro Total, dirigido por Pawlo Cidade e em cartaz com o espetáculo CANGAÇO, em parceria com a Fundação Cultural de Ilhéus e a empresa DANA apresenta a exposição: LAMPIÃO - UMA VIAGEM PELO CANGAÇO. São 24 painéis do Projeto “Cultura Itinerante Dana”. A Dana é uma empresa fornecedora de tecnologias para eixos, cardans, chassis, estruturas, vedação e gerenciamento térmico e de componentes de reposição originais do segmento automotivo. Sediada em Toledo, nos Estados Unidos, a Dana emprega 25.000 colaboradores em 26 países e tem filiais em São Paulo, Rio Grande do Sul e Paraná.

A exposição poderá ser vista no foyer do Teatro Municipal de Ilhéus até o dia 24 de abril, com visitação em horário comercial. A entrada é gratuita.