sábado, 2 de junho de 2012

IBIRAPITANGA ENCERRA SEGUNDA FASE DO PROJETO FORTEATRO-SUL


Neste fim-de-semana, o município de Ibirapitanga fecha o ciclo da segunda fase de ações do Projeto Forteatro-Sul - Formação em Teatro e Cidadania no Litoral Sul da Bahia. O Projeto que teve início em junho de 2011, já percorreu onze municípios: Ilhéus, Una, Buerarema, Arataca, Camacã, Jussari, Itapé, Coaraci, Aurelino Leal, Itapitanga e Ibirapitanga.

Em cada localidade foram aplicadas oficinas artísticas de Cenografia, Interpretação, Iluminação, Música de Cena e Maquiagem; as oficinas de Produção Cultural e Gestão de Grupos terão início agora em julho, percorrendo novamente todas as cidades que foram contempladas com as oficinas artísticas.

Os coordenadores do Projeto, Letto Nicolau e Pawlo Cidade, estão bastante satisfeitos com os resultados alcançados com a passagem do Forteatro-Sul pelo Território. Ainda estão previstas mais sete cidades para fechar todas as metas do Projeto. O encerramento está previsto para o mês de agosto de 2012.

AGORA SÓ FALTA A PEC 150


Vítor Ortiz, Roberto Peixe, Ana de Hollanda e Sérgio Mamberti entre os deputados


A Proposta de Emenda à Constituição (PEC) 416/2005 que institui o Sistema Nacional de Cultura (SNC), foi aprovada por 361 votos a 1 em sessão extraordinária da Câmara dos Deputados na última quarta-feira, 30 de maio.

A aprovação foi comemorada pela ministra da Cultura, Ana de Hollanda, que acompanhou a votação no plenário. Para a Ministra, a proposta torna clara a relação entre União, estados e municípios na área da cultura.

“Vai se efetivar toda a relação entre os entes federativos para se construir uma política de Estado, que represente a diversidade do Brasil como um todo”, afirma. A PEC é considerada uma importante pauta legislativa do Ministério da Cultura (MinC) e essencial para o desenvolvimento e implementação do Plano Nacional de Cultura (PNC).

O SNC será composto por representantes do MinC; do Conselho Nacional da Cultura; dos sistemas de Cultura dos estados, do Distrito Federal e dos municípios; das instituições públicas e privadas ligadas à promoção, ao financiamento e à realização de atividades culturais; e dos subsistemas complementares, como os sistemas de museus, de bibliotecas, de arquivos, de informações culturais, de fomento e de incentivo à cultura.

quinta-feira, 31 de maio de 2012

CONSULTOR DA UNESCO PARA O SISTEMA NACIONAL DE CULTURA ESTARÁ EM ILHÉUS HOJE

O consultor Armando Almeida, membro da UNESCO, responsável junto ao Ministério da Cultura para dar apoio e orientação na implantação do Sistema Municipal de Cultura e na adesão deste ao Sistema Nacional de Cultura estará em Ilhéus, hoje, para acompanhar a implantação do Sistema no município. 

A criação do SMC - Sistema Municipal de Cultura irá facilitar a obtenção de recursos junto ao Governo Federal para o fomento das mais variadas manifestações artísticas e culturais, além de contribuir enormemente para a formação profissional e o fortalecimento das atividades já existentes.

Para que o Sistema Municipal de Cultura de Ilhéus fique pronto, é preciso a aprovação do SMC junto à Câmara de Vereadores, bem como todos os outros instrumentos necessários à sua operacionalização. A exemplo do FMC - Fundo Municipal de Cultura (já criado e regulamentado, mas sem atividade), do PMC  Plano Municipal de Cultura (já criado e enviado à Procuradoria do Município para posterior encaminhamento à Câmara); do CMPC - Conselho Municipal de Política Cultural, já reestruturado e paritário desde março de 2011; do PROMFA - Programa Municipal de Formação Artística e Cultural, da criação de uma Secretaria específica de Cultura e do SMIIC - Sistema Municipal de Informações e Indicadores Culturais. Todos são indispensáveis no processo de implantação do SMC.

Durante sua passagem estará reunido com os Conselheiros de Cultura do Município, o Prefeito, dirigentes culturais de outros municípios e a Comissão de Educação e Cultura da Câmara Municipal de Vereadores de Ilhéus.

quarta-feira, 30 de maio de 2012

REUNIÃO EXTRAORDINÁRIA DO CONSELHO MUNICIPAL DE CULTURA DE ILHÉUS



Em virtude da existência de complicações referente à chegada dos representantes da UNESCO e do MINC na nossa cidade, o Conselho Municipal de Cultura estar re-convocando a Assembléia Extraordinária para o dia 31 de Maio de 2012 (quinta-Feira) às 17 horas na FUNDACI, permanecendo a seguinte pauta:

1- Reunião com os representantes da UNESCO e do MINC sobre os sistemas municipal e nacional de cultura;

2- Apresentação dos editais da FUNCEB-SECULT.

Queremos salientar a importância da presença de todos, pois com a estadia dos representantes do Minc e da Unesco, teremos a oportunidade de esclarecer duvidas, quanto ao sistema de cultura  em todas as suas esferas, planos de cultura e fortalecer a efetivação do fundo municipal de cultura. Na oportunidade estaremos também disponibilizando um informativo detalhado sobre os editais da FUNCEB-SECULT, com dicas importantes para facilitar a confecção do seu projeto.
 Sua presença é muito importante para o desenvolvimento cultural do nosso município

Atenciosamente,

MESTRE NEY
PRESIDENTE DO CMC
73 8831-5619
mestreney1@hotmail.com

MINC PARTICIPOU DE SEMINÁRIO EM SALVADOR


Brasília – O Ministério da Cultura (MinC), representado pela secretária de Economia Criativa, Cláudia Leitão, abriu segunda-feira o I Seminário de Formação e Capacitação em Cultura, no auditório do Teatro Vila Velha, em Salvador.

O evento é uma realização da Universidade Federal da Bahia (UFBA), com apoio da Capes, Fapesb, CNPQ, da secretaria Estadual de Cultura (Secult), da secretaria de Ciência e Tecnologia e do Consulado Geral da França para o Nordeste.

A secretária Cláudia Leitão falou sobre as ações da secretaria, criada pela ministra Ana de Hollanda em 2011, e  ainda em processo de estruturação dentro do ministério.
Uma destas ações é o lançamento, no dia 1º de junho, em Brasília, do Observatório Brasileiro de Economia Criativa (Obec) que terá apoio da Universidade Federal da Bahia (UFBA).

De acordo com a secretária, um dos desafios é o de levantar dados e informações sobre o setor para que possamos pensar em políticas públicas.

Outro projeto importante, segundo Cláudia, é o Criativa Birô, um equipamento que será implantado nos estados com a missão de orientar os empreendedores criativos e promover a formação e capacitação através da realização de cursos e assessoria especializada.

terça-feira, 29 de maio de 2012

Edital da Caixa


O DESTERRO DOS MORTOS FOI SELECIONADO PARA O VESTIBULAR DA UNEB


A Via Litterarum acaba de anunciar que uma de suas publicações, “O Desterro dos Mortos”, do professor Aleilton Fonseca, foi um dos selecionados do vestibular da UNEB. O desterro dos mortos constitui-se de um conjunto de 12 contos escritos numa linguagem simples e elegante, com uma profusão de vivências e experiências experimentadas por personagens emblemáticos do cotidiano. As histórias são surpreendentes, cheias de humanidade e busca de compreensão do outro. E os narradores estão sempre empenhados em desvendar e compreender as vicissitudes da existência humana.
Em cada conto, o leitor se depara com situações em que as personagens enfrentam os confrontos e os dilemas da vida – a aceitação, o amor, a dor, a finitude, a compaixão. A morte aparece não apenas como perda e dor, mas como experiência profundamente humana, rica em significados e sabedoria. Os narradores trazem à tona as diversas questões que envolvem as relações interpessoais, entre amigos e familiares, em que a reflexão sobre as pessoas e os seus afetos transformam-se em conhecimentos e experiências para a compreensão do mundo e da vida. 
O livro é todo vazado em uma prosa simples, atraente, poética, que narra os fatos com a leveza, detalhes e uma enorme solidariedade para com as personagens e o leitor. A morte marca as narrativas e instiga o leitor a pensar na existência humana e na importância de tentar compreender e aceitar as diferenças no convívio com as pessoas próximas e com os semelhantes.