quinta-feira, 31 de maio de 2012

CONSULTOR DA UNESCO PARA O SISTEMA NACIONAL DE CULTURA ESTARÁ EM ILHÉUS HOJE

O consultor Armando Almeida, membro da UNESCO, responsável junto ao Ministério da Cultura para dar apoio e orientação na implantação do Sistema Municipal de Cultura e na adesão deste ao Sistema Nacional de Cultura estará em Ilhéus, hoje, para acompanhar a implantação do Sistema no município. 

A criação do SMC - Sistema Municipal de Cultura irá facilitar a obtenção de recursos junto ao Governo Federal para o fomento das mais variadas manifestações artísticas e culturais, além de contribuir enormemente para a formação profissional e o fortalecimento das atividades já existentes.

Para que o Sistema Municipal de Cultura de Ilhéus fique pronto, é preciso a aprovação do SMC junto à Câmara de Vereadores, bem como todos os outros instrumentos necessários à sua operacionalização. A exemplo do FMC - Fundo Municipal de Cultura (já criado e regulamentado, mas sem atividade), do PMC  Plano Municipal de Cultura (já criado e enviado à Procuradoria do Município para posterior encaminhamento à Câmara); do CMPC - Conselho Municipal de Política Cultural, já reestruturado e paritário desde março de 2011; do PROMFA - Programa Municipal de Formação Artística e Cultural, da criação de uma Secretaria específica de Cultura e do SMIIC - Sistema Municipal de Informações e Indicadores Culturais. Todos são indispensáveis no processo de implantação do SMC.

Durante sua passagem estará reunido com os Conselheiros de Cultura do Município, o Prefeito, dirigentes culturais de outros municípios e a Comissão de Educação e Cultura da Câmara Municipal de Vereadores de Ilhéus.

Nenhum comentário: