quinta-feira, 28 de dezembro de 2017

CULTURA TAMBÉM ESTARÁ PRESENTE NO PROJETO VERÃO 2018



Gestor Cultural e representante da secretaria municipal de Cultura (Secult) de Ilhéus, Pawlo Cidade (foto), anunciou hoje (28), durante a apresentação do Projeto Verão 2018, que uma série de oficinas e atividades de rua estará inserida na programação da alta estação, para atender a moradores locais e visitantes. Nos dias 5, 12 e 19 de janeiro, vão ocorrer apresentações do grupo “Circo de Lua”, uma escola de arte que vai montar sua tenda na praça Pedro Mattos, em frente ao Teatro Municipal.

A Secretaria Municipal da Cultura também promoverá nos meses de janeiro e fevereiro oficinas de teatro, iluminação, arte em papel, dança afro, rap e elaboração de projetos culturais. As oficinas serão realizadas na sede da Secretaria e na Biblioteca Pública Adonias Filho.

A oficina de Arte em Papel será coordenada pelo professor Joferson Ferreira, artista plástico e artesão, no período de 15 a 19, pela manhã e é destinada à jovens e crianças a partir dos 10 anos; a oficina de dança afro será de 17 a 19, também no turno matutino e será coordenada pelo Batuka Gêge, no foyer do Teatro Municipal, a partir das 10h; a oficina de Teatro Infantil será nos dias 17, 18 e 19 de janeiro, às 10h, para crianças e pré-adolescentes, às 10h, no Teatro Municipal e a oficina de Teatro Experimental será nos dias 13 e 20 de janeiro, aos sábados.

Ações piloto - Em fevereiro, as oficinas de Iluminação Cênica, com Paulo Rosário e Elaboração de Projetos Culturais, com Pawlo Cidade, acontecem entre os dias 15, 16 e 17, às 19h. Segundo o Secretário de Cultura Pawlo Cidade, as oficinas de verão tem como objetivo principal promover “a integração, sensibilidade, percepção, criatividade, autoestima, concentração e capacidade de transformação dos participantes em cada uma das modalidades propostas”. As inscrições são gratuitas e podem ser feitas na sede da Secult, das 12h às 17h, à Rua Jorge Amado, 21, Centro, no período de 02 a 12 de janeiro.
Pawlo Cidade destaca que as oficinas são ações piloto que, posteriormente serão levadas aos bairros periféricos de Ilhéus. “A proposta é, além de oferecer aprendizagem, formar mão-de-obra para atender as demandas do Teatro Municipal de Ilhéus, gerando oportunidades de emprego e renda”, disse.

A Secult também estará responsável pela organização de Ensaios de Blocos Afro, dias 11 e 18 de janeiro, que acontecerão na Concha Acústica, espaço popular de shows recentemente recuperado – e requalificado - pela Prefeitura. Uma Levada Cultural, com a participação de artistas e grupos culturais, acontece no dia 20 de janeiro, à tarde, animando as ruas do Centro Histórico de Ilhéus. 

Fonte: Secom/PMI