terça-feira, 20 de maio de 2014

GRUPO TEATRO TOTAL PARTICIPA DE CAMPANHA CONTRA A VIOLÊNCIA DE CRIANÇAS E ADOLESCENTES EM ILHÉUS

Chamada da campanha idealizada pelos atores

A campanha DISQUE 100 encabeçada pela Secretaria de Desenvolvimento Social contou com a participação da Associação Comunidade Tia Marita através do grupo Teatro Total durante todo o dia de ontem (19/05). Nenhuma criança ou adolescente deve ser objeto de qualquer forma de negligência, discriminação, exploração, violência, crueldade e opressão, punido na forma da lei qualquer atentado, por ação ou omissão, aos seus direitos fundamentais.

Partindo deste princípio e do apoio das assistentes sociais da SDS, sob a coordenação do professor Jamil Ócke, secretário, o diretor Pawlo Cidade criou os esquetes e os atores criaram os diálogos. "Foi uma construção conjunta. Val, Aline Andréia captam com facilidade os temas e usam a criatividade para externar suas interpretações." Três esquetes sob os temas violência física, violência sexual e violência psicológica foram criados e apresentados durante todo o dia na rua Jorge Amado, em frente a antiga Casa dos Artistas. 

Val Cacau, Aline Hafner e Andréa Bandeira

O primeiro esquete "Você não se manda", focou a violência física. Este tipo de violência acontece quando se usa a força física de forma intencional e geralmente deixa hematomas, fraturas, queimaduras e outros tipos de lesões pelo corpo. 

Andréa Bandeira e Aline Hafner

O segundo esquete intitulado de "Você não vale nada" abordou a violência psicológica que ocorre quando xingamos, rejeitamos, isolamos e aterrorizamos as pessoas prejudicando o desenvolvimento emocional e até físico.

Val Cacau e Aline Hafner

Por fim, o esquete "Nana neném que hoje eu vou te pegar" tratou da questão do abuso sexual. A violência sexual é caracterizada de duas formas: abuso e exploração. A primeira é quando a criança ou adolescente é usada para gratificação sexual unilateral de uma pessoa mais velha e a segunda acontece quando uma criança ou adolescente é utilizado sexualmente por alguém mais velho em troca de dinheiro ou bens materiais.

"Campanhas desta natureza sempre farão parte do nosso repertório. É um serviço que estamos prestando à comunidade e alertando-a quanto a este problema," disse a atriz Andréa Bandeira.

O CREAS - Centro de Referência Especializada de Assistência Social, órgão ligado à Secretaria de Desenvolvimento Social, presta atendimento especializado as vítimas de violência e suas famílias a nível educacional, social, jurídico e psicológico em Ilhéus.

ENTREATO DE ARTEEDUCAÇÃO LEVA EDUCAÇÃO AMBIENTAL PARA ESCOLAS

Andréa Bandeira, Aline Hafner e Val Cacau fazem a alegria da garotada

A partir do próximo semestre, o Grupo Teatro Total estará levando o entreato infantil "Pega, Junta, Separa" para as escolas públicas e privadas de Ilhéus. A peça que tem a duração de 20 minutos explica - de forma bem lúdica e animada - os princípios da educação ambiental e da coleta seletiva. As escolas ou empresas que tiverem interesse poderão fazer contato com a direção artística da Comunidade Tia Marita através dos telefones: (73) 9998.2555 / 8845.5569 / 8831.2555 / 9154.7019.

As apresentações podem ser realizadas pela manhã, pela tarde ou até mesmo à noite. O texto e a direção são de Pawlo Cidade. O espetáculo percorreu 56 escolas entre as cidades de Ipiaú e Itagibá no ano passado, numa parceria entre o SESI e a empresa Mirabela. A peça faz parte do programa Palco Verde da Associação Comunidade Tia Marita. Conheça este e outros espetáculos do programa CLICANDO AQUI.