domingo, 5 de agosto de 2018

INSCRIÇÕES PARA O SEMINÁRIO GESTÃO, CONSELHO E POLÍTICAS CULTURAIS JÁ ESTÃO ABERTAS


O professor Albino Rubim fará a conferência de abertura com o tema "Cultura e Diversidade em tempos sombrios"

A segunda da edição do Seminário Gestão, Conselho e Políticas Culturais será mais uma vez na última semana de setembro. Agendado para os dias 28, 29 e 30, no Teatro Municipal de Ilhéus, já tem a confirmação de grandes nomes das políticas culturais no Brasil. São eles: Albino Rubim (SSA), José Márcio Barros (BH), Alexandre Barbalho (CE), Cesar Bolaño (SE), João Carlos (BA) e Zulu Araújo (BA). 

O seminário também terá a participação de Daniele Canedo (UFBA) e Kátia Costa (Observatório da Diversidade). A coordenação deste ano recebeu um reforço do professor e doutor Fernando Oliveira, vice-diretor do Departamento de Letras e Artes da Universidade Estadual de Santa Cruz e Coordenador de Pós-graduação em Gestão Cultural.

A Universidade Estadual de Santa Cruz, através da Pró Reitoria de Extensão.será parceira do evento, assim como a Secretaria Municipal da Cultura de Ilhéus.

As inscrições para o seminário são gratuitas, porém limitadas. 



FAÇA AQUI SUA INSCRIÇÃO

SETEMBRO TEM UM DOS MAIORES FESTIVAIS DE DANÇA CONTEMPORÂNEA DA BAHIA



O Festival de Dança Itacaré, que acontece de 10 a 16 de setembro, no Teatro Municipal de Ilhéus e Centro Cultural Porto de Trás, em Itacaré, chega à sétima edição como um marco do calendário das artes da Bahia e um dos mais importantes da dança brasileira. O evento consolida a resistência cultural da comunidade remanescente quilombola do Porto de Trás, no antigo atracadouro da foz do Rio de Contas, que preserva e mantém ativa diversas tradições populares. É realizado pela Comunidade Tia Marita, com o apoio institucional da Casa Ver Arte e apoio financeiro do Governo do Estado da Bahia, através do Fundo de Cultura.

A edição 2018 comemora os dez anos de criação do festival, com direção artística da coreógrafa Verusya Correia e curadoria composta por Arionilson Sá (Xixito), Carla Mussolin, Flávia Couto, Magno Rocha (Miquiba) e Valmilson do Nascimento (Péricles). Este ano, registrou número recorde de inscrições, somando um total de 80 propostas artísticas, entre espetáculos, oficinas, intervenções e performances, dos quais foram selecionados 11 espetáculos (segue lista abaixo), de diversas partes do país, além de oficinas, intervenções e performances

Em 2017, envolveu 66 pessoas, entre bailarinos, palestrantes e oficineiros, de Salvador, Itacaré, Valença, Curitiba, Ipatinga, Belo Horizonte, Goiânia, Paraíba, Fortaleza e Ilhéus, inclusive com a participação do Balé do Teatro Castro Alves. Durante sete dias, o festival apresentou 12 espetáculos de dança contemporânea, rodas de conversas e oficinas sobre questões essenciais das políticas públicas e produção cultural do setor.


Programação

10 e 11 de setembro de 2018 (Teatro Municipal de Ilhéus)
     1. A MORTE DO CISNE
CIA. Dita - Fortaleza/CE
2. MARIANA – A HISTÓRIA QUE SE PERDEU
A-rrisca Cia. de Dança - Ilheús/BA
Itacaré/BA
12 a 16 de setembro de 2018 (Centro Cultural Porto de Trás, Itacaré)
3.    A CADEIRINHA E EU
CIA. Dita - Fortaleza/CE
4.    CANTO PIU
Giltanei Amorim - Salvador/BA
5.    DEPOIMENTOS PARA FISSURAR A PELE
Djalma Moura - São Paulo/SP
6.    EU DANÇO SAMBARROXÉ
Joubert Arrais - Juazeiro do Norte/CE
7.    ISSO NÃO É UM ESPETÁCULO
Cláudia Müller e Clarissa Sacchelli - São Paulo/SP
8.    OS SUPERFICIAIS
CIA. Etc - Jaboatão/PE
9.    PORACÊ
CIA. Dançurbana - Campo Grande/MS
10.  PRELÚDIOS PARA DANÇAS CABOCLAS
CIA. Balé Baião - Itapipoca/CE
11.  RESILIÊNCIA FEMININA
CIA. Ponto Art - Salvador/BA                                 

Serviço

O que: 7º Festival de Dança Itacaré.
Quem: Casa Ver Arte e Comunidade Tia Marita.
Quando: 10 a 11 de setembro de 2018 – Teatro Municipal de Ilhéus.
   12 a 16 de setembro de 2018 – Centro Cultural Porto de Trás, Itacaré
Quanto: Gratuito
Curadoria e direção artística:  Coreógrafa Verusya Correia – (73) 99990.4873
Assessoria de Imprensa: Jornalista Vera Rabelo – (73) 98809.1730