sexta-feira, 12 de janeiro de 2024

CONCURSO PÚBLICO NACIONAL UNIFICADO: MinC IRÁ OFERECER 50 VAGAS

Foto: Filipe Araújo/MinC


Ministério da Cultura (MinC) irá disponibilizar 50 vagas para analista técnico-administrativo no Concurso Público Nacional Unificado (CPNU). O conjunto de oito editais, que representam os diferentes blocos temáticos do processo de seleção, vai oferecer 6.640 vagas para 21 órgãos públicos federais. O lançamento foi feito nesta quarta-feira (10) pelo Governo Federal, por meio do Ministério da Gestão e Inovação em Serviços Públicos (MGI), e publicado em edição extra do Diário Oficial da União (DOU). 

“O concurso é um processo importantíssimo de reconstrução e de transformação do estado brasileiro”, afirmou a ministra da Gestão e Inovação, Esther Dweck. “Vai aumentar a capilaridade, chegando em locais onde nunca foram feitas provas de um concurso público federal. É uma maneira de mudar a cara do estado brasileiro, reforçando as nossas iniciativas de democratização do estado”, completou.

O “Enem dos Concursos”, como vem sendo chamado, está dividido em blocos temáticos, o que aumenta a possibilidade de escolha da vaga, uma vez que irá permitir a inscrição para mais de um cargo, desde que pertencente ao mesmo eixo. Clique aqui para ver os blocos, órgãos, cargos, especialidades e número de vagas.

As provas serão aplicadas simultaneamente em 220 cidades do país, no dia 5 de maio, nos turnos da manhã e tarde. Incluem questões objetivas específicas e dissertativas, por área de atuação. A estimativa é de cerca de 3,5 milhões de inscritos.

Os resultados das provas objetivas e preliminares das discursivas e redações serão divulgados em 3 de junho. Já os resultados finais, no dia 30 de julho. Em 5 de agosto começará a etapa de convocação para posse e realização de cursos de formação.

Inscrições

As inscrições deverão ser efetuadas das 10h do dia 19 de janeiro de 2024 às 23h59min de 9 de fevereiro pelo site do Concurso Público Nacional Unificado. Para realizar o procedimento, é fundamental ter conta na plataforma Gov.br. Depois, é preciso preencher os formulários e anexar os documentos solicitados.

No momento da inscrição, o candidato fará a escolha pelas carreiras, que estarão divididas em oito blocos temáticos. Cada um deles traz as carreiras que têm semelhanças entre si.

O CPNU irá permitir a inscrição para a disputa por vagas para mais de um cargo, desde que pertencente ao mesmo bloco temático, com taxa de inscrição única. Ao concorrer a mais de um cargo, o candidato deverá classificar as vagas de interesse por ordem de preferência para estabelecer a prioridade em uma possível chamada, que será baseada na nota alcançada.

A taxa de inscrição será de R$ 60 para vagas de nível médio; e de R$ 90 para vagas de nível superior. Estão isentos os candidatos que integram o Cadastro Único para Programas Sociais (CadÚnico); aqueles que cursam ou cursaram faculdade pelo Fundo de Financiamento ao Estudante do Ensino Superior (Fies) ou pelo Programa Universidade para Todos (ProUni); assim como aqueles que realizaram transplante de medula óssea.

Cotas

O MGI reservou percentuais para cotas específicas: 5% do total de vagas de cada um dos cargos a candidatos com deficiência e 20% a candidatos negros, além de 30% das vagas para a Fundação Nacional dos Povos Indígenas (Funai) para candidatos de origem indígena.

Mais informações podem ser obtidas no site do Concurso Público Nacional Unificado.

Confira os editais: