sábado, 19 de janeiro de 2013

COMISSÕES IRÃO DISCUTIR REGIMENTO INTERNO E CRITÉRIOS PARA ATORES DE TEATRO EM ILHÉUS


Duas comissões foram criadas para agilizar a criação do Regimento Interno do Fórum Permanente de Teatro e os Critérios que identificam o praticante de Teatro no Município de Ilhéus. A ideia é cada vez mais profissionalizar os grupos e estimular a qualidade artística.

Para a comissão de análise do Regimento Interno ficaram responsáveis Eli Izidro, Ed Paixão e Ciro Nonato e para a comissão dos critérios foram escolhidos Ruy Penalva, Germano Lopes e Paula Barreto. Após a análise e redação das duas comissões, o resultado será apresentado na Assembleia ordinária do Fórum Permanente de Teatro, previsto para o dia 19 de fevereiro de 2013. Ainda na assembleia serão eleitos os novos representantes do setor para fazer parte do novo Conselho Municipal de Cultura que tem eleições previstas para o mês de março.

O representante do Colegiado Setorial de Teatro, na Bahia, o diretor e autor Pawlo Cidade, estará em Salvador nos dias 21 e 22 deste mês para a primeira reunião do Colegiado. Serão dois dias de trabalho intenso, das 9h00 às 18h00. A abertura oficial do encontro está marcada para as 9h00 do dia 21, segunda-feira, na Sala do Coro do Teatro Castro Alves.

sexta-feira, 18 de janeiro de 2013

NOTA DO ASSOCIAÇÃO DOS PROFESSORES


APPI/APLB PEDE EMPENHO AO JUDICIÁRIO, EXIGE COMPROMISSO DO EXECUTIVO E CONCLAMA A CATEGORIA PARA A LUTA

A APPI/APLB vem a público dizer que nós TTRABALHADORES/AS EM EDUCAÇÃO somos funcionários da Prefeitura Municipal de Ilhéus, com trabalhos realizados historicamente a serviço da população local e em especial dos/as estudantes, inclusive no ano de 2012. Entretanto, estamos com a 2ª parcela do 13º atrasada, com o salário de dezembro e com o 1/3 de férias em aberto. Isto contradiz o que prevê a legislação, além de ir de encontro ao princípio defendido por Jesus de que “digno é o operário do seu salário”. Portanto:

Pedimos empenho ao Judiciário e em especial ao juiz Eduardo Gil Guerreiro [que já efetuou o bloqueio das contas vinculadas à educação], no sentido de autorizar o Banco do Brasil a efetuar o pagamento da 2ª parcela do 13º, uma vez que o dinheiro está bloqueado e só depende da ação do mesmo. E para tanto, conclamamos a Categoria para estar presente na porta do Fórum [Cidade Nova], fazendo uma vigília por dignidade e salário, de forma pacífica e ordeira, mas dizendo à sociedade e ao Judiciário que somos mais de mil trabalhadores e trabalhadoras com estima baixa, com contas por pagar e com direitos adquiridos, mas desrespeitados.

Ao Executivo, especialmente ao Prefeito Jabes Ribeiro [e sua Equipe], pedimos compromisso com a Categoria e ação proativa, uma vez que hoje [18] há na conta do FUNDEB R$ 1. 866.866,90 [hum milhão, oitocentos e sessenta e seis mil, oitocentos e sessenta e seis reais e noventa centavos], sem falar dos valores que chegarão no dia 20/01 e que já entrarão automaticamente na conta hoje à noite, o que permite que seja iniciado o pagamento dos salários de dezembro, até que a folha seja completamente paga. Ainda lembramos que o Calendário Letivo 2013 já está aprovado pelo Conselho Municipal de Educação, com Jornada Pedagógica a ser realizada e início do Ano Letivo a ser iniciado, coisa que depende da regularização dos direitos trabalhistas dos/as profissionais da educação, uma vez que “saco vazio não permanece em pé”.

quinta-feira, 17 de janeiro de 2013

SECULT INFORMA: OS EDITAIS SETORIAIS FORAM PRORROGADOS ATÉ SÁBADO


A Secretaria de Cultura do Estado da Bahia (SecultBA) determinou a prorrogação das inscrições para os Editais do Fundo de Cultura 2013, o que inclui os Editais Setoriais das Artes 2013, promovidos através da Fundação Cultural do Estado da Bahia (FUNCEB), nas áreas de Artes Visuais, Audiovisual, Circo, Dança, Literatura, Música e Teatro.

Os proponentes têm agora mais dois dias para enviar suas propostas. O prazo se encerraria hoje, 17 de janeiro, e foi estendido para sábado, 19 de janeiro.
Importante salientar que as inscrições no prazo prorrogado só poderão ser feitas via Correios. Através do sistema online, o encerramento permanece para a data inicialmente determinada, no dia de hoje.

Mais informações sobre os Editais Setoriais das Artes 2013, clique aqui.
Para acessar os Editais Setoriais das Artes 2013, clique aqui.


quarta-feira, 16 de janeiro de 2013

FUNCEB lança edital para apoiar propostas de Circo, Dança e Teatro nos seus meses comemorativos



A Fundação Cultural do Estado da Bahia (FUNCEB), entidade vinculada à Secretaria de Cultura do Governo do Estado (SecultBA), lança o edital inédito Prêmio Meses Temáticos do Circo, Dança e Teatro – Diálogos e Reflexões. O concurso vai selecionar propostas que estimulem o diálogo, a reflexão e a organização em redes em torno do fazer artístico destes setores durante as comemorações do Dia Mundial do Teatro e Dia Nacional do Circo (27 de março), e o Dia Internacional da Dança (29 de abril), efemérides que repercutem em iniciativas de reconhecimento e valorização destas linguagens mundo afora. As inscrições são gratuitas e abertas de 17 de janeiro a 15 de fevereiro, exclusivamente pela internet. O edital e seus anexos estão disponíveis no site da FUNCEB: www.fundacaocultural.ba.gov.br.

O edital é voltado para ações a serem realizadas no período de 15 de março a 30 de abril de 2013, apresentadas por artistas, coletivos, produtores, grupos, trupes e outras instituições do campo artístico. O propósito é de potencializar a organização de profissionais destas áreas e o surgimento de projetos inovadores para o circo, a dança e o teatro na Bahia.

terça-feira, 15 de janeiro de 2013

Aniversário da Mondrongo Livros foi marcado com festa literária


               
Para celebrar o primeiro aniversário de sua editora, a Mondrongo Livros, o Teatro Popular de Ilhéus (TPI) realizou uma grande festa literária. Na noite do último sábado (12), além de lançar cinco novas obras de gêneros variados, aconteceu um sarau, onde os autores puderam ler trechos de poemas e fazer reflexões sobre a literatura regional. Houve ainda sessão de autógrafos e a música ambiente ficou por conta do DJ Jef, que também é vocalista da banda OQuadro.
         A cerimônia comemorativa foi mediada pela primeira mulher a ter sua obra publicada pela Mondrongo, Daniela Galdino. Seu livro, Inúmera, será o primeiro ser reimpresso. Na ocasião, foram lançados livros de dois autores baianos consagrados: Essa esquiva e dilacerada fauna (contos), de Jorge de Souza Araujo; Um rio nos olhos (poesia), de Aleilton Fonseca, em edição bilíngue português/francês, divulgada na França e Canadá. Os talentos regionais foram marcados com O chão & a nuvem (poesia), de Heitor Brasileiro Filho, O sangue que corre nas veias (contos), de Rodrigo Melo e O túmulo agonizante, de Ramon de Freitas Ribeiro.

            
Os autores que lançavam suas obras na ocasião festiva também falaram sobre o importante papel da Mondrongo Livros. Para Jorge de Souza Araújo, a editora tem a capacidade de capitalizar ações positivas, valorizando a palavra como elemento de transformação dos indivíduos. Um dos estreantes da noite, Rodrigo Melo, falou que ao receber o apoio do público, sente vontade de escrever ainda mais. O poeta Heitor Brasileiro agradeceu pela atenção dada à sua obra em cada etapa produtiva.
            
O também estreante Ramon de Freitas Ribeiro, que lançou três novelas de terror, falou sobre sua escolha pelo gênero literário, tão inusitado na região. Segundo o autor, suas influências foram Edgar Alan Poe e Howard Phillips Lovecraft, trabalhando com o horror cósmico, que trabalha com confrontos materialistas entre os seres humanos e o sobrenatural, uma contraposição ao terror gótico, cujo foco são seres encantados, imateriais.

Segundo o diretor do TPI, Romualdo Lisboa, o lançamento de livros na região sulbaiana não é algo cotidiano e fica feliz em ver que a Mondrongo tem sido responsável por boa parte dos últimos. Já o diretor de literatura do grupo, Gustavo Felicíssimo, declarou que o papel da editora é fomentar a literatura, e se sentia honrado em publicar obras de amigos e mestres não pela aproximação, mas por dar espaço a trabalhos de alta qualidade. “Cada vez mais descobrimos novos talentos que nos surpreendem com seus textos”, disse.

segunda-feira, 14 de janeiro de 2013

UFRJ VAI OFERECER ESPECIALIZAÇÃO EM ACESSIBILIDADE CULTURAL

O curso é destinado a gestores culturais e a trabalhadores nas áreas da Cultura e de pessoas com deficiência. Visa a formação de especialistas em acessibilidade cultural para atuação no campo das políticas culturais. Está sendo oferecido no âmbito do Acordo de Cooperação firmado entre a as duas instituições públicas, em 17 de dezembro de 2010.

Estão sendo oferecidas 42 vagas e as inscrições podem ser feitas no endereço eletrônico da Faculdade de Medicina da UFRJ, no período de 21 de janeiro a primeiro de março de 2013. Na grade de conteúdos estarão relacionadas matérias sobre gestão em políticas culturais, conhecimentos sobre deficiências, legislação relacionada às áreas da Cultura e da Acessibilidade e informações sobre as novas tecnologias de fruição para a acessibilidade cultural da pessoa com deficiência.

Veja aqui o edital
Veja aqui mais informações sobre o curso

(Fonte: SCDC/MinC)
(Texto: Ascom/MinC)

domingo, 13 de janeiro de 2013

ENCONTRO DA CÂMARA TEMÁTICA DE TEATRO REUNIU SEIS GRUPOS DE TEATRO DE ILHÉUS


Os grupos Teatro Total, Teatro Popular de Ilhéus, Companhia Ilheense de Teatro, Companhia Casa Aberta de Teatro, Grupo Maktub e a Cia Boi da Cara Preta estiveram reunidos na noite do último dia 11 de janeiro para discutir a criação do Regimento Interno, dos Critérios de identificação dos artistas de teatro, da criação do blog, do Cadastramento e as eleições do Conselho Municipal de Cultura que ocorrerão em março deste ano.

Leia abaixo a Ata da Primeira Reunião do Ano

ATA DA PRIMEIRA REUNIÃO DA CÂMARA SETORIAL DE TEATRO
2013