sexta-feira, 25 de abril de 2014

SECULTBA DIVULGA SELECIONADOS PARA SEMANA DE GESTÃO E POLÍTICAS CULTURAIS

Foi divulgado o resultado dos inscritos que participarão da Semana de Gestão e Políticas Culturais, entre os dias 12 e 16 de maio, no Centro de Cultura Amélio Amorim, Feira de Santana. O diretor artístico da Comunidade Tia Marita, Pawlo Cidade, foi um dos selecionados (foto). O evento é resultado da parceria feita entre a Secretaria de Cultura do Estado da Bahia (SecultBA) e o Observatório Itaú Cultural. Foram recebidas 424 inscrições de estudantes, pesquisadores, profissionais do setor cultural e de representantes do poder público, oriundos dos 27 Territórios de Identidade do estado.

As inscrições superaram as expectativas iniciais, fazendo com que SecultBA e o Itaú Cultural ampliassem para 305 vagas - antes previstas para 200 participantes. A pré-seleção levou em consideração os inscritos que comprovaram sua atuação na área cultural e que confirmaram ter disponibilidade para participar de, no mínimo, 80% do evento. A participação dos suplentes está condicionada a ausência dos titulares e a disponibilidade do espaço.

Com palestras de profissionais renomados como o secretário de Cultura do estado, Albino Rubim, o evento irá abordar questões sobre o cenário cultural brasileiro. A maioria das inscrições é de gestores culturais, estudantes ainda em graduação e funcionários do poder público. Também há inscritos de diversas modalidades, como mestrandos e doutorandos, profissionais do teatro, artes visuais e outros setores da cultura. As palestras terão como tema políticas culturais, a formação de públicos, economia criativa, patrimônio cultural e diversidade. Serão realizados dois eventos por dia, sendo necessário que os participantes tenham 80% de frequência, da carga horária total da Semana, para receber o certificado.
Confira os nomes dos selecionados e suplentes no site www.cultura.ba.gov.br.





25.04.2014

Assessoria de Comunicação 
Secretaria de Cultura da Bahia – Secult/BA
Tel – (71) 3103-3442
Adriana Jacob – (71) 9983-5278 ascom.secultba@gmail.com
Rodrigo Lago – (71) 8265-0071 – lagorodrigo@gmail.com


quarta-feira, 23 de abril de 2014

PRÓXIMA REUNIÃO DO CONSELHO DE CULTURA SERÁ DIA 30 DE ABRIL (QUARTA-FEIRA)


O Conselho Municipal de Cultura de Ilhéus se reúne no próximo dia 30 de abril para tratar, mais uma vez, do patrimônio cultural do Município. Na pauta estão agendadas a apresentação do Secretário de Cultura - Paulo Atto (foto) - sobre o projeto de reforma do Teatro Municipal de Ilhéus, a transformação do galpão da CODEBA em Porto das Artes e a minuta do primeiro edital deste governo para a área da cultura. Sobre este assunto, vale salientar que os recursos oriundos do FCBA no valor de R$ 152.309,51 (dados do site da SEFAZ/BA - (clique aqui e veja) encontram-se numa conta específica da prefeitura prontos para serem usados. Como a Fundação Cultural de Ilhéus foi extinta e criada a Secretaria de Cultura eles não podem ser gastos sem a devida alteração da Lei do Fundo Municipal de Cultura.  

Segundo o presidente do Conselho, Pawlo Cidade, a Secretaria de Cultura também irá informar quando iniciarão as obras de reforma do Teatro Municipal, há mais de 16 meses fechado. Serão apresentadas ainda um relatório sobre a visita do CMC aos espaços que se encontram em reforma ou em construção, a exemplo da Biblioteca Pública e o CEU das Artes, no bairro Nossa Senhora da Vitória.

"Será uma reunião bastante produtiva. Esperamos contar com a presença de todos os conselheiros, sobretudo os indicados pelo governo," salienta o presidente.

O QUÊ? Reunião do CMC
QUANDO? Dia 30 de abril de 2014
QUE HORAS? 17 horas
ONDE? Auditório da Secretaria de Cultura (Casa Jorge Amado).