sábado, 16 de abril de 2016

RODA DE CONVERSA "CULTURA, COMUNICAÇÃO E CONJUNTURA POLÍTICA - DESAFIOS E PERSPECTIVAS” COM POLA RIBEIRO



O secretário do Audiovisual do Ministério da Cultura, Pola Ribeiro, participa da Roda de Conversa “Cultura, Comunicação e Conjuntura Política - Desafios e perspectivas”, na próxima quarta-feira (20.04), às 19h, no Museu de Arte da Bahia (MAB), em Salvador. A ação é uma iniciativa da Representação Regional do MinC – Bahia e Sergipe, com apoio do MAB. 

O secretário vai tratar do novo ciclo de gestão da Secretaria do Audiovisual (SAv/MinC), que passa pelo audiovisual, “mas também converge para a comunicação pública, em uma realidade social na qual o acesso aos meios de produção de conteúdo é uma prática comum da maioria dos cidadãos brasileiros”, segundo ele.

O novo ciclo da SAV envolve o fortalecimento de parcerias institucionais com outros órgãos e entidades – como a Associação de Comunicação Educativa Roquete Pinto (ACERP), a Rede Nacional de Ensino e Pesquisa (RNP), a Financiadora de Estudos e Projetos (FINEP), os Ministérios da Educação e das Comunicações, a Empresa de Cinema e Audiovisual de São Paulo (SP Cine) –, além do diálogo com a Ancine e demais estruturas do MinC (Secretarias e vinculadas).

A ideia é reunir um público interessado no debate da comunicação e da cultura e também preocupado com os desafios e as perspectivas no cenário político atual. A entrada é gratuita. 

Roda de Conversa
“Cultura, Comunicação e Conjuntura Política - Desafios e perspectivas” com Pola Ribeiro
Quando: 20/04
Horário: 19h
Onde: Museu de Arte da Bahia - MAB
End: Av Sete de Setembro 2340, Corredor da Vitória, Salvador - Bahia

Informações:
71.34176918

quarta-feira, 13 de abril de 2016

DIVULGADA LISTA DOS SELECIONADOS DO MAPA DA PALAVRA



Divulgada no dia 09/04, no Diário Oficial do Estado, a lista geral da seleção do Mapa da Palavra.BA. O projeto é desenvolvido pela Coordenação de Literatura/Dirart da Fundação Cultural do Estado da Bahia (FUNCEB), unidade da Secretaria de Cultura da Bahia (SecultBA). O Mapa da Palavra.BA iniciou, no dia 16 de outubro de 2015 a etapa de cadastramento, que seguiu até 14 de março de 2016 e foi prorrogada até 18 de março de 2016. Artistas da palavra que atuam nos 27 territórios de identidade do estado ou baianos que residem fora, puderam se inscrever. 




Os objetivos deste projeto são mapear e diagnosticar a produção literária do Estado da Bahia, a partir dos 27 territórios de identidade, e estimular a produção e difusão da literatura baiana. O processo de seleção de produções literárias serve ao propósito de compor o portal virtual e quatro publicações digitais e/ou impressas do projeto.

Foram 275 inscritos dos municípios de Alagoinhas, Amargosa, Andaraí, Barra, Brumado, Buerarema, Cachoeira, Caldeirão Grande, Canarana, Caraíbas, Caoraci, Condeúba, Cruz das Almas, Fátima, Feira de Santana, Gentio do Ouro, Guanambi, Ibotirama, Ilhéus, Iramaia, Itaberaba, Itabuna, Itacaré, Itapetinga, Jequié, Juazeiro, Lauro de Freitas, Luis Eduardo Magalhães, Macarani, Macaúbas, Madre de Deus, Monte Santo, Mundo Novo, Muritiba, Mutuípe, Nova Canaã, Olindina, Pé de Serra, Planaltino, Porto Seguro, Presidente Tancredo Neves, Ribeira do Pombal, Rio Real, Salvador, Santa Maria da Vitória, Santo Amaro, Santo Antônio de Jesus, Santo Estevão, São José do Jacuípe, Sapeaçu, Sátiro Dias, Senhor do Bonfim, Serrinha, Simões Filho, Teixeira de Freitas, Urandi, Utinga, Valença, Varzedo e Vitória da Conquista.

A comissão de seleção foi composta por quatro membros da sociedade civil, Ana Lucia Silva Souza (professora da Universidade Federal da Bahia), Antonio Carlos de Oliveira Barreto (cordelista, poeta e professor), Cide Piquet Barreira Junior (editor da Editora 34/São Paulo) e Ivana Teixeira Figueiredo Gund (professora na Universidade do Estado da Bahia - UNEB, Campus X - Teixeira de Freitas), e por um membro do poder público, Karina Rabinovitz, Coordenadora de Literatura da Funceb.

A próxima etapa do projeto será realizar o diagnóstico do setor literário, a partir das 275 inscrições. A Coordenação de Literatura/Dirat realizará um diagnóstico preliminar da literatura no estado da Bahia, identificando agentes, tipos de produção, categorias, espaços de atuação, participação em grupos e/ou coletivos, entre outros. Os resultados deste diagnóstico serão divulgados no portal virtual do projeto, que será lançado, junto com a primeira publicação digital e/ou impressa, até Outubro/2016. As produções literárias selecionadas na primeira etapa serão difundidas através deste portal virtual do projeto e as produções literárias selecionadas na segunda etapa, farão parte das publicações digitais e/ou impressas, que serão distribuídas a partir da primavera de 2016 até o inverno de 2017.