sábado, 23 de fevereiro de 2013

VIDEOCONFERÊNCIAS ORIENTAM SOBRE O CALENDÁRIO DAS ARTES


Para divulgar e dar instruções sobre a 1ª Chamada do Calendário das Artes 2013, a Fundação Cultural do Estado da Bahia (FUNCEB), entidade vinculada à Secretaria de Cultura do Governo do Estado (SecultBA), promotora do edital, vai realizar duas videoconferências: no dia 22 de fevereiro (sexta-feira), no turno matutino (9h30 às 12 horas), e no dia 26 de fevereiro (terça-feira), no turno vespertino (14h30 às 17 horas). As videoconferências são conduzidas pela equipe da FUNCEB e podem ser acompanhadas ao vivo pela internet (no endereço www.iat.educacao.ba.gov.br) ou em pontos de exibição localizados em 33 municípios baianos, incluindo o próprio local de transmissão das palestras – o auditório do Instituto Anísio Teixeira (IAT), em Salvador.

Além de apresentar os conteúdos que focam especialmente em como preencher o Formulário de Inscrição, único documento exigido para a apresentação de propostas ao Calendário das Artes, as videoconferências permitem o diálogo com os participantes, que podem tirar suas dúvidas. Isto é possível através de envio de perguntas pelo site, para aqueles que acompanharem via internet, ou pelos mediadores presentes nas salas de transmissão, para aqueles que comparecerem aos locais.

Estes momentos de orientação direcionada são mais uma iniciativa que busca facilitar o acesso ao Calendário das Artes, mecanismo de incentivo a projetos artísticos e culturais de pequeno porte na Bahia, que objetiva estimular o desenvolvimento das artes no estado. Assim, o intuito é de dar informações mais detalhadas aos diversos interessados, para que eles possam concorrer aos prêmios de forma acertada.

As videoconferências são realizadas em parceria com a Secretaria de Educação (SEC), através do programa Rede Educação, que democratiza ações educacionais com soluções tecnológicas que promovem a Educação à Distância.
Sobre a participação nas Videoconferências – A participação nas Videoconferências do Calendário das Artes é gratuita e aberta a quaisquer interessados. Existem três formas de participar:

sexta-feira, 22 de fevereiro de 2013

MÁRCIO MEIRELLES, FERNANDO GUERREIRO, FERNANDO MARINHO E RÔMULO AVELAR ESTARÃO EM TEATRO E TEATRALIDADE


O Seminário “Teatro e Teatralidade: Conversas e Convergências” é um painel de discussões sobre o fazer teatral, o processo de criação, troca de experiências e políticas públicas para o Teatro. Estão previstos cinco painéis: Teatro e Comunidade; Teatro e Pesquisa; Teatro e Teatralidade, Teatro e Sobrevivência e Teatro e Transformação. Todos com exposição e mediação de diretores de teatro da Bahia, a exemplo de Fernando Guerreiro, Márcio Meirelles, Romualdo Lisboa e Fernando Marinho, com exceção do produtor e gestor cultural, Romulo Avelar, de Belo Horizonte, do Grupo Galpão. O Seminário Inclui ainda dois espetáculos e três oficinas: Direção Teatral; Gestão de Grupos e Teatro de Rua.

Teatro e Teatralidade: Conversas e Convergências esta configurado como uma proposta que estimula, acima de tudo, o livre pensamento teatral e as possibilidades de organização da categoria”, assinala Pawlo Cidade, curador do evento. “A realização deste seminário resultará em informações que contribuirão para a definição de diretrizes e estratégias do Plano Setorial de Teatro. Será um instrumento de diálogo entre poder público, sociedade civil e os agentes culturais,” afirma Viviane Siqueira, produtora do evento.

O Seminário é destinado a artistas e técnicos de teatro: atores, autores, produtores, pesquisadores, diretores e estudantes e professores de artes cênicas. Membros do Colegiado Setorial de Teatro serão os mediadores dos painéis e dos debates das apresentações teatrais.


Teatro e Teatralidade: Conversas e Convergências” tem o apoio institucional da Fundação Cultural do Estado da Bahia, Secretaria de Cultura do Estado, Governo do Estado da Bahia e apoio cultural da Universidade Estadual de Santa Cruz, SBAT, Tia Marita, Colegiado Setorial de Teatro da Bahia. O Seminário foi selecionado no Edital Prêmio Meses Temáticos do Circo, Teatro e Dança 2013: Diálogos e Reflexões. Acontece no período de 3 a 5 de abril de 2013, no auditório Jorge Amado, na Universidade Estadual de Santa Cruz, das 8h30 às 18h00. Maiores informações poderão ser obtidas através do telefones: (73) 9998.2555 / 8845.5569/ 9154.7019 ou através da internet no blog: www.teatroeteatralidade.blogspot.com

SERVIÇO

O QUÊ? SEMINÁRIO "TEATRO E TEATRALIDADE: CONVERSAS E CONVERGÊNCIAS"
ONDE? AUDITÓRIO JORGE AMADO, UNIVERSIDADE ESTADUAL DE SANTA CRUZ/ILHÉUS
QUANDO? DE 3 A 5 DE ABRIL DE 2013
QUANTO? GRATUITO (Apenas os painéis e os espetáculos)

quinta-feira, 21 de fevereiro de 2013

SAIU O RESULTADO DO PRÊMIO MESES TEMÁTICOS DO CIRCO, TEATRO, DANÇA 2013


Saiu hoje no Diário Oficial o resultado do Prêmio Meses Temáticos do Circo, Teatro e Dança 2013. Conseguimos aprovar o projeto "Teatro e Teatralidade - Conversas e Convergências", que será realizado no período de 3 a 5 de abril de 2013.

A ideia é promover painéis de políticas públicas para o Teatro com oficinas de formação sobre o processo de criação e a troca de experiências entre grupos e artistas. Nos painéis estão confirmadas as presenças de Márcio Meirelles (Teatro Vila Velha), Fernando Guerreiro (Fundação Gregório de Matos), Fernando Marinho (SATED/BA) e Romulo Avelar (Grupo Galpão/BH).

As inscrições começam dia 16 de março. E podem ser feitas através do blog:


quarta-feira, 20 de fevereiro de 2013

Secretários e gestores se encontram para discutir melhorias na gestão dos Pontos de Cultura


Uma das principais ações do Ministério da Cultura -MinC, o Programa Cultura Viva – responsável pelas políticas culturais de inclusão e cidadania em todo o país, através dos Pontos de Cultura -, será tema de discussão entre o MinC e secretários e gestores estaduais em Salvador. Nos dias 25 e 26 de fevereiro, acontece o Encontro de Gestores Estaduais de Pontos de Cultura, no Conselho Estadual de Cultura da Bahia. Já estão confirmadas as presenças de representantes de 18 estados e da secretária da Cidadania e da Diversidade Cultural do Ministério da Cultura (SDDC-MinC), Márcia Rollemberg. Além de Albino Rubim, secretário de Cultura do Estado da Bahia, e do presidente do Fórum Nacional de Secretários e Dirigentes Estaduais de Cultura, Hamilton Pereira, mais cinco secretários de cultura de Estado já confirmaram presença.

“O processo de integração entre os parceiros para o aperfeiçoamento e qualificação da gestão do Programa Cultura Viva é fundamental. Este encontro na Bahia é parte de um processo contínuo”, afirma Márcia Rollemberg, relembrando que, em 2012, durante o Fórum Social Mundial, no Rio Grande do Sul, aconteceu o I Encontro Nacional do Redesenho do Programa, com presença de representantes do Ministério e do Fórum Nacional.

segunda-feira, 18 de fevereiro de 2013

CÂMARA DE TEATRO DE ILHÉUS ELEGE AMANHÃ NOVOS REPRESENTANTES

Romualdo Lisboa, à esquerda
A Câmara de Teatro de Ilhéus, também conhecida como Fórum Permanente de Teatro, órgão do Conselho Municipal de Cultura, elege amanhã seus novos representantes para o biênio 2013-2014. Além disso, os artistas de Teatro também irão ver a proposta de Regimento Interno da categoria e os critérios específicos para a identificação dos profissionais e amadores da área.

Para Romualdo Lisboa, candidato à representação da classe, "organizar a categoria é uma prioridade que vai exigir muito de todos." 

A reunião também contará com a participação da diretoria do Conselho Municipal de Cultura que coordenará o processo de eleição dos representantes.

ONDE? Academia de Letras de Ilhéus
QUANDO? Dia 19 de fevereiro de 2013
HORÁRIO? 19 às 21 h
QUEM PODE PARTICIPAR? Artistas e pesquisadores de Teatro/CMC