sexta-feira, 2 de setembro de 2011

PELA NOVA LEI OS MUNICÍPIOS QUE SAIREM NA FRENTE DO SMC SERÃO OS PRIMEIROS A SEREM BENEFICIADOS COM RECURSOS DO FUNDO NACIONAL



"O Procultura destinará, no mínimo, 30% (trinta por cento) dos recursos do Fundo Nacional de Cultura aos estados, municípios e ao Distrito Federal, por meio de transferência a fundos públicos. A transferência é condicionada à existência, nos respectivos entes federados, de Plano de Cultura, Fundo de Cultura e Conselho de Política Cultural, com representação da sociedade, eleita democraticamente.(...) Pelas novas regras, os primeiros beneficiados serão os municípios que saírem na frente e constituírem seus Sistemas Municipais de Cultura".

Como o município pode implantar o seu Sistema Municipal de Cultura (SMC)? A instituição do Sistema Municipal de Cultura (SMC) deve ser feita por meio de lei própria, encaminhada à Câmara de Vereadores pelo prefeito do município. Nessa lei devem estar previstas a estrutura e os principais objetivos de pelo menos cinco componentes: Órgão Gestor (Secretaria de Cultura ou equivalente), Conselho Municipal de Política Cultural, Conferência Municipal de Cultura, Plano Municipal de Cultura e Sistema Municipal de Financiamento à Cultura (com Fundo de Cultura).
Mesmo que o município já tenha implantado alguns deste componentes ele deve criar a lei geral do Sistema Municipal de Cultura para que haja conexões entre os seus componentes. Por exemplo: a Conferência Municipal estabelece as macrodiretrizes da política cultural, que devem ser detalhadas pelo Plano Municipal de Cultura (PMC), elaborado pelo Órgão de Cultura, com a colaboração e aprovação do Conselho Municipal de Política Cultural e a participação de Fóruns organizados da sociedade civil. Para sua efetivação, o Plano deve prever os recursos a serem alocados pelo Sistema Municipal de Financiamento da Cultura, que deve ter seus instrumentos de apoio estabelecidos na lei.

Saiba mais clicando aqui.


Oficina de Elaboração de Dramaturgia a partir de textos da obra de Jorge Amado


Gil Vicente

Em 2011, a Fundação Casa de Jorge Amado completa 25 anos. Para comemorar, organizou uma série de eventos e cursos, inclusive uma Oficina de Elaboração de Dramaturgia a partir de texto em prosa da obra de Jorge Amado. Serão selecionados 15 candidatos com alguma experiência dramatúrgica para, através dos textos de Jorge, trabalhar o processo de criação dramática a partir de uma obra literária.


Com dois encontros semanais, de setembro a dezembro, sempre às segundas e quartas-feiras, à noite, na Fundação Casa de Jorge Amado, a oficina será ministrada por Gil Vicente Tavares, dramaturgo responsável por elaborar, junto com Cacilda Povoas e Claudio Simões, a versão teatral do conto A igreja do Diabo, de Machado de Assis, que gerou a peça Vixe Maria, Deus e o Diabo na Bahia, e diretor da peça Sargento Getúlio, da obra de João Ubaldo Ribeiro, atualmente em cartaz.

Ao final do processo, haverá a leitura dramática das peças e o resultado final das versões teatrais será publicado em um livro.

As inscrições são gratuitas e podem ser feitas online, no site da Fundação (www.jorgeamado.org.br), até 04 de setembro.

quinta-feira, 1 de setembro de 2011

BANCO DO BRASIL ABRE INSCRIÇÕES PARA PATROCÍNIO 2012


Cena do espetáculo "Meu Jardim"

O Programa de Patrocínios Banco do Brasil está com inscrições abertas até o dia 29.09.2011 e tem por objetivo definir projetos a serem apoiados pelo Banco do Brasil em 2012, por intermédio de chamada pública, com inscrições pela Internet, análise por Comissões de Seleção Internas, aprovação pelo Conselho Diretor do Banco do Brasil e validação pela Secretaria de Comunicação Social da Presidência da República – Secom/PR.

O Programa de Patrocínios Banco do Brasil 2012  confere continuidade à adoção gradativa de processo de seleção pública para definição da grade de projetos a serem patrocinados pela Empresa.

O montante destinado pelo Edital será definido em função das cotas de patrocínio a serem acordadas com os Proponentes dos projetos pré-selecionados e considerará a disponibilidade orçamentária do Banco do Brasil para patrocínios no ano de 2012, que será determinada pelo Conselho Diretor da Empresa.

Os recursos serão destinados à realização de projetos ambientais, sociais, culturais, esportivos e negociais, com início entre 1º de fevereiro de 2012 e término em 31 de dezembro 2012.

Serão considerados os seguintes critérios/atributos na análise dos projetos: visibilidade, fortalecimento da marca BB, potencial de relacionamento, relevância das contrapartidas, potencial mercadológico, brasilidade, inovação, sustentabilidade, responsabilidade social, democratização, distribuição geográfica, promoção da cidadania, desdobramento educacional, acessibilidade, aderência à estratégia de atuação do Banco do Brasil e oportunidade, conforme detalhamento no item 4.1.2 do Edital.


quarta-feira, 31 de agosto de 2011

ARTISTAS E COMUNIDADE DISCUTEM POLÍTICA PÚBLICA SETORIAL DE CULTURA


O IME - Instituto Municipal de Ensino Eusínio Lavigne será palco do encontro

Amigos, Fazedores da Cultura e comunidade dos Territórios Litoral Sul, Baixo-Sul e Extremo-Sul, neste sábado, 03 de setembro, no IME, sito à Avenida Canavieiras, Centro, todos os dirigentes da Fundação Cultural do Estado da Bahia (FUNCEB), unidade da Secretaria de Cultura do Estado (SecultBA) estarão em Ilhéus com o projeto FUNCEB ITINERANTE.

O principal objetivo do projeto é promover Encontros Setoriais para discutir as políticas públicas para as artes (Teatro, Música, Dança, Audiovisual, Circo, Cultura Digital, Literatura), num diálogo entre poder público e sociedade civil.

A equipe que integra o FUNCEB ITINERANTE é formada pela diretora geral da FUNCEB, Nehle Franke, os coordenadores de linguagens artísticas da FUNCEB, além de assessores técnicos e da Assessoria Especial para Juventude e Cultura Digital da SecultBA.

O Encontro é aberto ao público e acontece das 8 às 18 horas, com intervalo de almoço entre meio-dia e 14 horas. Em articulação com representantes territoriais da SecultBA presentes em todo o estado e dirigentes locais, a atividade intenciona atrair às cidades visitadas cidadãos de todo seu entorno.

Neste encontro iremos ainda debater políticas culturais como o Sistema Estadual de Cultura e o Plano Estadual de Cultura. A pretensão é de estimular a organização dos setores artísticos, fomentar o debate, ouvir a sociedade em relação às demandas para as linguagens artísticas e promover a articulação com agentes, grupos e instituições culturais do interior da Bahia.

O Projeto FUNCEB itinerante irá percorrer seis Macroterritórios com sede nas cidades de Alagoinhas, Senhor do Bonfim, Itaberaba, Barreiras, Vitória da Conquista e Ilhéus.

Vamos nos organizar e se fazer presentes. Estamos num momento de construção importante das políticas públicas de cultura dos municípios e do Estado. Juntos, somos mais fortes.


Atenciosamente,


Pawlo Cidade
Presidente FAEG-SUL
Fórum de Agentes, Empreendedores e Gestores Culturais
Litoral Sul


Inscrições do Festival Minicurtas até 20 de setembro



Os novos talentos do audiovisual ainda têm tempo para concorrer a até 6 mil reais em prêmios, já que prazo das inscrições para o MiniCurtas – Festival de Vídeos por Celular foi estendido para o dia 20 de setembro. Os interessados devem enviar vídeos de até 5 minutos, através do site do evento. Pode concorrer à mostra competitiva qualquer pessoa residente no Brasil, com idade mínima de 18 anos.

O Festival MiniCurtas pretende revelar e estimular novos talentos, usuários de novas tecnologias, premiando 13 produções concebidas exclusivamente por celular. Os vídeos serão avaliados por um júri especializado, que selecionará os três vencedores, com direito a prêmios em dinheiro. Já os 10 melhores curtas, eleitos pelo júri popular, ganharão um kit especial do Festival.

SERVIÇO:
Evento: Mini Curtas – Festival de Vídeo por Celular [inscrição para a mostra competitiva e oficinas de audiovisual].
Mostra competitiva: inscrição dos vídeos até 20/setembro.
Valor: Gratuito.
Informações: www.minicurtas.com.br

terça-feira, 30 de agosto de 2011

ALUNOS DE CASTELO NOVO SEGUEM A TRILHA DE "O TESOURO PERDIDO DAS TERRAS DO SEM FIM"

Alunos da 7a. Série em vista ao local de trabalho do escritor

Estudantes do Ensino Fundamental I e II, do distrito de Castelo Novo, em Ilhéus, sob a orientação da professora Rita, estão realizando o mesmo caminho percorrido, em terra, pelos personagens Charles, Tati e Gambá do livro juvenil "O Tesouro Perdido das Terras do Sem Fim", de autoria de Pawlo Cidade.

A ideia partiu depois que a professora criou o Projeto "Ler é uma viagem", com seus alunos da Escola Nucleada de Castelo Novo e da Escola Estadual de Canavieiras. "Um dos objetivos é fazer com que os alunos tenham contato direto com o autor, como uma forma de aproximar mais o estudante da leitura", informa Rita.

Alunos da 5a. série na Escola em Castelo Novo

Além de "O Tesouro Perdido das Terras do Sem Fim", os alunos também estão lendo "As Aventuras de João e Maria" e "Mistério na Lama Negra", também de Pawlo Cidade. "Bom seria se todas as obras que lêssemos, sobretudo àquelas que nos levam aos lugares mais exóticos e distantes, pudêssemos visitar. Com O Tesouro a gente pode realizar este desejo", completou a professora.

Pawlo Cidade é autor dos livros: "Berlinda"; "Até Mais Verde", "O Tesouro Perdido das Terras do Sem Fim" - versão impressa e versão audiolivro; "Mistério na Lama Negra"; "As Aventuras de João e Maria"; "O Caminho de Volta"; "A Batalha dos Nadadores" e "Ecoteatro". 

segunda-feira, 29 de agosto de 2011

CICLO DE DEBATES ACADÊMICOS MOSTROU A OBRA DE JORGE AMADO PELOS OLHOS DO REALISMO MÁGICO

Professor Arléo e Professor Araken

Quem esteve presente na noite de abertura do I Ciclo de Debates Acadêmicos, promovido pela Academia de Letras de Ilhéus, na última sexta-feira, dia 26/08, fechando o "Agosto de Jorge Amado", se deleitou com uma palestra bem humorada, com profundos ensinamentos e uma visão diferenciada da obra de Jorge Amado. Se, por um lado, algum dos presentes ainda não havia lido um dos livros de Jorge, certamente a primeira coisa que fez ao chegar em casa foi pegar "Capitães da Areia", "A morte e a morte de Quincas Berro d´água", "Mar Morto", "Jubiabá" ou "O País do Carnaval", por outro, quem já leu toda a obra, saiu com desejo de ler tudo de novo.

A assertiva tem uma razão. A maneira com a qual o palestrante da noite, o historiador e escritor, Araken Vaz Galvão, conduziu o discurso, fez-nos viajar pelos caminhos tortuosos da civilização cacaueira, passando por personagens revolucionários e aventuras que beiravam o realismo mágico, ou até mesmo, fantástico, recheado nas obras de Jorge Amado. As semelhanças do escritor valenciano, com o escritor grapiúna fortaleceram ainda mais o debate. Ambos foram criados em roças de cacau, tiveram pais latifundiários e foram  exilados pelo regime militar.

Araken também lançou dois de seus livros

Suas palavras, carregadas de entusiasmo e amor pátrio, nos lembrava o personagem Policarpo Quaresma para quem tudo do país é superior, chegando até mesmo a "amputar alguns quilômetros ao Nilo" apenas para destacar a grandiosidade do Amazonas. Esse valenciano, por opção, nascido em Jequié, no distrito de Aiquara, em 1936, possui formação em História (Investigación histórica), Instituto de História, Faculdad de Humanidades y Ciências, Universidad de la República Oriental del Uruguay (três anos) e Escuela de Bellas Artes (também três anos), do mesmo país. Possui ainda curso de cinema (um ano) da Cinemateca Uruguaya, Montevidéu. Na capital uruguaia trabalhou como jornalista free, em alguns jornais daquela capital. Passou pela Argentina, Paraguai e Bolívia, tendo residido no Peru, onde realizou quatro filmes de curta-metragem e um longa-metragem, Yawar Mayu – primeiro filme brasileiro falado em espanhol e com elenco e artistas dos dois países. Residiu no Equador – Guayaquil e Quito – onde trabalhou na Televisão.

Atualmente, é membro do Conselho Estadual de Cultura e Presidente do Fórum das Academias de Letras do Estado da Bahia.

O I Ciclo de Debates Acadêmicos contou com o apoio da Fundação Cultural de Ilhéus e do Ilhéus Praia Hotel. É coordenado pelo presidente Arléo Barbosa e produzido pelo professor  Pawlo Cidade. 

Estiveram presentes, além dos convidados, os acadêmicos Gerson dos Anjos, Hans Schaeppi, Dorival de Freitas, Neide Silveira, André Rosa, Arléo Barbosa, Eliane Sabóia e Pawlo Cidade. 

HOJE TEM LANÇAMENTO DE CORDEL


Capa do Cordel

A Tocaia Edições e a Editus – editora da UESC, convidam para o lançamento do romance de cordel: “Os três irmãos da curriola: Chico Tampa, Zé Tabaca e Mané Sola”, nesta 2ª feira, dia 29 de agosto, primeiramente na UESC, às 16:30h, no CEU, com uma aula de despedida do Piligra, que está de malas prontas para Frankfurt, Alemanha, onde passará os próximos meses aprimorando seus conhecimentos. Depois, no Beco do Fuxico, na Bodega do Robinho, em Itabuna.
No folheto, que é de autoria dos poetas George Pellegrini, Piligra e Gustavo Felicíssimo, se conta a engraçadíssima história de três diabinhos que vieram à terra pra fazerem muita estripulia. Essa história possui certa identidade com o realismo mágico, que é um movimento literário criado ao final dos anos 40 para denominar um tipo de ficção hispano-americana. Mas isso foi algo acidental, pois os poetas de Cordel, muitas vezes, criam fábulas que logo se tornam populares. Para isso, lançam mão de abundantes recursos fantasiosos, como acontece, por exemplo, nos folhetos “A lenda do pavão misterioso” e “A chegada de Lampião no inferno”, dois dos maiores clássicos do gênero. Daí que, a fantasiosa história de Chico Tampa, Zé Tabaca e Mané Sola não é algo incomum para quem possui intimidade com a Literatura de Cordel.
Cada um dos poetas desenvolve as personagens como se fosse uma peleja, cada um puxando a brasa para a sua sardinha. O resultado é que, como nas tradicionais pelejas, cada personagem está sempre tentando se sobressair sobre os demais, como nesta estrofe de Zé Tabaca:

O mais esperto dos três
Conhecido Zé Tabaca
Nadou logo rio acima
Nos demônio meteu faca
Criou asas e voou
Aos outros dois ordenou
Que voassem numa vaca.

E logo foi recebendo o merecido revide, primeiramente de Mané Sola, depois de Chico Tampa. Acompanhem:

O engenhoso Mané Sola
Às pressas saltou do chão
Agarrando o Zé Tabaca
E o pegando pela mão
Montados na vaca os dois
Levaram de arrasto os bois,
Imagem de assombração...

Como cada poeta desenvolveu uma personagem da história, ao final fica a pergunta: será que as personagens guardam algumas semelhanças com os seus autores? Resta ao leitor ir aos lançamentos, comprar o folheto e decifrar o enigma.

Fonte: Gustavo Felicíssimo/Editado pela ACTM.

domingo, 28 de agosto de 2011

FUNCEB ITINERANTE NA ESTRADA. EM ILHÉUS É NO PRÓXIMO SÁBADO


A Diretora da FUNCEB também estará presente

A Fundação Cultural do Estado da Bahia (FUNCEB), unidade da Secretaria de Cultura do Estado (SecultBA), já está na estrada, representada pelos seus dirigentes, para visitar cidades dos macroterritórios de identidade baianos. Numa efetiva ação para levar a gestão estatal da Cultura para os municípios do interior, o projeto FUNCEB ITINERANTE realiza Encontros Setoriais para discutir as políticas públicas para as artes, promovendo um diálogo entre poder público e sociedade civil. No dia 24 de agosto, quarta-feira, a equipe esteve em Alagoinhas, o primeiro município do roteiro. Agora, já está Itaberaba, passou por Senhor do Bonfim e irá para Barreiras (30/8), Vitória da Conquista (1/9) e Ilhéus (3/9), até o retorno a Salvador em 4 de setembro, totalizando 11 dias de excursão.

A equipe que integra o FUNCEB ITINERANTE é formada pela diretora geral da FUNCEB, Nehle Franke, os coordenadores de linguagens artísticas da FUNCEB, das áreas de Artes Visuais, Audiovisual, Dança, Literatura, Música, Teatro e da assessoria de Artes Circenses, além de assessores técnicos e da Assessoria Especial para Juventude e Cultura Digital da SecultBA. Todos eles se fazem presentes nos encontros em cada município, que são abertos ao público e acontecem das 8 às 18 horas, com intervalo de almoço entre meio-dia e 14 horas. Em articulação com representantes territoriais da SecultBA presentes em todo o estado e dirigentes locais, a atividade intenciona atrair às cidades visitadas cidadãos de todo seu entorno.

Além de pautar as linguagens artísticas e as ações realizadas e planejadas pela FUNCEB, os encontros debatem políticas culturais como o Sistema Estadual de Cultura e o Plano Estadual de Cultura. A pretensão é de estimular a organização dos setores artísticos, fomentar o debate, ouvir a sociedade em relação às demandas para as linguagens artísticas e promover a articulação com agentes, grupos e instituições culturais do interior da Bahia, mobilizando-os também para a participação nas Conferências Setoriais de Cultura, que serão realizadas pela FUNCEB e SecultBA, no dia 5 de novembro, em Salvador.

Em Ilhéus o encontro vai ocorrer Sábado, dia 03/09
Instituto Municipal de Ensino Eusinio Lavine – (73) 3634-0034
Horário: das 8 às 12 horas e das 14 às 18 horas
Aberto ao público